Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Production |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132016000100145 |
Resumo: | Resumo Esta pesquisa explora um período bastante peculiar e rico em experiências na internet brasileira, no qual as empresas utilizavam a internet como ferramenta estratégica a fim de obter um posicionamento diferenciado em contrapartida às iniciativas atuais, que utilizam modelos predefinidos para obter eficiência operacional. Através de estudos de caso (e-commerce de carros, operador portuário e internet banking) observou-se que: (a) a coerência da estratégia de negócios on-line pode trazer ganhos de competitividade; (b) o modelo de negócios pode ser um constructo eficaz na formulação das estratégias on-line para empresas brasileiras atuando na internet; e (c) algumas empresas brasileiras aproveitaram o potencial de criação de valor da internet para gerar eficiência, complementaridade, inovação e fidelização dos clientes em seus negócios. |
id |
ABEPRO-1_857181cf6abd619b633740910d63ae3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-65132016000100145 |
network_acronym_str |
ABEPRO-1 |
network_name_str |
Production |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileirasModelo de negóciosCriação de valorE-businessResumo Esta pesquisa explora um período bastante peculiar e rico em experiências na internet brasileira, no qual as empresas utilizavam a internet como ferramenta estratégica a fim de obter um posicionamento diferenciado em contrapartida às iniciativas atuais, que utilizam modelos predefinidos para obter eficiência operacional. Através de estudos de caso (e-commerce de carros, operador portuário e internet banking) observou-se que: (a) a coerência da estratégia de negócios on-line pode trazer ganhos de competitividade; (b) o modelo de negócios pode ser um constructo eficaz na formulação das estratégias on-line para empresas brasileiras atuando na internet; e (c) algumas empresas brasileiras aproveitaram o potencial de criação de valor da internet para gerar eficiência, complementaridade, inovação e fidelização dos clientes em seus negócios.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132016000100145Production v.26 n.1 2016reponame:Productioninstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPRO10.1590/0103-6513.060212info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Claudio Luis Cruz deLaurindo,Fernando José Barbinpor2016-04-08T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65132016000100145Revistahttps://www.scielo.br/j/prod/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||production@editoracubo.com.br1980-54110103-6513opendoar:2016-04-08T00:00Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras |
title |
Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras |
spellingShingle |
Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras Oliveira,Claudio Luis Cruz de Modelo de negócios Criação de valor E-business |
title_short |
Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras |
title_full |
Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras |
title_fullStr |
Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras |
title_full_unstemmed |
Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras |
title_sort |
Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras |
author |
Oliveira,Claudio Luis Cruz de |
author_facet |
Oliveira,Claudio Luis Cruz de Laurindo,Fernando José Barbin |
author_role |
author |
author2 |
Laurindo,Fernando José Barbin |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Claudio Luis Cruz de Laurindo,Fernando José Barbin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelo de negócios Criação de valor E-business |
topic |
Modelo de negócios Criação de valor E-business |
description |
Resumo Esta pesquisa explora um período bastante peculiar e rico em experiências na internet brasileira, no qual as empresas utilizavam a internet como ferramenta estratégica a fim de obter um posicionamento diferenciado em contrapartida às iniciativas atuais, que utilizam modelos predefinidos para obter eficiência operacional. Através de estudos de caso (e-commerce de carros, operador portuário e internet banking) observou-se que: (a) a coerência da estratégia de negócios on-line pode trazer ganhos de competitividade; (b) o modelo de negócios pode ser um constructo eficaz na formulação das estratégias on-line para empresas brasileiras atuando na internet; e (c) algumas empresas brasileiras aproveitaram o potencial de criação de valor da internet para gerar eficiência, complementaridade, inovação e fidelização dos clientes em seus negócios. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132016000100145 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132016000100145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0103-6513.060212 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção |
dc.source.none.fl_str_mv |
Production v.26 n.1 2016 reponame:Production instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) instacron:ABEPRO |
instname_str |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) |
instacron_str |
ABEPRO |
institution |
ABEPRO |
reponame_str |
Production |
collection |
Production |
repository.name.fl_str_mv |
Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||production@editoracubo.com.br |
_version_ |
1754213153731772416 |