Empowerment como estratégia competitiva em manufatura e serviços: percepção dos colaboradores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Produção Online |
Texto Completo: | https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/109 |
Resumo: | No atual ambiente competitivo, a centralização do poder e a falta de autonomia dos funcionários são características que impedem o desenvolvimento das organizações. Assim, essa pesquisa objetiva apresentar o empowerment como uma contribuição dos recursos humanos para as empresas, tanto em manufatura quanto em serviços. Para tanto, efetuou-se dois estudos de caso, sendo um em uma instituição financeira e o outro em uma montadora de veículos. Os resultados obtidos, através da percepção dos funcionários, induzem ao julgamento de que o empowerment aumenta a satisfação dos funcionários, reduz o tempo da realização de uma atividade e propicia a redução de custos.Palavras-chave: Empowerment, Agilidade, Satisfação dos Funcionários, Responsabilidade. |
id |
ABEPRO-2_b8480d65c70d6ed2d61e731abedc00db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/109 |
network_acronym_str |
ABEPRO-2 |
network_name_str |
Revista Produção Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Empowerment como estratégia competitiva em manufatura e serviços: percepção dos colaboradoresNo atual ambiente competitivo, a centralização do poder e a falta de autonomia dos funcionários são características que impedem o desenvolvimento das organizações. Assim, essa pesquisa objetiva apresentar o empowerment como uma contribuição dos recursos humanos para as empresas, tanto em manufatura quanto em serviços. Para tanto, efetuou-se dois estudos de caso, sendo um em uma instituição financeira e o outro em uma montadora de veículos. Os resultados obtidos, através da percepção dos funcionários, induzem ao julgamento de que o empowerment aumenta a satisfação dos funcionários, reduz o tempo da realização de uma atividade e propicia a redução de custos.Palavras-chave: Empowerment, Agilidade, Satisfação dos Funcionários, Responsabilidade.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2008-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/mpeghttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/10910.14488/1676-1901.v8i3.109Revista Produção Online; Vol. 8 No. 3 (2008)Revista Produção Online; v. 8 n. 3 (2008)1676-1901reponame:Revista Produção Onlineinstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPROporhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/109/151https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/109/167Copyright (c) 2014 Revista Produção Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessRébula de Oliveira, UalisonMartins Rocha, Henrique2015-11-11T17:26:51Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/109Revistahttp://producaoonline.org.br/rpoPUBhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/oai||producaoonline@gmail.com1676-19011676-1901opendoar:2015-11-11T17:26:51Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Empowerment como estratégia competitiva em manufatura e serviços: percepção dos colaboradores |
title |
Empowerment como estratégia competitiva em manufatura e serviços: percepção dos colaboradores |
spellingShingle |
Empowerment como estratégia competitiva em manufatura e serviços: percepção dos colaboradores Rébula de Oliveira, Ualison |
title_short |
Empowerment como estratégia competitiva em manufatura e serviços: percepção dos colaboradores |
title_full |
Empowerment como estratégia competitiva em manufatura e serviços: percepção dos colaboradores |
title_fullStr |
Empowerment como estratégia competitiva em manufatura e serviços: percepção dos colaboradores |
title_full_unstemmed |
Empowerment como estratégia competitiva em manufatura e serviços: percepção dos colaboradores |
title_sort |
Empowerment como estratégia competitiva em manufatura e serviços: percepção dos colaboradores |
author |
Rébula de Oliveira, Ualison |
author_facet |
Rébula de Oliveira, Ualison Martins Rocha, Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Martins Rocha, Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rébula de Oliveira, Ualison Martins Rocha, Henrique |
description |
No atual ambiente competitivo, a centralização do poder e a falta de autonomia dos funcionários são características que impedem o desenvolvimento das organizações. Assim, essa pesquisa objetiva apresentar o empowerment como uma contribuição dos recursos humanos para as empresas, tanto em manufatura quanto em serviços. Para tanto, efetuou-se dois estudos de caso, sendo um em uma instituição financeira e o outro em uma montadora de veículos. Os resultados obtidos, através da percepção dos funcionários, induzem ao julgamento de que o empowerment aumenta a satisfação dos funcionários, reduz o tempo da realização de uma atividade e propicia a redução de custos.Palavras-chave: Empowerment, Agilidade, Satisfação dos Funcionários, Responsabilidade. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/109 10.14488/1676-1901.v8i3.109 |
url |
https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/109 |
identifier_str_mv |
10.14488/1676-1901.v8i3.109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/109/151 https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/109/167 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Produção Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Produção Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf audio/mpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Produção Online; Vol. 8 No. 3 (2008) Revista Produção Online; v. 8 n. 3 (2008) 1676-1901 reponame:Revista Produção Online instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) instacron:ABEPRO |
instname_str |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) |
instacron_str |
ABEPRO |
institution |
ABEPRO |
reponame_str |
Revista Produção Online |
collection |
Revista Produção Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||producaoonline@gmail.com |
_version_ |
1761536946789679104 |