O uso da aprendizagem baseada em problemas na Odontologia: uma revisão crítica da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Juliana Schaia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Dias, Gisele Fernandes, Campanha, Nara Hellen, Baldani, Márcia Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ABENO (Online)
Texto Completo: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/231
Resumo: A sociedade contemporânea impõe desafios constantes aos setores da saúde e da educação, alicerçada em revisões e reformulações permanentes para formação de recursos humanos. Este artigo promove uma revisão crítica da literatura a respeito da aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learnig - PBL) direcionada ao ensino da Odontologia. As bases de dados consultadas foram Medline (via EBSCO), SCIELO, BBO e LILACS (via BVS). As palavras-chave foram definidas baseadas em artigos previamente selecionados. Esta metodologia se apresenta como uma alternativa para formação e educação em Odontologia. É considerada uma ferramenta de trabalho para professores que buscam desenvolver em seus alunos capacidades cognitivas promotoras do desenvolvimento do raciocínio clínico integrado, com perfil direcionado à educação permanente
id ABENO-2_ccbff9231bb0875f40f8fcac36d3078e
oai_identifier_str oai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/231
network_acronym_str ABENO-2
network_name_str Revista da ABENO (Online)
repository_id_str
spelling O uso da aprendizagem baseada em problemas na Odontologia: uma revisão crítica da literaturaAprendizagem Baseada em Problemas. Odontologia. Ensino.A sociedade contemporânea impõe desafios constantes aos setores da saúde e da educação, alicerçada em revisões e reformulações permanentes para formação de recursos humanos. Este artigo promove uma revisão crítica da literatura a respeito da aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learnig - PBL) direcionada ao ensino da Odontologia. As bases de dados consultadas foram Medline (via EBSCO), SCIELO, BBO e LILACS (via BVS). As palavras-chave foram definidas baseadas em artigos previamente selecionados. Esta metodologia se apresenta como uma alternativa para formação e educação em Odontologia. É considerada uma ferramenta de trabalho para professores que buscam desenvolver em seus alunos capacidades cognitivas promotoras do desenvolvimento do raciocínio clínico integrado, com perfil direcionado à educação permanenteAssociação Brasileira de Ensino Odontológico2016-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/23110.30979/rev.abeno.v16i1.231Revista da ABENO; Vol. 16 No. 1 (2016); 25-38Revista da ABENO; Vol. 16 Núm. 1 (2016); 25-38Revista da ABENO; v. 16 n. 1 (2016); 25-382595-02741679-5954reponame:Revista da ABENO (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)instacron:ABENOporhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/231/199Copyright (c) 2016 Revista da ABENOinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Juliana SchaiaDias, Gisele FernandesCampanha, Nara HellenBaldani, Márcia Helena2016-06-05T01:12:34Zoai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/231Revistahttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/indexONGhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/oairevabeno@gmail.com2595-02741679-5954opendoar:2023-01-13T09:47:55.801016Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da aprendizagem baseada em problemas na Odontologia: uma revisão crítica da literatura
title O uso da aprendizagem baseada em problemas na Odontologia: uma revisão crítica da literatura
spellingShingle O uso da aprendizagem baseada em problemas na Odontologia: uma revisão crítica da literatura
Rocha, Juliana Schaia
Aprendizagem Baseada em Problemas. Odontologia. Ensino.
title_short O uso da aprendizagem baseada em problemas na Odontologia: uma revisão crítica da literatura
title_full O uso da aprendizagem baseada em problemas na Odontologia: uma revisão crítica da literatura
title_fullStr O uso da aprendizagem baseada em problemas na Odontologia: uma revisão crítica da literatura
title_full_unstemmed O uso da aprendizagem baseada em problemas na Odontologia: uma revisão crítica da literatura
title_sort O uso da aprendizagem baseada em problemas na Odontologia: uma revisão crítica da literatura
author Rocha, Juliana Schaia
author_facet Rocha, Juliana Schaia
Dias, Gisele Fernandes
Campanha, Nara Hellen
Baldani, Márcia Helena
author_role author
author2 Dias, Gisele Fernandes
Campanha, Nara Hellen
Baldani, Márcia Helena
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Juliana Schaia
Dias, Gisele Fernandes
Campanha, Nara Hellen
Baldani, Márcia Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Baseada em Problemas. Odontologia. Ensino.
topic Aprendizagem Baseada em Problemas. Odontologia. Ensino.
description A sociedade contemporânea impõe desafios constantes aos setores da saúde e da educação, alicerçada em revisões e reformulações permanentes para formação de recursos humanos. Este artigo promove uma revisão crítica da literatura a respeito da aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learnig - PBL) direcionada ao ensino da Odontologia. As bases de dados consultadas foram Medline (via EBSCO), SCIELO, BBO e LILACS (via BVS). As palavras-chave foram definidas baseadas em artigos previamente selecionados. Esta metodologia se apresenta como uma alternativa para formação e educação em Odontologia. É considerada uma ferramenta de trabalho para professores que buscam desenvolver em seus alunos capacidades cognitivas promotoras do desenvolvimento do raciocínio clínico integrado, com perfil direcionado à educação permanente
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/231
10.30979/rev.abeno.v16i1.231
url https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/231
identifier_str_mv 10.30979/rev.abeno.v16i1.231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/231/199
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista da ABENO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista da ABENO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino Odontológico
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino Odontológico
dc.source.none.fl_str_mv Revista da ABENO; Vol. 16 No. 1 (2016); 25-38
Revista da ABENO; Vol. 16 Núm. 1 (2016); 25-38
Revista da ABENO; v. 16 n. 1 (2016); 25-38
2595-0274
1679-5954
reponame:Revista da ABENO (Online)
instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)
instacron:ABENO
instname_str Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)
instacron_str ABENO
institution ABENO
reponame_str Revista da ABENO (Online)
collection Revista da ABENO (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)
repository.mail.fl_str_mv revabeno@gmail.com
_version_ 1797051146047586304