Análise da qualidade de vida no trabalho de colaboradores com diferentes níveis de instrução através de uma análise de correlações
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
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Resumo: | O objetivo deste estudo foi investigar a qualidade de vida no trabalho (QVT) de colaboradores com diferentes níveis de instrução, utilizando-se de técnicas estatísticas uni e multivariada para a análise dos dados. Foi realizado por meio da aplicação do modelo de QVT proposto por Walton (1973) em 154 indivíduos - 84 homens e 70 mulheres - com diferentes níveis de instrução. Os resultados gerais indicaram que o critério ''compensação justa e adequada'' (53) apresentou o menor índice de satisfação adotado e ''relevância social'', o maior escore (69,1). Na análise de variância com α = 0,05; valor calculado de F = 1,96; P = 0,056, e valor crítico de F = 2,37, pode-se afirmar que não existe diferença significativa entre as médias de QVT dos nove níveis de instrução analisados. Quanto à primeira análise de correlação, esta obteve coeficiente de correlação igual a -0,128, não tendo sido verificada uma correlação significativa entre o valor geral da QVT dos indivíduos e o nível de instrução. Na segunda análise de correlação multivariada, foi verificado que o nível de instrução apresentou correlação significativa apenas com os critérios 1 e 7 de QVT, com valores respectivos de 0,2480 e 0,2849. Conclui-se que os colaboradores podem apresentar melhor ou pior QVT, independentemente de seu grau de instrução, indicando que todos os colaboradores são sensíveis às modificações e melhorias promovidas pela empresa no ambiente laboral. |
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Análise da qualidade de vida no trabalho de colaboradores com diferentes níveis de instrução através de uma análise de correlaçõesQualidade de vida no trabalhoCorrelaçãoNível de instruçãoO objetivo deste estudo foi investigar a qualidade de vida no trabalho (QVT) de colaboradores com diferentes níveis de instrução, utilizando-se de técnicas estatísticas uni e multivariada para a análise dos dados. Foi realizado por meio da aplicação do modelo de QVT proposto por Walton (1973) em 154 indivíduos - 84 homens e 70 mulheres - com diferentes níveis de instrução. Os resultados gerais indicaram que o critério ''compensação justa e adequada'' (53) apresentou o menor índice de satisfação adotado e ''relevância social'', o maior escore (69,1). Na análise de variância com α = 0,05; valor calculado de F = 1,96; P = 0,056, e valor crítico de F = 2,37, pode-se afirmar que não existe diferença significativa entre as médias de QVT dos nove níveis de instrução analisados. Quanto à primeira análise de correlação, esta obteve coeficiente de correlação igual a -0,128, não tendo sido verificada uma correlação significativa entre o valor geral da QVT dos indivíduos e o nível de instrução. Na segunda análise de correlação multivariada, foi verificado que o nível de instrução apresentou correlação significativa apenas com os critérios 1 e 7 de QVT, com valores respectivos de 0,2480 e 0,2849. Conclui-se que os colaboradores podem apresentar melhor ou pior QVT, independentemente de seu grau de instrução, indicando que todos os colaboradores são sensíveis às modificações e melhorias promovidas pela empresa no ambiente laboral.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132010000300014Production v.20 n.3 2010reponame:Productioninstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPRO10.1590/S0103-65132010005000031info:eu-repo/semantics/openAccessTimossi,Luciana da SilvaFrancisco,Antonio Carlos deSantos Junior,Guataçara dosXavier,Antonio Augusto de Paulapor2010-10-21T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65132010000300014Revistahttps://www.scielo.br/j/prod/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||production@editoracubo.com.br1980-54110103-6513opendoar:2010-10-21T00:00Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false |
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