Análise da qualidade de vida no trabalho de colaboradores com diferentes níveis de instrução através de uma análise de correlações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Timossi,Luciana da Silva
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Francisco,Antonio Carlos de, Santos Junior,Guataçara dos, Xavier,Antonio Augusto de Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Production
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132010000300014
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar a qualidade de vida no trabalho (QVT) de colaboradores com diferentes níveis de instrução, utilizando-se de técnicas estatísticas uni e multivariada para a análise dos dados. Foi realizado por meio da aplicação do modelo de QVT proposto por Walton (1973) em 154 indivíduos - 84 homens e 70 mulheres - com diferentes níveis de instrução. Os resultados gerais indicaram que o critério ''compensação justa e adequada'' (53) apresentou o menor índice de satisfação adotado e ''relevância social'', o maior escore (69,1). Na análise de variância com α = 0,05; valor calculado de F = 1,96; P = 0,056, e valor crítico de F = 2,37, pode-se afirmar que não existe diferença significativa entre as médias de QVT dos nove níveis de instrução analisados. Quanto à primeira análise de correlação, esta obteve coeficiente de correlação igual a -0,128, não tendo sido verificada uma correlação significativa entre o valor geral da QVT dos indivíduos e o nível de instrução. Na segunda análise de correlação multivariada, foi verificado que o nível de instrução apresentou correlação significativa apenas com os critérios 1 e 7 de QVT, com valores respectivos de 0,2480 e 0,2849. Conclui-se que os colaboradores podem apresentar melhor ou pior QVT, independentemente de seu grau de instrução, indicando que todos os colaboradores são sensíveis às modificações e melhorias promovidas pela empresa no ambiente laboral.
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