A ludicidade e a educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Leticia Serrato da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63264
Resumo: A educação ambiental visa preparar a sociedade para a compreensão das dimensões do meio ambiente e da relação entre o ser humano e a natureza. Com a promulgação desta modalidade de ensino voltada a educação ambiental, observou-se que o papel do educador no contexto escolar com relação a educação ambiental destaca-se principalmente conscientizar os alunos a preservar o meio ambiente, tornando-os cidadãos críticos em relação a conservação e preservação dos recursos naturais. Por meio de atividades lúdicas entram com esse propósito, estimular o interesse dos alunos no que se refere a preservação do meio ambiente. Este trabalho possui como objetivo investigar a utilização da ludicidade na Educação Ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental, buscando perceber as modificações metodológicas acerca de atividades práticas diferenciadas por meio do lúdico para esta modalidade de ensino. O recorte temporal para a presente pesquisa foi utilizado entre 2000 e 2022. Para tal revisão, foram utilizados artigos de revistas cientificas, publicações oficiais em diários do governo brasileiro, livros, e através de buscas em bases de dados na internet concernente á ScientificElentronic Library Online (SCIELO) EMBASE, Google Acadêmico, PERIODICOS CAPES
id Krot_b071e69dc12ac891778d2d557fbc0560
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/63264
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling SILVA, Leticia Serrato da2023-09-13T14:06:08Z2023-09-13T14:06:08Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63264A educação ambiental visa preparar a sociedade para a compreensão das dimensões do meio ambiente e da relação entre o ser humano e a natureza. Com a promulgação desta modalidade de ensino voltada a educação ambiental, observou-se que o papel do educador no contexto escolar com relação a educação ambiental destaca-se principalmente conscientizar os alunos a preservar o meio ambiente, tornando-os cidadãos críticos em relação a conservação e preservação dos recursos naturais. Por meio de atividades lúdicas entram com esse propósito, estimular o interesse dos alunos no que se refere a preservação do meio ambiente. Este trabalho possui como objetivo investigar a utilização da ludicidade na Educação Ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental, buscando perceber as modificações metodológicas acerca de atividades práticas diferenciadas por meio do lúdico para esta modalidade de ensino. O recorte temporal para a presente pesquisa foi utilizado entre 2000 e 2022. Para tal revisão, foram utilizados artigos de revistas cientificas, publicações oficiais em diários do governo brasileiro, livros, e através de buscas em bases de dados na internet concernente á ScientificElentronic Library Online (SCIELO) EMBASE, Google Acadêmico, PERIODICOS CAPESEducaçãoMeio AmbienteLúdicoA ludicidade e a educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogia - Licenciaturaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLETICIA_SERRATO.pdfLETICIA_SERRATO.pdfapplication/pdf199818https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63264/1/LETICIA_SERRATO.pdf4817ea91f043093e52ab9721393ce539MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63264/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/632642023-09-13 11:06:08.643oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/63264Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-09-13T14:06:08falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-09-13T14:06:08Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A ludicidade e a educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental
title A ludicidade e a educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle A ludicidade e a educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental
SILVA, Leticia Serrato da
Educação
Meio Ambiente
Lúdico
title_short A ludicidade e a educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full A ludicidade e a educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr A ludicidade e a educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A ludicidade e a educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort A ludicidade e a educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental
author SILVA, Leticia Serrato da
author_facet SILVA, Leticia Serrato da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Leticia Serrato da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Meio Ambiente
Lúdico
topic Educação
Meio Ambiente
Lúdico
description A educação ambiental visa preparar a sociedade para a compreensão das dimensões do meio ambiente e da relação entre o ser humano e a natureza. Com a promulgação desta modalidade de ensino voltada a educação ambiental, observou-se que o papel do educador no contexto escolar com relação a educação ambiental destaca-se principalmente conscientizar os alunos a preservar o meio ambiente, tornando-os cidadãos críticos em relação a conservação e preservação dos recursos naturais. Por meio de atividades lúdicas entram com esse propósito, estimular o interesse dos alunos no que se refere a preservação do meio ambiente. Este trabalho possui como objetivo investigar a utilização da ludicidade na Educação Ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental, buscando perceber as modificações metodológicas acerca de atividades práticas diferenciadas por meio do lúdico para esta modalidade de ensino. O recorte temporal para a presente pesquisa foi utilizado entre 2000 e 2022. Para tal revisão, foram utilizados artigos de revistas cientificas, publicações oficiais em diários do governo brasileiro, livros, e através de buscas em bases de dados na internet concernente á ScientificElentronic Library Online (SCIELO) EMBASE, Google Acadêmico, PERIODICOS CAPES
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-13T14:06:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-13T14:06:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63264
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63264/1/LETICIA_SERRATO.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63264/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4817ea91f043093e52ab9721393ce539
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460279089561600