O Que É Ensino Colaborativo?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS,Camila Elidia Messias dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: COSTA,Lorinisa Knaak da
Tipo de documento: Artigo (review)
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000400779
Resumo: RESUMO: A obra O que é Ensino Colaborativo? propõe divulgar os conhecimentos científicos em uma linguagem mais acessível para os professores, permitindo que revejam suas práticas pedagógicas, com o objetivo de torná-las mais inclusivas. De modo dinâmico e ilustrativo, o estudo foi organizado em cinco capítulos. No primeiro, as autoras discorrem sobre as fundamentações introdutórias referentes à Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Nos capítulos subsequentes, o Ensino Colaborativo é apresentado de forma esclarecedora, aludindo ao seu conceito, suas características e como ele pode ser implementado. O quarto capítulo trata das reflexões sobre a escola inclusiva, os papéis e as responsabilidades de cada profissional para o desenvolvimento do currículo escolar. A obra é complementada com experiências de pesquisas sobre o Ensino Colaborativo realizadas no Brasil. Nas considerações finais, são destacados alguns questionamentos e reflexões acerca da adoção do Ensino Colaborativo. Por último, é apresentada uma seção com dúvidas frequentes expressas por professores e equipe escolar, quando a escola opta pelo trabalho em colaboração e inicia sua implementação.
id ABPEE-1_4b9afea17b3409e8c52898aa600ea98a
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382020000400779
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling O Que É Ensino Colaborativo?Educação EspecialEducação InclusivaPrática pedagógicaRESUMO: A obra O que é Ensino Colaborativo? propõe divulgar os conhecimentos científicos em uma linguagem mais acessível para os professores, permitindo que revejam suas práticas pedagógicas, com o objetivo de torná-las mais inclusivas. De modo dinâmico e ilustrativo, o estudo foi organizado em cinco capítulos. No primeiro, as autoras discorrem sobre as fundamentações introdutórias referentes à Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Nos capítulos subsequentes, o Ensino Colaborativo é apresentado de forma esclarecedora, aludindo ao seu conceito, suas características e como ele pode ser implementado. O quarto capítulo trata das reflexões sobre a escola inclusiva, os papéis e as responsabilidades de cada profissional para o desenvolvimento do currículo escolar. A obra é complementada com experiências de pesquisas sobre o Ensino Colaborativo realizadas no Brasil. Nas considerações finais, são destacados alguns questionamentos e reflexões acerca da adoção do Ensino Colaborativo. Por último, é apresentada uma seção com dúvidas frequentes expressas por professores e equipe escolar, quando a escola opta pelo trabalho em colaboração e inicia sua implementação.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2020-10-01info:eu-repo/semantics/reviewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000400779Revista Brasileira de Educação Especial v.26 n.4 2020reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/1980-54702020v26e0129info:eu-repo/semantics/openAccessSANTOS,Camila Elidia Messias dosCOSTA,Lorinisa Knaak dapor2020-12-15T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382020000400779Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2020-12-15T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv O Que É Ensino Colaborativo?
title O Que É Ensino Colaborativo?
spellingShingle O Que É Ensino Colaborativo?
SANTOS,Camila Elidia Messias dos
Educação Especial
Educação Inclusiva
Prática pedagógica
title_short O Que É Ensino Colaborativo?
title_full O Que É Ensino Colaborativo?
title_fullStr O Que É Ensino Colaborativo?
title_full_unstemmed O Que É Ensino Colaborativo?
title_sort O Que É Ensino Colaborativo?
author SANTOS,Camila Elidia Messias dos
author_facet SANTOS,Camila Elidia Messias dos
COSTA,Lorinisa Knaak da
author_role author
author2 COSTA,Lorinisa Knaak da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS,Camila Elidia Messias dos
COSTA,Lorinisa Knaak da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Educação Inclusiva
Prática pedagógica
topic Educação Especial
Educação Inclusiva
Prática pedagógica
description RESUMO: A obra O que é Ensino Colaborativo? propõe divulgar os conhecimentos científicos em uma linguagem mais acessível para os professores, permitindo que revejam suas práticas pedagógicas, com o objetivo de torná-las mais inclusivas. De modo dinâmico e ilustrativo, o estudo foi organizado em cinco capítulos. No primeiro, as autoras discorrem sobre as fundamentações introdutórias referentes à Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Nos capítulos subsequentes, o Ensino Colaborativo é apresentado de forma esclarecedora, aludindo ao seu conceito, suas características e como ele pode ser implementado. O quarto capítulo trata das reflexões sobre a escola inclusiva, os papéis e as responsabilidades de cada profissional para o desenvolvimento do currículo escolar. A obra é complementada com experiências de pesquisas sobre o Ensino Colaborativo realizadas no Brasil. Nas considerações finais, são destacados alguns questionamentos e reflexões acerca da adoção do Ensino Colaborativo. Por último, é apresentada uma seção com dúvidas frequentes expressas por professores e equipe escolar, quando a escola opta pelo trabalho em colaboração e inicia sua implementação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/review
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format review
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000400779
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000400779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1980-54702020v26e0129
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.26 n.4 2020
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212574799331328