Psicólogo e escola: a compreensão de estudantes do ensino fundamental sobre esta relação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant'Ana,Izabella Mendes
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Euzébios Filho,Antonio, Lacerda Junior,Fernando, Guzzo,Raquel Souza Lobo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000100004
Resumo: Este estudo visou compreender como alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Campinas percebiam o papel do psicólogo na escola. As informações foram obtidas por meio de desenhos e escrita para 127 alunos de 1ª a 4ª séries e de respostas a duas perguntas sobre a atuação do psicólogo para 113 alunos de 5ª a 8ª séries. Os resultados apontaram que, em geral, os alunos perceberam o psicólogo como um profissional que conversa sobre a vida e fornece apoio à comunidade escolar, atuando como mediador nas interações sociais ocorridas nesse contexto. As expectativas dos alunos de 5ª a 8ª séries acerca do trabalho do psicólogo envolveram: orientação, ajuda à escola e seus agentes na resolução de problemas e participação ativa no cotidiano escolar. Foi evidenciada uma tendência positiva quanto à inserção do psicólogo na escola na visão dos estudantes, mesmo com limitações na compreensão do seu papel.
id ABRAPEE-1_3527f7f0c80dd0fcf100c749a688f86e
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572009000100004
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Psicólogo e escola: a compreensão de estudantes do ensino fundamental sobre esta relaçãoPsicologia escolarEstudantes de 1o. grauPsicológos escolaresEste estudo visou compreender como alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Campinas percebiam o papel do psicólogo na escola. As informações foram obtidas por meio de desenhos e escrita para 127 alunos de 1ª a 4ª séries e de respostas a duas perguntas sobre a atuação do psicólogo para 113 alunos de 5ª a 8ª séries. Os resultados apontaram que, em geral, os alunos perceberam o psicólogo como um profissional que conversa sobre a vida e fornece apoio à comunidade escolar, atuando como mediador nas interações sociais ocorridas nesse contexto. As expectativas dos alunos de 5ª a 8ª séries acerca do trabalho do psicólogo envolveram: orientação, ajuda à escola e seus agentes na resolução de problemas e participação ativa no cotidiano escolar. Foi evidenciada uma tendência positiva quanto à inserção do psicólogo na escola na visão dos estudantes, mesmo com limitações na compreensão do seu papel.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000100004Psicologia Escolar e Educacional v.13 n.1 2009reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572009000100004info:eu-repo/semantics/openAccessSant'Ana,Izabella MendesEuzébios Filho,AntonioLacerda Junior,FernandoGuzzo,Raquel Souza Lobopor2010-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572009000100004Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-10-07T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicólogo e escola: a compreensão de estudantes do ensino fundamental sobre esta relação
title Psicólogo e escola: a compreensão de estudantes do ensino fundamental sobre esta relação
spellingShingle Psicólogo e escola: a compreensão de estudantes do ensino fundamental sobre esta relação
Sant'Ana,Izabella Mendes
Psicologia escolar
Estudantes de 1o. grau
Psicológos escolares
title_short Psicólogo e escola: a compreensão de estudantes do ensino fundamental sobre esta relação
title_full Psicólogo e escola: a compreensão de estudantes do ensino fundamental sobre esta relação
title_fullStr Psicólogo e escola: a compreensão de estudantes do ensino fundamental sobre esta relação
title_full_unstemmed Psicólogo e escola: a compreensão de estudantes do ensino fundamental sobre esta relação
title_sort Psicólogo e escola: a compreensão de estudantes do ensino fundamental sobre esta relação
author Sant'Ana,Izabella Mendes
author_facet Sant'Ana,Izabella Mendes
Euzébios Filho,Antonio
Lacerda Junior,Fernando
Guzzo,Raquel Souza Lobo
author_role author
author2 Euzébios Filho,Antonio
Lacerda Junior,Fernando
Guzzo,Raquel Souza Lobo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sant'Ana,Izabella Mendes
Euzébios Filho,Antonio
Lacerda Junior,Fernando
Guzzo,Raquel Souza Lobo
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia escolar
Estudantes de 1o. grau
Psicológos escolares
topic Psicologia escolar
Estudantes de 1o. grau
Psicológos escolares
description Este estudo visou compreender como alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Campinas percebiam o papel do psicólogo na escola. As informações foram obtidas por meio de desenhos e escrita para 127 alunos de 1ª a 4ª séries e de respostas a duas perguntas sobre a atuação do psicólogo para 113 alunos de 5ª a 8ª séries. Os resultados apontaram que, em geral, os alunos perceberam o psicólogo como um profissional que conversa sobre a vida e fornece apoio à comunidade escolar, atuando como mediador nas interações sociais ocorridas nesse contexto. As expectativas dos alunos de 5ª a 8ª séries acerca do trabalho do psicólogo envolveram: orientação, ajuda à escola e seus agentes na resolução de problemas e participação ativa no cotidiano escolar. Foi evidenciada uma tendência positiva quanto à inserção do psicólogo na escola na visão dos estudantes, mesmo com limitações na compreensão do seu papel.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572009000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.13 n.1 2009
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605004611584