Inclusão escolar, formação de professores e a assessoria baseada em habilidades sociais educativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosin-Pinola,Andréa Regina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Del Prette,Zilda Aparecida Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000300003
Resumo: Com a democratização do ensino, a escolas brasileiras vêm sendo desafiadas a se reorganizarem em favor do processo de escolarização de todos os alunos, considerando os desafios da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais (NEE) no ensino regular. Este ensaio apresenta uma visão geral da história e da legislação sobre inclusão e as inovações que vêm sendo propostas por educadores e agências governamentais. Focaliza também as necessidades de formação do professor, em particular suas habilidades para inovar e melhorar interações com todos os alunos. Nesse contexto, destaca-se o papel de suas habilidades sociais educativas (HSE) e são apresentados estudos sobre o impacto das habilidades sociais do professor no desempenho escolar dos alunos. Defende-se duas alternativas de assessoria do especialista junto ao professor para instrumentalizá-lo em HSE voltadas para a promoção da inclusão escolar de alunos com NEE.
id ABPEE-1_9529cbdf9c640a1a059f7e5f049d050c
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382014000300003
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Inclusão escolar, formação de professores e a assessoria baseada em habilidades sociais educativasEducação EspecialInclusão EscolarFormação de ProfessoresHabilidades SociaisCom a democratização do ensino, a escolas brasileiras vêm sendo desafiadas a se reorganizarem em favor do processo de escolarização de todos os alunos, considerando os desafios da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais (NEE) no ensino regular. Este ensaio apresenta uma visão geral da história e da legislação sobre inclusão e as inovações que vêm sendo propostas por educadores e agências governamentais. Focaliza também as necessidades de formação do professor, em particular suas habilidades para inovar e melhorar interações com todos os alunos. Nesse contexto, destaca-se o papel de suas habilidades sociais educativas (HSE) e são apresentados estudos sobre o impacto das habilidades sociais do professor no desempenho escolar dos alunos. Defende-se duas alternativas de assessoria do especialista junto ao professor para instrumentalizá-lo em HSE voltadas para a promoção da inclusão escolar de alunos com NEE.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000300003Revista Brasileira de Educação Especial v.20 n.3 2014reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382014000300003info:eu-repo/semantics/openAccessRosin-Pinola,Andréa ReginaDel Prette,Zilda Aparecida Pereirapor2014-10-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382014000300003Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2014-10-21T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão escolar, formação de professores e a assessoria baseada em habilidades sociais educativas
title Inclusão escolar, formação de professores e a assessoria baseada em habilidades sociais educativas
spellingShingle Inclusão escolar, formação de professores e a assessoria baseada em habilidades sociais educativas
Rosin-Pinola,Andréa Regina
Educação Especial
Inclusão Escolar
Formação de Professores
Habilidades Sociais
title_short Inclusão escolar, formação de professores e a assessoria baseada em habilidades sociais educativas
title_full Inclusão escolar, formação de professores e a assessoria baseada em habilidades sociais educativas
title_fullStr Inclusão escolar, formação de professores e a assessoria baseada em habilidades sociais educativas
title_full_unstemmed Inclusão escolar, formação de professores e a assessoria baseada em habilidades sociais educativas
title_sort Inclusão escolar, formação de professores e a assessoria baseada em habilidades sociais educativas
author Rosin-Pinola,Andréa Regina
author_facet Rosin-Pinola,Andréa Regina
Del Prette,Zilda Aparecida Pereira
author_role author
author2 Del Prette,Zilda Aparecida Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosin-Pinola,Andréa Regina
Del Prette,Zilda Aparecida Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Inclusão Escolar
Formação de Professores
Habilidades Sociais
topic Educação Especial
Inclusão Escolar
Formação de Professores
Habilidades Sociais
description Com a democratização do ensino, a escolas brasileiras vêm sendo desafiadas a se reorganizarem em favor do processo de escolarização de todos os alunos, considerando os desafios da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais (NEE) no ensino regular. Este ensaio apresenta uma visão geral da história e da legislação sobre inclusão e as inovações que vêm sendo propostas por educadores e agências governamentais. Focaliza também as necessidades de formação do professor, em particular suas habilidades para inovar e melhorar interações com todos os alunos. Nesse contexto, destaca-se o papel de suas habilidades sociais educativas (HSE) e são apresentados estudos sobre o impacto das habilidades sociais do professor no desempenho escolar dos alunos. Defende-se duas alternativas de assessoria do especialista junto ao professor para instrumentalizá-lo em HSE voltadas para a promoção da inclusão escolar de alunos com NEE.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000300003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-65382014000300003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.20 n.3 2014
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212573851418624