Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Claudio Luis Cruz de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Laurindo,Fernando José Barbin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Production
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132016000100145
Resumo: Resumo Esta pesquisa explora um período bastante peculiar e rico em experiências na internet brasileira, no qual as empresas utilizavam a internet como ferramenta estratégica a fim de obter um posicionamento diferenciado em contrapartida às iniciativas atuais, que utilizam modelos predefinidos para obter eficiência operacional. Através de estudos de caso (e-commerce de carros, operador portuário e internet banking) observou-se que: (a) a coerência da estratégia de negócios on-line pode trazer ganhos de competitividade; (b) o modelo de negócios pode ser um constructo eficaz na formulação das estratégias on-line para empresas brasileiras atuando na internet; e (c) algumas empresas brasileiras aproveitaram o potencial de criação de valor da internet para gerar eficiência, complementaridade, inovação e fidelização dos clientes em seus negócios.
id ABEPRO-1_857181cf6abd619b633740910d63ae3f
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65132016000100145
network_acronym_str ABEPRO-1
network_name_str Production
repository_id_str
spelling Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileirasModelo de negóciosCriação de valorE-businessResumo Esta pesquisa explora um período bastante peculiar e rico em experiências na internet brasileira, no qual as empresas utilizavam a internet como ferramenta estratégica a fim de obter um posicionamento diferenciado em contrapartida às iniciativas atuais, que utilizam modelos predefinidos para obter eficiência operacional. Através de estudos de caso (e-commerce de carros, operador portuário e internet banking) observou-se que: (a) a coerência da estratégia de negócios on-line pode trazer ganhos de competitividade; (b) o modelo de negócios pode ser um constructo eficaz na formulação das estratégias on-line para empresas brasileiras atuando na internet; e (c) algumas empresas brasileiras aproveitaram o potencial de criação de valor da internet para gerar eficiência, complementaridade, inovação e fidelização dos clientes em seus negócios.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132016000100145Production v.26 n.1 2016reponame:Productioninstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPRO10.1590/0103-6513.060212info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Claudio Luis Cruz deLaurindo,Fernando José Barbinpor2016-04-08T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65132016000100145Revistahttps://www.scielo.br/j/prod/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||production@editoracubo.com.br1980-54110103-6513opendoar:2016-04-08T00:00Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras
title Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras
spellingShingle Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras
Oliveira,Claudio Luis Cruz de
Modelo de negócios
Criação de valor
E-business
title_short Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras
title_full Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras
title_fullStr Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras
title_full_unstemmed Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras
title_sort Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras
author Oliveira,Claudio Luis Cruz de
author_facet Oliveira,Claudio Luis Cruz de
Laurindo,Fernando José Barbin
author_role author
author2 Laurindo,Fernando José Barbin
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Claudio Luis Cruz de
Laurindo,Fernando José Barbin
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo de negócios
Criação de valor
E-business
topic Modelo de negócios
Criação de valor
E-business
description Resumo Esta pesquisa explora um período bastante peculiar e rico em experiências na internet brasileira, no qual as empresas utilizavam a internet como ferramenta estratégica a fim de obter um posicionamento diferenciado em contrapartida às iniciativas atuais, que utilizam modelos predefinidos para obter eficiência operacional. Através de estudos de caso (e-commerce de carros, operador portuário e internet banking) observou-se que: (a) a coerência da estratégia de negócios on-line pode trazer ganhos de competitividade; (b) o modelo de negócios pode ser um constructo eficaz na formulação das estratégias on-line para empresas brasileiras atuando na internet; e (c) algumas empresas brasileiras aproveitaram o potencial de criação de valor da internet para gerar eficiência, complementaridade, inovação e fidelização dos clientes em seus negócios.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132016000100145
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132016000100145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0103-6513.060212
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv Production v.26 n.1 2016
reponame:Production
instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron:ABEPRO
instname_str Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron_str ABEPRO
institution ABEPRO
reponame_str Production
collection Production
repository.name.fl_str_mv Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
repository.mail.fl_str_mv ||production@editoracubo.com.br
_version_ 1754213153731772416