Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras\"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Claudio Luis Cruz de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-09022015-145100/
Resumo: Empresas de todo o mundo enfrentam um difícil desafio para planejar e implementar uma estratégia inovadora num mundo de negócios complexo e globalizado. A Internet abriu uma série de oportunidades para desenvolver um novo posicionamento estratégico, mas também aumentou as ameaças na forma de novos competidores, além de tornar mais fácil a cópia de soluções baseadas numa tecnologia de plataforma aberta. No Brasil, a Internet pode trazer novas possibilidades para as empresas bem como pode impulsionar a inserção da economia brasileira no mercado global. O objetivo desta pesquisa é verificar: (a) a possibilidade de desenvolver uma posição estratégica inovadora baseada em diferenciação no Brasil; (b) o papel relevante da Internet para gerar vantagem competitiva integrando a cadeia de valor no Brasil; e (c) se as questões a e b forem verdadeiras, a Internet está gerando uma posição estratégica única para as empresas brasileiras analisadas nos estudos de caso.
id USP_fa74497f42d53e2b44c943eb19bf0fb1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09022015-145100
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras\"Strategy and the Internet: Brazilian case studiescriação de valore-businesse-businessEstratégiaInternetInternetStrategyvalue creationEmpresas de todo o mundo enfrentam um difícil desafio para planejar e implementar uma estratégia inovadora num mundo de negócios complexo e globalizado. A Internet abriu uma série de oportunidades para desenvolver um novo posicionamento estratégico, mas também aumentou as ameaças na forma de novos competidores, além de tornar mais fácil a cópia de soluções baseadas numa tecnologia de plataforma aberta. No Brasil, a Internet pode trazer novas possibilidades para as empresas bem como pode impulsionar a inserção da economia brasileira no mercado global. O objetivo desta pesquisa é verificar: (a) a possibilidade de desenvolver uma posição estratégica inovadora baseada em diferenciação no Brasil; (b) o papel relevante da Internet para gerar vantagem competitiva integrando a cadeia de valor no Brasil; e (c) se as questões a e b forem verdadeiras, a Internet está gerando uma posição estratégica única para as empresas brasileiras analisadas nos estudos de caso.Companies all over the world face a difficulty challenge to design and implement an innovative strategy in a globalised and complex business environment. The Internet has opened a lot of new opportunities to deploy a new strategic position, but also increased the constraints to the form of new competitors, besides making easier to copy the solutions based on an open platform technology. In Brazil, the Internet can bring new possibilities for companies and also can potentially help the national economy to foster its insertion in the global market. The aim of this research is to verify: (a) the possibility of deploying a strategic positioning based on differentiation in Brazil, (b) the relevant role of Internet to generate a competitive advantage by integrating the value system in Brazil, (c) if the issues a and b were truth, the Internet is generating an unique strategic positioning for Brazilian companies, analysed on a case study.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLaurindo, Fernando José BarbinOliveira, Claudio Luis Cruz de2005-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-09022015-145100/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:56Zoai:teses.usp.br:tde-09022015-145100Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras\"
Strategy and the Internet: Brazilian case studies
title Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras\"
spellingShingle Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras\"
Oliveira, Claudio Luis Cruz de
criação de valor
e-business
e-business
Estratégia
Internet
Internet
Strategy
value creation
title_short Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras\"
title_full Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras\"
title_fullStr Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras\"
title_full_unstemmed Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras\"
title_sort Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras\"
author Oliveira, Claudio Luis Cruz de
author_facet Oliveira, Claudio Luis Cruz de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laurindo, Fernando José Barbin
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Claudio Luis Cruz de
dc.subject.por.fl_str_mv criação de valor
e-business
e-business
Estratégia
Internet
Internet
Strategy
value creation
topic criação de valor
e-business
e-business
Estratégia
Internet
Internet
Strategy
value creation
description Empresas de todo o mundo enfrentam um difícil desafio para planejar e implementar uma estratégia inovadora num mundo de negócios complexo e globalizado. A Internet abriu uma série de oportunidades para desenvolver um novo posicionamento estratégico, mas também aumentou as ameaças na forma de novos competidores, além de tornar mais fácil a cópia de soluções baseadas numa tecnologia de plataforma aberta. No Brasil, a Internet pode trazer novas possibilidades para as empresas bem como pode impulsionar a inserção da economia brasileira no mercado global. O objetivo desta pesquisa é verificar: (a) a possibilidade de desenvolver uma posição estratégica inovadora baseada em diferenciação no Brasil; (b) o papel relevante da Internet para gerar vantagem competitiva integrando a cadeia de valor no Brasil; e (c) se as questões a e b forem verdadeiras, a Internet está gerando uma posição estratégica única para as empresas brasileiras analisadas nos estudos de caso.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-09022015-145100/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-09022015-145100/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256824441470976