O Que É Ensino Colaborativo?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo (review) |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de educação especial (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000400779 |
Resumo: | RESUMO: A obra O que é Ensino Colaborativo? propõe divulgar os conhecimentos científicos em uma linguagem mais acessível para os professores, permitindo que revejam suas práticas pedagógicas, com o objetivo de torná-las mais inclusivas. De modo dinâmico e ilustrativo, o estudo foi organizado em cinco capítulos. No primeiro, as autoras discorrem sobre as fundamentações introdutórias referentes à Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Nos capítulos subsequentes, o Ensino Colaborativo é apresentado de forma esclarecedora, aludindo ao seu conceito, suas características e como ele pode ser implementado. O quarto capítulo trata das reflexões sobre a escola inclusiva, os papéis e as responsabilidades de cada profissional para o desenvolvimento do currículo escolar. A obra é complementada com experiências de pesquisas sobre o Ensino Colaborativo realizadas no Brasil. Nas considerações finais, são destacados alguns questionamentos e reflexões acerca da adoção do Ensino Colaborativo. Por último, é apresentada uma seção com dúvidas frequentes expressas por professores e equipe escolar, quando a escola opta pelo trabalho em colaboração e inicia sua implementação. |
id |
ABPEE-1_4b9afea17b3409e8c52898aa600ea98a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-65382020000400779 |
network_acronym_str |
ABPEE-1 |
network_name_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Que É Ensino Colaborativo?Educação EspecialEducação InclusivaPrática pedagógicaRESUMO: A obra O que é Ensino Colaborativo? propõe divulgar os conhecimentos científicos em uma linguagem mais acessível para os professores, permitindo que revejam suas práticas pedagógicas, com o objetivo de torná-las mais inclusivas. De modo dinâmico e ilustrativo, o estudo foi organizado em cinco capítulos. No primeiro, as autoras discorrem sobre as fundamentações introdutórias referentes à Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Nos capítulos subsequentes, o Ensino Colaborativo é apresentado de forma esclarecedora, aludindo ao seu conceito, suas características e como ele pode ser implementado. O quarto capítulo trata das reflexões sobre a escola inclusiva, os papéis e as responsabilidades de cada profissional para o desenvolvimento do currículo escolar. A obra é complementada com experiências de pesquisas sobre o Ensino Colaborativo realizadas no Brasil. Nas considerações finais, são destacados alguns questionamentos e reflexões acerca da adoção do Ensino Colaborativo. Por último, é apresentada uma seção com dúvidas frequentes expressas por professores e equipe escolar, quando a escola opta pelo trabalho em colaboração e inicia sua implementação.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2020-10-01info:eu-repo/semantics/reviewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000400779Revista Brasileira de Educação Especial v.26 n.4 2020reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/1980-54702020v26e0129info:eu-repo/semantics/openAccessSANTOS,Camila Elidia Messias dosCOSTA,Lorinisa Knaak dapor2020-12-15T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382020000400779Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2020-12-15T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Que É Ensino Colaborativo? |
title |
O Que É Ensino Colaborativo? |
spellingShingle |
O Que É Ensino Colaborativo? SANTOS,Camila Elidia Messias dos Educação Especial Educação Inclusiva Prática pedagógica |
title_short |
O Que É Ensino Colaborativo? |
title_full |
O Que É Ensino Colaborativo? |
title_fullStr |
O Que É Ensino Colaborativo? |
title_full_unstemmed |
O Que É Ensino Colaborativo? |
title_sort |
O Que É Ensino Colaborativo? |
author |
SANTOS,Camila Elidia Messias dos |
author_facet |
SANTOS,Camila Elidia Messias dos COSTA,Lorinisa Knaak da |
author_role |
author |
author2 |
COSTA,Lorinisa Knaak da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS,Camila Elidia Messias dos COSTA,Lorinisa Knaak da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Educação Inclusiva Prática pedagógica |
topic |
Educação Especial Educação Inclusiva Prática pedagógica |
description |
RESUMO: A obra O que é Ensino Colaborativo? propõe divulgar os conhecimentos científicos em uma linguagem mais acessível para os professores, permitindo que revejam suas práticas pedagógicas, com o objetivo de torná-las mais inclusivas. De modo dinâmico e ilustrativo, o estudo foi organizado em cinco capítulos. No primeiro, as autoras discorrem sobre as fundamentações introdutórias referentes à Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Nos capítulos subsequentes, o Ensino Colaborativo é apresentado de forma esclarecedora, aludindo ao seu conceito, suas características e como ele pode ser implementado. O quarto capítulo trata das reflexões sobre a escola inclusiva, os papéis e as responsabilidades de cada profissional para o desenvolvimento do currículo escolar. A obra é complementada com experiências de pesquisas sobre o Ensino Colaborativo realizadas no Brasil. Nas considerações finais, são destacados alguns questionamentos e reflexões acerca da adoção do Ensino Colaborativo. Por último, é apresentada uma seção com dúvidas frequentes expressas por professores e equipe escolar, quando a escola opta pelo trabalho em colaboração e inicia sua implementação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/review |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
review |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000400779 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000400779 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1980-54702020v26e0129 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Especial v.26 n.4 2020 reponame:Revista brasileira de educação especial (Online) instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) instacron:ABPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
instacron_str |
ABPEE |
institution |
ABPEE |
reponame_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
collection |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@abpee.net |
_version_ |
1754212574799331328 |