Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado,Daniela Martins
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Göttems,Leila Bernarda Donato, Pires,Maria Raquel Gomes Maia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000400040
Resumo: Relata-se uma experiência educacional desenvolvida no Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal. Objetivou-se descrever a proposta metodológica do módulo de saúde do adulto, com ênfase na avaliação de aprendizagem. O módulo promoveu o diálogo entre a temática da saúde mental, com foco na clínica antimanicomial, a arte, por meio dos disparadores temáticos (filmes, música e poesia), e a Aprendizagem Baseada em Problemas. O exame de avaliação cognitiva foi realizado por meio da produção de vídeos. Os resultados indicam que na percepção dos estudantes, a metodologia do módulo favoreceu a compreensão da perspectiva psicossocial de atenção em saúde mental, criou um espaço legítimo de convivência com a singularidade e estimulou o trabalho em equipe e o processo criativo.
id UFSC-17_c22bad6274a14878618ff03d6d935072
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072013000400040
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica: relato de experiênciaAprendizagem baseada em problemasAvaliação educacionalEducação em enfermagemSaúde mentalRelata-se uma experiência educacional desenvolvida no Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal. Objetivou-se descrever a proposta metodológica do módulo de saúde do adulto, com ênfase na avaliação de aprendizagem. O módulo promoveu o diálogo entre a temática da saúde mental, com foco na clínica antimanicomial, a arte, por meio dos disparadores temáticos (filmes, música e poesia), e a Aprendizagem Baseada em Problemas. O exame de avaliação cognitiva foi realizado por meio da produção de vídeos. Os resultados indicam que na percepção dos estudantes, a metodologia do módulo favoreceu a compreensão da perspectiva psicossocial de atenção em saúde mental, criou um espaço legítimo de convivência com a singularidade e estimulou o trabalho em equipe e o processo criativo.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000400040Texto & Contexto - Enfermagem v.22 n.4 2013reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072013000400040info:eu-repo/semantics/openAccessMachado,Daniela MartinsGöttems,Leila Bernarda DonatoPires,Maria Raquel Gomes Maiapor2015-05-28T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072013000400040Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2015-05-28T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica: relato de experiência
title Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica: relato de experiência
spellingShingle Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica: relato de experiência
Machado,Daniela Martins
Aprendizagem baseada em problemas
Avaliação educacional
Educação em enfermagem
Saúde mental
title_short Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica: relato de experiência
title_full Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica: relato de experiência
title_fullStr Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica: relato de experiência
title_full_unstemmed Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica: relato de experiência
title_sort Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica: relato de experiência
author Machado,Daniela Martins
author_facet Machado,Daniela Martins
Göttems,Leila Bernarda Donato
Pires,Maria Raquel Gomes Maia
author_role author
author2 Göttems,Leila Bernarda Donato
Pires,Maria Raquel Gomes Maia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado,Daniela Martins
Göttems,Leila Bernarda Donato
Pires,Maria Raquel Gomes Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problemas
Avaliação educacional
Educação em enfermagem
Saúde mental
topic Aprendizagem baseada em problemas
Avaliação educacional
Educação em enfermagem
Saúde mental
description Relata-se uma experiência educacional desenvolvida no Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal. Objetivou-se descrever a proposta metodológica do módulo de saúde do adulto, com ênfase na avaliação de aprendizagem. O módulo promoveu o diálogo entre a temática da saúde mental, com foco na clínica antimanicomial, a arte, por meio dos disparadores temáticos (filmes, música e poesia), e a Aprendizagem Baseada em Problemas. O exame de avaliação cognitiva foi realizado por meio da produção de vídeos. Os resultados indicam que na percepção dos estudantes, a metodologia do módulo favoreceu a compreensão da perspectiva psicossocial de atenção em saúde mental, criou um espaço legítimo de convivência com a singularidade e estimulou o trabalho em equipe e o processo criativo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000400040
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000400040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-07072013000400040
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.22 n.4 2013
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118391900798976