O uso da aprendizagem baseada em problemas na Odontologia: uma revisão crítica da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da ABENO (Online) |
Texto Completo: | https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/231 |
Resumo: | A sociedade contemporânea impõe desafios constantes aos setores da saúde e da educação, alicerçada em revisões e reformulações permanentes para formação de recursos humanos. Este artigo promove uma revisão crítica da literatura a respeito da aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learnig - PBL) direcionada ao ensino da Odontologia. As bases de dados consultadas foram Medline (via EBSCO), SCIELO, BBO e LILACS (via BVS). As palavras-chave foram definidas baseadas em artigos previamente selecionados. Esta metodologia se apresenta como uma alternativa para formação e educação em Odontologia. É considerada uma ferramenta de trabalho para professores que buscam desenvolver em seus alunos capacidades cognitivas promotoras do desenvolvimento do raciocínio clínico integrado, com perfil direcionado à educação permanente |
id |
ABENO-2_ccbff9231bb0875f40f8fcac36d3078e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/231 |
network_acronym_str |
ABENO-2 |
network_name_str |
Revista da ABENO (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso da aprendizagem baseada em problemas na Odontologia: uma revisão crítica da literaturaAprendizagem Baseada em Problemas. Odontologia. Ensino.A sociedade contemporânea impõe desafios constantes aos setores da saúde e da educação, alicerçada em revisões e reformulações permanentes para formação de recursos humanos. Este artigo promove uma revisão crítica da literatura a respeito da aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learnig - PBL) direcionada ao ensino da Odontologia. As bases de dados consultadas foram Medline (via EBSCO), SCIELO, BBO e LILACS (via BVS). As palavras-chave foram definidas baseadas em artigos previamente selecionados. Esta metodologia se apresenta como uma alternativa para formação e educação em Odontologia. É considerada uma ferramenta de trabalho para professores que buscam desenvolver em seus alunos capacidades cognitivas promotoras do desenvolvimento do raciocínio clínico integrado, com perfil direcionado à educação permanenteAssociação Brasileira de Ensino Odontológico2016-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/23110.30979/rev.abeno.v16i1.231Revista da ABENO; Vol. 16 No. 1 (2016); 25-38Revista da ABENO; Vol. 16 Núm. 1 (2016); 25-38Revista da ABENO; v. 16 n. 1 (2016); 25-382595-02741679-5954reponame:Revista da ABENO (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)instacron:ABENOporhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/231/199Copyright (c) 2016 Revista da ABENOinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Juliana SchaiaDias, Gisele FernandesCampanha, Nara HellenBaldani, Márcia Helena2016-06-05T01:12:34Zoai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/231Revistahttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/indexONGhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/oairevabeno@gmail.com2595-02741679-5954opendoar:2023-01-13T09:47:55.801016Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da aprendizagem baseada em problemas na Odontologia: uma revisão crítica da literatura |
title |
O uso da aprendizagem baseada em problemas na Odontologia: uma revisão crítica da literatura |
spellingShingle |
O uso da aprendizagem baseada em problemas na Odontologia: uma revisão crítica da literatura Rocha, Juliana Schaia Aprendizagem Baseada em Problemas. Odontologia. Ensino. |
title_short |
O uso da aprendizagem baseada em problemas na Odontologia: uma revisão crítica da literatura |
title_full |
O uso da aprendizagem baseada em problemas na Odontologia: uma revisão crítica da literatura |
title_fullStr |
O uso da aprendizagem baseada em problemas na Odontologia: uma revisão crítica da literatura |
title_full_unstemmed |
O uso da aprendizagem baseada em problemas na Odontologia: uma revisão crítica da literatura |
title_sort |
O uso da aprendizagem baseada em problemas na Odontologia: uma revisão crítica da literatura |
author |
Rocha, Juliana Schaia |
author_facet |
Rocha, Juliana Schaia Dias, Gisele Fernandes Campanha, Nara Hellen Baldani, Márcia Helena |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Gisele Fernandes Campanha, Nara Hellen Baldani, Márcia Helena |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Juliana Schaia Dias, Gisele Fernandes Campanha, Nara Hellen Baldani, Márcia Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Baseada em Problemas. Odontologia. Ensino. |
topic |
Aprendizagem Baseada em Problemas. Odontologia. Ensino. |
description |
A sociedade contemporânea impõe desafios constantes aos setores da saúde e da educação, alicerçada em revisões e reformulações permanentes para formação de recursos humanos. Este artigo promove uma revisão crítica da literatura a respeito da aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learnig - PBL) direcionada ao ensino da Odontologia. As bases de dados consultadas foram Medline (via EBSCO), SCIELO, BBO e LILACS (via BVS). As palavras-chave foram definidas baseadas em artigos previamente selecionados. Esta metodologia se apresenta como uma alternativa para formação e educação em Odontologia. É considerada uma ferramenta de trabalho para professores que buscam desenvolver em seus alunos capacidades cognitivas promotoras do desenvolvimento do raciocínio clínico integrado, com perfil direcionado à educação permanente |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/231 10.30979/rev.abeno.v16i1.231 |
url |
https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/231 |
identifier_str_mv |
10.30979/rev.abeno.v16i1.231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/231/199 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista da ABENO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista da ABENO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ensino Odontológico |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ensino Odontológico |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da ABENO; Vol. 16 No. 1 (2016); 25-38 Revista da ABENO; Vol. 16 Núm. 1 (2016); 25-38 Revista da ABENO; v. 16 n. 1 (2016); 25-38 2595-0274 1679-5954 reponame:Revista da ABENO (Online) instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) instacron:ABENO |
instname_str |
Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) |
instacron_str |
ABENO |
institution |
ABENO |
reponame_str |
Revista da ABENO (Online) |
collection |
Revista da ABENO (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) |
repository.mail.fl_str_mv |
revabeno@gmail.com |
_version_ |
1797051146047586304 |