Empowerment como estratégia competitiva em manufatura e serviços: percepção dos colaboradores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rébula de Oliveira, Ualison
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Martins Rocha, Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Produção Online
Texto Completo: https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/109
Resumo: No atual ambiente competitivo, a centralização do poder e a falta de autonomia dos funcionários são características que impedem o desenvolvimento das organizações. Assim, essa pesquisa objetiva apresentar o empowerment como uma contribuição dos recursos humanos para as empresas, tanto em manufatura quanto em serviços. Para tanto, efetuou-se dois estudos de caso, sendo um em uma instituição financeira e o outro em uma montadora de veículos. Os resultados obtidos, através da percepção dos funcionários, induzem ao julgamento de que o empowerment aumenta a satisfação dos funcionários, reduz o tempo da realização de uma atividade e propicia a redução de custos.Palavras-chave: Empowerment, Agilidade, Satisfação dos Funcionários, Responsabilidade.
id ABEPRO-2_b8480d65c70d6ed2d61e731abedc00db
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/109
network_acronym_str ABEPRO-2
network_name_str Revista Produção Online
repository_id_str
spelling Empowerment como estratégia competitiva em manufatura e serviços: percepção dos colaboradoresNo atual ambiente competitivo, a centralização do poder e a falta de autonomia dos funcionários são características que impedem o desenvolvimento das organizações. Assim, essa pesquisa objetiva apresentar o empowerment como uma contribuição dos recursos humanos para as empresas, tanto em manufatura quanto em serviços. Para tanto, efetuou-se dois estudos de caso, sendo um em uma instituição financeira e o outro em uma montadora de veículos. Os resultados obtidos, através da percepção dos funcionários, induzem ao julgamento de que o empowerment aumenta a satisfação dos funcionários, reduz o tempo da realização de uma atividade e propicia a redução de custos.Palavras-chave: Empowerment, Agilidade, Satisfação dos Funcionários, Responsabilidade.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2008-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/mpeghttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/10910.14488/1676-1901.v8i3.109Revista Produção Online; Vol. 8 No. 3 (2008)Revista Produção Online; v. 8 n. 3 (2008)1676-1901reponame:Revista Produção Onlineinstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPROporhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/109/151https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/109/167Copyright (c) 2014 Revista Produção Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessRébula de Oliveira, UalisonMartins Rocha, Henrique2015-11-11T17:26:51Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/109Revistahttp://producaoonline.org.br/rpoPUBhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/oai||producaoonline@gmail.com1676-19011676-1901opendoar:2015-11-11T17:26:51Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Empowerment como estratégia competitiva em manufatura e serviços: percepção dos colaboradores
title Empowerment como estratégia competitiva em manufatura e serviços: percepção dos colaboradores
spellingShingle Empowerment como estratégia competitiva em manufatura e serviços: percepção dos colaboradores
Rébula de Oliveira, Ualison
title_short Empowerment como estratégia competitiva em manufatura e serviços: percepção dos colaboradores
title_full Empowerment como estratégia competitiva em manufatura e serviços: percepção dos colaboradores
title_fullStr Empowerment como estratégia competitiva em manufatura e serviços: percepção dos colaboradores
title_full_unstemmed Empowerment como estratégia competitiva em manufatura e serviços: percepção dos colaboradores
title_sort Empowerment como estratégia competitiva em manufatura e serviços: percepção dos colaboradores
author Rébula de Oliveira, Ualison
author_facet Rébula de Oliveira, Ualison
Martins Rocha, Henrique
author_role author
author2 Martins Rocha, Henrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rébula de Oliveira, Ualison
Martins Rocha, Henrique
description No atual ambiente competitivo, a centralização do poder e a falta de autonomia dos funcionários são características que impedem o desenvolvimento das organizações. Assim, essa pesquisa objetiva apresentar o empowerment como uma contribuição dos recursos humanos para as empresas, tanto em manufatura quanto em serviços. Para tanto, efetuou-se dois estudos de caso, sendo um em uma instituição financeira e o outro em uma montadora de veículos. Os resultados obtidos, através da percepção dos funcionários, induzem ao julgamento de que o empowerment aumenta a satisfação dos funcionários, reduz o tempo da realização de uma atividade e propicia a redução de custos.Palavras-chave: Empowerment, Agilidade, Satisfação dos Funcionários, Responsabilidade.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/109
10.14488/1676-1901.v8i3.109
url https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/109
identifier_str_mv 10.14488/1676-1901.v8i3.109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/109/151
https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/109/167
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Produção Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Produção Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
audio/mpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv Revista Produção Online; Vol. 8 No. 3 (2008)
Revista Produção Online; v. 8 n. 3 (2008)
1676-1901
reponame:Revista Produção Online
instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron:ABEPRO
instname_str Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron_str ABEPRO
institution ABEPRO
reponame_str Revista Produção Online
collection Revista Produção Online
repository.name.fl_str_mv Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
repository.mail.fl_str_mv ||producaoonline@gmail.com
_version_ 1761536946789679104