Educação ambiental, ludicidade e pesquisa participante no ensino fundamental
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) |
Texto Completo: | https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/342 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo elaborar e executar um programa de educação ambiental com estudantes de uma escola pública. Tomou-‐se por base o diagnóstico da realidade, adotando-‐se como ferramentas a aplicação de estratégias definidas pela metodologia da pesquisa participante e sua articulação com o desenvolvimento de atividades lúdicas, entre as quais se destacaram o teatro, a confecção de jogos de tabuleiro, cartilhas e o exercício lúdico da aplicação de questionários junto à comunidade. Há diversos fatores que contribuem para os índices de desenvolvimento socioeconômico e cultural na cidade de Bocaiúva do Sul, com uma população predominantemente rural, que padece em decorrência da ação da indústria madeireira na exploração da mão-‐de-‐obra local no plantio de culturas exóticas. Os resultados demonstram a efetividade do desenvolvimento e aplicação de um programa de educação ambiental estruturado na ludicidade como estratégia facilitadora da participação social rumo à tomada de consciência da população sobre problemas ambientais locais. |
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Educação ambiental, ludicidade e pesquisa participante no ensino fundamentalEducação. Ludicidade. Meio Ambiente. Pesquisa Participante.O presente estudo teve como objetivo elaborar e executar um programa de educação ambiental com estudantes de uma escola pública. Tomou-‐se por base o diagnóstico da realidade, adotando-‐se como ferramentas a aplicação de estratégias definidas pela metodologia da pesquisa participante e sua articulação com o desenvolvimento de atividades lúdicas, entre as quais se destacaram o teatro, a confecção de jogos de tabuleiro, cartilhas e o exercício lúdico da aplicação de questionários junto à comunidade. Há diversos fatores que contribuem para os índices de desenvolvimento socioeconômico e cultural na cidade de Bocaiúva do Sul, com uma população predominantemente rural, que padece em decorrência da ação da indústria madeireira na exploração da mão-‐de-‐obra local no plantio de culturas exóticas. Os resultados demonstram a efetividade do desenvolvimento e aplicação de um programa de educação ambiental estruturado na ludicidade como estratégia facilitadora da participação social rumo à tomada de consciência da população sobre problemas ambientais locais. Zeppelini Publishers2011-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/342Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online); n. 21 (2011): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - Setembro; 14-23Brazilian Journal of Environmental Sciences (Online); No. 21 (2011): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - September; 14-232176-94781808-4524reponame:Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)instacron:ABESporhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/342/293Copyright (c) 2011 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Elisandra Francisco deMichaliszyn, Mario SergioOliveira, Cintia Mara Ribas de2020-10-18T21:44:57Zoai:ojs.www.rbciamb.com.br:article/342Revistahttp://www.rbciamb.com.br/index.php/Publicacoes_RBCIAMBhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/oairbciamb@abes-dn.org.br||2176-94781804-4524opendoar:2020-10-18T21:44:57Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)false |
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