Relacionamento intergeracional, práticas de apoio e cotidiano de famílias de crianças com necessidades especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matsukura,Thelma Simões
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Yamashiro,Juliana Archiza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382012000400008
Resumo: O estudo exploratório, de abordagem qualitativa, objetivou investigar o relacionamento intergeracional e as práticas de apoio presentes no cotidiano de famílias de crianças com necessidades especiais. Participaram do estudo cinco mães, avós e irmãos mais velhos de crianças com deficiência, que responderam a roteiros de entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram analisadas qualitativamente por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Verificou-se que as avós apresentam-se como importante fonte de apoio à família ao dedicarem, inclusive, atenção e cuidado ao irmão da criança com necessidades especiais. O estudo revela um relacionamento intergeracional positivo entre avós e netos. Destaca-se a necessidade de direcionar maior atenção especializada a esses membros da família e para a continuidade de investigação sobre o tema.
id ABPEE-1_cb6fc8369e9b89934c8904425ec18b67
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382012000400008
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Relacionamento intergeracional, práticas de apoio e cotidiano de famílias de crianças com necessidades especiaisEducação EspecialFamíliaAtitude da FamíliaCrianças com necessidades especiaisO estudo exploratório, de abordagem qualitativa, objetivou investigar o relacionamento intergeracional e as práticas de apoio presentes no cotidiano de famílias de crianças com necessidades especiais. Participaram do estudo cinco mães, avós e irmãos mais velhos de crianças com deficiência, que responderam a roteiros de entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram analisadas qualitativamente por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Verificou-se que as avós apresentam-se como importante fonte de apoio à família ao dedicarem, inclusive, atenção e cuidado ao irmão da criança com necessidades especiais. O estudo revela um relacionamento intergeracional positivo entre avós e netos. Destaca-se a necessidade de direcionar maior atenção especializada a esses membros da família e para a continuidade de investigação sobre o tema.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382012000400008Revista Brasileira de Educação Especial v.18 n.4 2012reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382012000400008info:eu-repo/semantics/openAccessMatsukura,Thelma SimõesYamashiro,Juliana Archizapor2013-01-04T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382012000400008Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2013-01-04T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Relacionamento intergeracional, práticas de apoio e cotidiano de famílias de crianças com necessidades especiais
title Relacionamento intergeracional, práticas de apoio e cotidiano de famílias de crianças com necessidades especiais
spellingShingle Relacionamento intergeracional, práticas de apoio e cotidiano de famílias de crianças com necessidades especiais
Matsukura,Thelma Simões
Educação Especial
Família
Atitude da Família
Crianças com necessidades especiais
title_short Relacionamento intergeracional, práticas de apoio e cotidiano de famílias de crianças com necessidades especiais
title_full Relacionamento intergeracional, práticas de apoio e cotidiano de famílias de crianças com necessidades especiais
title_fullStr Relacionamento intergeracional, práticas de apoio e cotidiano de famílias de crianças com necessidades especiais
title_full_unstemmed Relacionamento intergeracional, práticas de apoio e cotidiano de famílias de crianças com necessidades especiais
title_sort Relacionamento intergeracional, práticas de apoio e cotidiano de famílias de crianças com necessidades especiais
author Matsukura,Thelma Simões
author_facet Matsukura,Thelma Simões
Yamashiro,Juliana Archiza
author_role author
author2 Yamashiro,Juliana Archiza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matsukura,Thelma Simões
Yamashiro,Juliana Archiza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Família
Atitude da Família
Crianças com necessidades especiais
topic Educação Especial
Família
Atitude da Família
Crianças com necessidades especiais
description O estudo exploratório, de abordagem qualitativa, objetivou investigar o relacionamento intergeracional e as práticas de apoio presentes no cotidiano de famílias de crianças com necessidades especiais. Participaram do estudo cinco mães, avós e irmãos mais velhos de crianças com deficiência, que responderam a roteiros de entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram analisadas qualitativamente por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Verificou-se que as avós apresentam-se como importante fonte de apoio à família ao dedicarem, inclusive, atenção e cuidado ao irmão da criança com necessidades especiais. O estudo revela um relacionamento intergeracional positivo entre avós e netos. Destaca-se a necessidade de direcionar maior atenção especializada a esses membros da família e para a continuidade de investigação sobre o tema.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382012000400008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382012000400008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-65382012000400008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.18 n.4 2012
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212573509582848