A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE DE CONCEITOS PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM AUTORREGULADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100324 |
Resumo: | RESUMO: Nas últimas décadas, o termo autorregulação tem sido mencionado em pesquisas de diferentes áreas, entre elas a Educação. Devido a essa crescente utilização, questiona-se: quais são os elementos comuns no conceito de aprendizagem autorregulada apresentados em pesquisas internacionais? Neste estudo foram associados os métodos de revisão integrativa e de análise de conceitos. Na primeira etapa da análise de conceitos foi realizado um levantamento de artigos revisados por pares no Portal de Periódicos da CAPES, resultando em 372 trabalhos que permitiram indicar as áreas de utilização do termo. Na segunda etapa, aplicando os critérios de revisão integrativa, foram selecionados 67 trabalhos na base de periódicos ERIC. Entre os fatores comuns foi possível identificar que o processo de aprendizagem autorregulada inclui planejamento, autonomia, implementação de objetivos, metas e estratégias, controle de emoções, gerenciamento do tempo, valorização do conhecimento e execução de tarefas com êxito. |
id |
ABRAPEE-1_18fb886fe0c3473145e22f547854d01d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572022000100324 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE DE CONCEITOS PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM AUTORREGULADAaprendizagem autorreguladaaprendizagemmétodo de análise de conceitosRESUMO: Nas últimas décadas, o termo autorregulação tem sido mencionado em pesquisas de diferentes áreas, entre elas a Educação. Devido a essa crescente utilização, questiona-se: quais são os elementos comuns no conceito de aprendizagem autorregulada apresentados em pesquisas internacionais? Neste estudo foram associados os métodos de revisão integrativa e de análise de conceitos. Na primeira etapa da análise de conceitos foi realizado um levantamento de artigos revisados por pares no Portal de Periódicos da CAPES, resultando em 372 trabalhos que permitiram indicar as áreas de utilização do termo. Na segunda etapa, aplicando os critérios de revisão integrativa, foram selecionados 67 trabalhos na base de periódicos ERIC. Entre os fatores comuns foi possível identificar que o processo de aprendizagem autorregulada inclui planejamento, autonomia, implementação de objetivos, metas e estratégias, controle de emoções, gerenciamento do tempo, valorização do conhecimento e execução de tarefas com êxito.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100324Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392022241008info:eu-repo/semantics/openAccessVosgerau,Dilmeire Sant'Anna RamosElias,Ana Paula de Andrade Janzpor2022-12-15T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572022000100324Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2022-12-15T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE DE CONCEITOS PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM AUTORREGULADA |
title |
A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE DE CONCEITOS PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM AUTORREGULADA |
spellingShingle |
A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE DE CONCEITOS PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM AUTORREGULADA Vosgerau,Dilmeire Sant'Anna Ramos aprendizagem autorregulada aprendizagem método de análise de conceitos |
title_short |
A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE DE CONCEITOS PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM AUTORREGULADA |
title_full |
A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE DE CONCEITOS PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM AUTORREGULADA |
title_fullStr |
A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE DE CONCEITOS PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM AUTORREGULADA |
title_full_unstemmed |
A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE DE CONCEITOS PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM AUTORREGULADA |
title_sort |
A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE DE CONCEITOS PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM AUTORREGULADA |
author |
Vosgerau,Dilmeire Sant'Anna Ramos |
author_facet |
Vosgerau,Dilmeire Sant'Anna Ramos Elias,Ana Paula de Andrade Janz |
author_role |
author |
author2 |
Elias,Ana Paula de Andrade Janz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vosgerau,Dilmeire Sant'Anna Ramos Elias,Ana Paula de Andrade Janz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem autorregulada aprendizagem método de análise de conceitos |
topic |
aprendizagem autorregulada aprendizagem método de análise de conceitos |
description |
RESUMO: Nas últimas décadas, o termo autorregulação tem sido mencionado em pesquisas de diferentes áreas, entre elas a Educação. Devido a essa crescente utilização, questiona-se: quais são os elementos comuns no conceito de aprendizagem autorregulada apresentados em pesquisas internacionais? Neste estudo foram associados os métodos de revisão integrativa e de análise de conceitos. Na primeira etapa da análise de conceitos foi realizado um levantamento de artigos revisados por pares no Portal de Periódicos da CAPES, resultando em 372 trabalhos que permitiram indicar as áreas de utilização do termo. Na segunda etapa, aplicando os critérios de revisão integrativa, foram selecionados 67 trabalhos na base de periódicos ERIC. Entre os fatores comuns foi possível identificar que o processo de aprendizagem autorregulada inclui planejamento, autonomia, implementação de objetivos, metas e estratégias, controle de emoções, gerenciamento do tempo, valorização do conhecimento e execução de tarefas com êxito. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100324 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100324 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-35392022241008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212607804309504 |