Estratégias de leitura e compreensão textual em universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cantalice,Lucicleide Maria de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Oliveira,Katya Luciane de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000200004
Resumo: O objetivo deste estudo foi explorar a compreensão textual em universitários e o uso das estratégias metacognitivas de leitura, considerando a faixa etária dos mesmos. Cento e dez universitários (110) do curso de psicologia de uma universidade privada paulista participaram da investigação. Foram utilizados uma escala de estratégias metacognitivas de leitura e um texto de 250 vocábulos preparado segundo a técnica de Cloze em sua versão tradicional, cuja característica é a omissão de todos os quintos vocábulos do texto. A aplicação foi coletiva naqueles estudantes que consentiram participar. Os dados foram submetidos à estatística inferencial e evidenciaram relação estatisticamente significativa entre a pontuação na escala de estratégias metacognitivas de leitura e os escores do Cloze. Foi possível também evidenciar diferenças na pontuação na compreensão em leitura dos estudantes, considerando a faixa etária dos mesmos.
id ABRAPEE-1_20521422f6938cf343f2a7bfd7c478d7
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572009000200004
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Estratégias de leitura e compreensão textual em universitáriosLeituraTeste de ClozeEstudantes universitáriosO objetivo deste estudo foi explorar a compreensão textual em universitários e o uso das estratégias metacognitivas de leitura, considerando a faixa etária dos mesmos. Cento e dez universitários (110) do curso de psicologia de uma universidade privada paulista participaram da investigação. Foram utilizados uma escala de estratégias metacognitivas de leitura e um texto de 250 vocábulos preparado segundo a técnica de Cloze em sua versão tradicional, cuja característica é a omissão de todos os quintos vocábulos do texto. A aplicação foi coletiva naqueles estudantes que consentiram participar. Os dados foram submetidos à estatística inferencial e evidenciaram relação estatisticamente significativa entre a pontuação na escala de estratégias metacognitivas de leitura e os escores do Cloze. Foi possível também evidenciar diferenças na pontuação na compreensão em leitura dos estudantes, considerando a faixa etária dos mesmos.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000200004Psicologia Escolar e Educacional v.13 n.2 2009reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572009000200004info:eu-repo/semantics/openAccessCantalice,Lucicleide Maria deOliveira,Katya Luciane depor2010-10-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572009000200004Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-10-21T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de leitura e compreensão textual em universitários
title Estratégias de leitura e compreensão textual em universitários
spellingShingle Estratégias de leitura e compreensão textual em universitários
Cantalice,Lucicleide Maria de
Leitura
Teste de Cloze
Estudantes universitários
title_short Estratégias de leitura e compreensão textual em universitários
title_full Estratégias de leitura e compreensão textual em universitários
title_fullStr Estratégias de leitura e compreensão textual em universitários
title_full_unstemmed Estratégias de leitura e compreensão textual em universitários
title_sort Estratégias de leitura e compreensão textual em universitários
author Cantalice,Lucicleide Maria de
author_facet Cantalice,Lucicleide Maria de
Oliveira,Katya Luciane de
author_role author
author2 Oliveira,Katya Luciane de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cantalice,Lucicleide Maria de
Oliveira,Katya Luciane de
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Teste de Cloze
Estudantes universitários
topic Leitura
Teste de Cloze
Estudantes universitários
description O objetivo deste estudo foi explorar a compreensão textual em universitários e o uso das estratégias metacognitivas de leitura, considerando a faixa etária dos mesmos. Cento e dez universitários (110) do curso de psicologia de uma universidade privada paulista participaram da investigação. Foram utilizados uma escala de estratégias metacognitivas de leitura e um texto de 250 vocábulos preparado segundo a técnica de Cloze em sua versão tradicional, cuja característica é a omissão de todos os quintos vocábulos do texto. A aplicação foi coletiva naqueles estudantes que consentiram participar. Os dados foram submetidos à estatística inferencial e evidenciaram relação estatisticamente significativa entre a pontuação na escala de estratégias metacognitivas de leitura e os escores do Cloze. Foi possível também evidenciar diferenças na pontuação na compreensão em leitura dos estudantes, considerando a faixa etária dos mesmos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572009000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.13 n.2 2009
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605270949888