Imaginário social de professores sobre a inclusão de alunos com altas habilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chacon, Miguel Claudio Moriel [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Paulino, Carlos Eduardo [UNESP], Pedro, Ketilin Mayra [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139664
Resumo: Objetivamos discutir a formação docente para trabalhar com alunos altas habilidades (AH) a partir do imaginário social de professores. Participaram 59 coordenadores da rede municipal de ensino de Marília. O instrumento de coleta de dados foi a escala de Mushoriwa. As respostas foram analisadas quantitativamente. Os professores demonstraram pensar em inclusão escolar e social. Não há consenso sobre limitações ou não do desempenho acadêmico do AH. Há divergência sobre o que imaginam a respeito de piorar os problemas de aprendizagem dos AH. Na sua maioria, Concordam inteiramente ou parcialmente, que aumentará a oportunidade de outros alunos se beneficiarem da instrução especializada dada aos AH. Há uma tendência mais em concordar que em discordar de que a inserção do aluno AH desenvolverá um sentimento mais forte de confiança na sua habilidade acadêmica. Concordam inteiramente ou parcialmente que garantirão que os demais alunos serão compreensivos com os AH. Um número expressivo acredita que não compreenderão totalmente os problemas associados às AH. Há contradição nas respostas dadas nos enunciados 12 (discordam, em sua maioria, totalmente ou mais ou menos que não irão prover assistência educacional adequada ao aluno AH) e 13 (um numero expressivo, discordam mais ou menos ou discordam inteiramente quanto a estarem preparados para ensinar efetivamente o aluno AH). Há oscilação sobre se ficarão felizes por terem aluno AH/SD em suas salas. Há necessidade de formação na área.
id UNSP_61d846f59dd34d6c8be603bb3d128f6a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139664
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Imaginário social de professores sobre a inclusão de alunos com altas habilidadesAltas habilidadesFormação docenteInclusãoObjetivamos discutir a formação docente para trabalhar com alunos altas habilidades (AH) a partir do imaginário social de professores. Participaram 59 coordenadores da rede municipal de ensino de Marília. O instrumento de coleta de dados foi a escala de Mushoriwa. As respostas foram analisadas quantitativamente. Os professores demonstraram pensar em inclusão escolar e social. Não há consenso sobre limitações ou não do desempenho acadêmico do AH. Há divergência sobre o que imaginam a respeito de piorar os problemas de aprendizagem dos AH. Na sua maioria, Concordam inteiramente ou parcialmente, que aumentará a oportunidade de outros alunos se beneficiarem da instrução especializada dada aos AH. Há uma tendência mais em concordar que em discordar de que a inserção do aluno AH desenvolverá um sentimento mais forte de confiança na sua habilidade acadêmica. Concordam inteiramente ou parcialmente que garantirão que os demais alunos serão compreensivos com os AH. Um número expressivo acredita que não compreenderão totalmente os problemas associados às AH. Há contradição nas respostas dadas nos enunciados 12 (discordam, em sua maioria, totalmente ou mais ou menos que não irão prover assistência educacional adequada ao aluno AH) e 13 (um numero expressivo, discordam mais ou menos ou discordam inteiramente quanto a estarem preparados para ensinar efetivamente o aluno AH). Há oscilação sobre se ficarão felizes por terem aluno AH/SD em suas salas. Há necessidade de formação na área.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educacao Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências, MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chacon, Miguel Claudio Moriel [UNESP]Paulino, Carlos Eduardo [UNESP]Pedro, Ketilin Mayra [UNESP]2016-06-28T17:31:13Z2016-06-28T17:31:13Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5023-5034application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5023-50349708-2011http://hdl.handle.net/11449/139664ISSN2236-9708-2011-5023-5034.pdf31682973187828870000-0002-6473-8958porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-08T20:29:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139664Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:29:22Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Imaginário social de professores sobre a inclusão de alunos com altas habilidades
title Imaginário social de professores sobre a inclusão de alunos com altas habilidades
spellingShingle Imaginário social de professores sobre a inclusão de alunos com altas habilidades
Chacon, Miguel Claudio Moriel [UNESP]
Altas habilidades
Formação docente
Inclusão
title_short Imaginário social de professores sobre a inclusão de alunos com altas habilidades
title_full Imaginário social de professores sobre a inclusão de alunos com altas habilidades
title_fullStr Imaginário social de professores sobre a inclusão de alunos com altas habilidades
title_full_unstemmed Imaginário social de professores sobre a inclusão de alunos com altas habilidades
title_sort Imaginário social de professores sobre a inclusão de alunos com altas habilidades
author Chacon, Miguel Claudio Moriel [UNESP]
author_facet Chacon, Miguel Claudio Moriel [UNESP]
Paulino, Carlos Eduardo [UNESP]
Pedro, Ketilin Mayra [UNESP]
author_role author
author2 Paulino, Carlos Eduardo [UNESP]
Pedro, Ketilin Mayra [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Chacon, Miguel Claudio Moriel [UNESP]
Paulino, Carlos Eduardo [UNESP]
Pedro, Ketilin Mayra [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Altas habilidades
Formação docente
Inclusão
topic Altas habilidades
Formação docente
Inclusão
description Objetivamos discutir a formação docente para trabalhar com alunos altas habilidades (AH) a partir do imaginário social de professores. Participaram 59 coordenadores da rede municipal de ensino de Marília. O instrumento de coleta de dados foi a escala de Mushoriwa. As respostas foram analisadas quantitativamente. Os professores demonstraram pensar em inclusão escolar e social. Não há consenso sobre limitações ou não do desempenho acadêmico do AH. Há divergência sobre o que imaginam a respeito de piorar os problemas de aprendizagem dos AH. Na sua maioria, Concordam inteiramente ou parcialmente, que aumentará a oportunidade de outros alunos se beneficiarem da instrução especializada dada aos AH. Há uma tendência mais em concordar que em discordar de que a inserção do aluno AH desenvolverá um sentimento mais forte de confiança na sua habilidade acadêmica. Concordam inteiramente ou parcialmente que garantirão que os demais alunos serão compreensivos com os AH. Um número expressivo acredita que não compreenderão totalmente os problemas associados às AH. Há contradição nas respostas dadas nos enunciados 12 (discordam, em sua maioria, totalmente ou mais ou menos que não irão prover assistência educacional adequada ao aluno AH) e 13 (um numero expressivo, discordam mais ou menos ou discordam inteiramente quanto a estarem preparados para ensinar efetivamente o aluno AH). Há oscilação sobre se ficarão felizes por terem aluno AH/SD em suas salas. Há necessidade de formação na área.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-06-28T17:31:13Z
2016-06-28T17:31:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5023-5034
9708-2011
http://hdl.handle.net/11449/139664
ISSN2236-9708-2011-5023-5034.pdf
3168297318782887
0000-0002-6473-8958
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139664
identifier_str_mv CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5023-5034
9708-2011
ISSN2236-9708-2011-5023-5034.pdf
3168297318782887
0000-0002-6473-8958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 5023-5034
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128190427693056