The reinvention of the public image of two mayors candidates: Luizianne Lins and Marta Suplicy at Election Time

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Mércia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Martins, Joyce Miranda Leão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Compolítica
Texto Completo: https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/306
Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir sobre a mobilização da condição de gênero na produção da imagem de duas candidatas: Luizianne Lins (PT) e Marta Suplicy (MDB), em Fortaleza (ano de 2008) e em São Paulo (ano de 2016). Partindo do pressuposto de que o HGPE pode servir tanto para a legitimação de discursos políticos dominantes quanto para sua contestação, indaga-se: Quais os usos da condição feminina que as candidatas apresentaram em suas campanhas? Houve espaço para o questionamento de estereótipos relacionados ao gênero? O corpus da análise é o HGPE das candidatas.  A procura dessas respostas foi buscada através do método da análise do discurso. Observar as imagens das candidatas, durante o HGPE, evidenciou a evocação de lugares de falas tradicionalmente relacionados ao feminino e a mobilização de estereótipos. Campanhas em distintos períodos e em diferentes cidades, reforçaram o lugar de fala da mãe, buscando o protagonismo da mulher nos espaços de poder ao mesmo tempo em que colaboraram para a promoção de seu ingresso subordinado na política: a mulher só pode sair de casa por outrem, se for por um amor maior, para emprestar seu cuidado e sensibilidade à sociedade.
id ABPCP-2_1e1699c95269ffb417e4b957b997bdaa
oai_identifier_str oai:ojs2.compolitica.ojsbrasil.com.br:article/306
network_acronym_str ABPCP-2
network_name_str Revista Compolítica
repository_id_str
spelling The reinvention of the public image of two mayors candidates: Luizianne Lins and Marta Suplicy at Election TimeA reinvenção da imagem pública de duas prefeitas candidatas: Luizianne Lins e Marta Suplicy no horário eleitoralcampanhas eleitoraiseleições municipaisgêneroEste artigo tem como objetivo refletir sobre a mobilização da condição de gênero na produção da imagem de duas candidatas: Luizianne Lins (PT) e Marta Suplicy (MDB), em Fortaleza (ano de 2008) e em São Paulo (ano de 2016). Partindo do pressuposto de que o HGPE pode servir tanto para a legitimação de discursos políticos dominantes quanto para sua contestação, indaga-se: Quais os usos da condição feminina que as candidatas apresentaram em suas campanhas? Houve espaço para o questionamento de estereótipos relacionados ao gênero? O corpus da análise é o HGPE das candidatas.  A procura dessas respostas foi buscada através do método da análise do discurso. Observar as imagens das candidatas, durante o HGPE, evidenciou a evocação de lugares de falas tradicionalmente relacionados ao feminino e a mobilização de estereótipos. Campanhas em distintos períodos e em diferentes cidades, reforçaram o lugar de fala da mãe, buscando o protagonismo da mulher nos espaços de poder ao mesmo tempo em que colaboraram para a promoção de seu ingresso subordinado na política: a mulher só pode sair de casa por outrem, se for por um amor maior, para emprestar seu cuidado e sensibilidade à sociedade.Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/30610.21878/compolitica.2019.9.3.306Compolítica; Vol. 9 No. 3 (2019): Revista Compolítica; 119-150Compolítica; v. 9 n. 3 (2019): Revista Compolítica; 119-1502236-478110.21878/compolitica.2019.9.3reponame:Revista Compolíticainstname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)instacron:ABPCPporhttps://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/306/251Copyright (c) 2019 Mércia Alves, Joyce Miranda Leão Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, MérciaMartins, Joyce Miranda Leão2021-07-13T04:58:30Zoai:ojs2.compolitica.ojsbrasil.com.br:article/306RevistaONGhttp://compolitica.org/revista/index.php/revista/oairevista@compolitica.org2236-47812236-4781opendoar:2021-07-13T04:58:30Revista Compolítica - Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)false
dc.title.none.fl_str_mv The reinvention of the public image of two mayors candidates: Luizianne Lins and Marta Suplicy at Election Time
A reinvenção da imagem pública de duas prefeitas candidatas: Luizianne Lins e Marta Suplicy no horário eleitoral
title The reinvention of the public image of two mayors candidates: Luizianne Lins and Marta Suplicy at Election Time
spellingShingle The reinvention of the public image of two mayors candidates: Luizianne Lins and Marta Suplicy at Election Time
Alves, Mércia
campanhas eleitorais
eleições municipais
gênero
title_short The reinvention of the public image of two mayors candidates: Luizianne Lins and Marta Suplicy at Election Time
title_full The reinvention of the public image of two mayors candidates: Luizianne Lins and Marta Suplicy at Election Time
title_fullStr The reinvention of the public image of two mayors candidates: Luizianne Lins and Marta Suplicy at Election Time
title_full_unstemmed The reinvention of the public image of two mayors candidates: Luizianne Lins and Marta Suplicy at Election Time
title_sort The reinvention of the public image of two mayors candidates: Luizianne Lins and Marta Suplicy at Election Time
author Alves, Mércia
author_facet Alves, Mércia
Martins, Joyce Miranda Leão
author_role author
author2 Martins, Joyce Miranda Leão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Mércia
Martins, Joyce Miranda Leão
dc.subject.por.fl_str_mv campanhas eleitorais
eleições municipais
gênero
topic campanhas eleitorais
eleições municipais
gênero
description Este artigo tem como objetivo refletir sobre a mobilização da condição de gênero na produção da imagem de duas candidatas: Luizianne Lins (PT) e Marta Suplicy (MDB), em Fortaleza (ano de 2008) e em São Paulo (ano de 2016). Partindo do pressuposto de que o HGPE pode servir tanto para a legitimação de discursos políticos dominantes quanto para sua contestação, indaga-se: Quais os usos da condição feminina que as candidatas apresentaram em suas campanhas? Houve espaço para o questionamento de estereótipos relacionados ao gênero? O corpus da análise é o HGPE das candidatas.  A procura dessas respostas foi buscada através do método da análise do discurso. Observar as imagens das candidatas, durante o HGPE, evidenciou a evocação de lugares de falas tradicionalmente relacionados ao feminino e a mobilização de estereótipos. Campanhas em distintos períodos e em diferentes cidades, reforçaram o lugar de fala da mãe, buscando o protagonismo da mulher nos espaços de poder ao mesmo tempo em que colaboraram para a promoção de seu ingresso subordinado na política: a mulher só pode sair de casa por outrem, se for por um amor maior, para emprestar seu cuidado e sensibilidade à sociedade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/306
10.21878/compolitica.2019.9.3.306
url https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/306
identifier_str_mv 10.21878/compolitica.2019.9.3.306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/306/251
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Mércia Alves, Joyce Miranda Leão Martins
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Mércia Alves, Joyce Miranda Leão Martins
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política
dc.source.none.fl_str_mv Compolítica; Vol. 9 No. 3 (2019): Revista Compolítica; 119-150
Compolítica; v. 9 n. 3 (2019): Revista Compolítica; 119-150
2236-4781
10.21878/compolitica.2019.9.3
reponame:Revista Compolítica
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)
instacron:ABPCP
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)
instacron_str ABPCP
institution ABPCP
reponame_str Revista Compolítica
collection Revista Compolítica
repository.name.fl_str_mv Revista Compolítica - Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)
repository.mail.fl_str_mv revista@compolitica.org
_version_ 1797049677343883264