Condições temporais e pessoais de estudo em universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571998000300006 |
Resumo: | A etapa de formação universitária é de fundamental importância para a capacitação profissional e sua viabilidade depende de condições adequadas. Assim, o presente estudo teve como objetivo verificar as condições temporais e pessoais de estudo de universitários. Serviram como sujeitos 181 alunos concluintes dos cursos de Psicologia, Engenharia Civil e Farmácia, dos turnos diurno e noturno de uma universidade particular comunitária. Os dados foram coletados por meio de um questionário e foram encontradas diferenças significativas, tanto no que se refere às condições temporais como pessoais, entre alunos de diferentes cursos e turnos, identificando-se dificuldades que devem ser superadas pela utilização de estratégias de ensinoaprendizagem mais adequadas ao perfil e condições dos alunos, visando uma preparação para o enfrentamento das exigências profissionais do mundo atual. |
id |
ABRAPEE-1_3ca8894f1194c67bb61e03c8b5a3542b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85571998000300006 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Condições temporais e pessoais de estudo em universitáriosUniversitárioHábitos de EstudoEnsino SuperiorCondições de EstudoA etapa de formação universitária é de fundamental importância para a capacitação profissional e sua viabilidade depende de condições adequadas. Assim, o presente estudo teve como objetivo verificar as condições temporais e pessoais de estudo de universitários. Serviram como sujeitos 181 alunos concluintes dos cursos de Psicologia, Engenharia Civil e Farmácia, dos turnos diurno e noturno de uma universidade particular comunitária. Os dados foram coletados por meio de um questionário e foram encontradas diferenças significativas, tanto no que se refere às condições temporais como pessoais, entre alunos de diferentes cursos e turnos, identificando-se dificuldades que devem ser superadas pela utilização de estratégias de ensinoaprendizagem mais adequadas ao perfil e condições dos alunos, visando uma preparação para o enfrentamento das exigências profissionais do mundo atual.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)1998-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571998000300006Psicologia Escolar e Educacional v.2 n.3 1998reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85571998000300006info:eu-repo/semantics/openAccessCarelli,Maria José GuimarãesSantos,Acácia Aparecida Angeli dospor2011-05-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85571998000300006Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2011-05-10T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Condições temporais e pessoais de estudo em universitários |
title |
Condições temporais e pessoais de estudo em universitários |
spellingShingle |
Condições temporais e pessoais de estudo em universitários Carelli,Maria José Guimarães Universitário Hábitos de Estudo Ensino Superior Condições de Estudo |
title_short |
Condições temporais e pessoais de estudo em universitários |
title_full |
Condições temporais e pessoais de estudo em universitários |
title_fullStr |
Condições temporais e pessoais de estudo em universitários |
title_full_unstemmed |
Condições temporais e pessoais de estudo em universitários |
title_sort |
Condições temporais e pessoais de estudo em universitários |
author |
Carelli,Maria José Guimarães |
author_facet |
Carelli,Maria José Guimarães Santos,Acácia Aparecida Angeli dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos,Acácia Aparecida Angeli dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carelli,Maria José Guimarães Santos,Acácia Aparecida Angeli dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universitário Hábitos de Estudo Ensino Superior Condições de Estudo |
topic |
Universitário Hábitos de Estudo Ensino Superior Condições de Estudo |
description |
A etapa de formação universitária é de fundamental importância para a capacitação profissional e sua viabilidade depende de condições adequadas. Assim, o presente estudo teve como objetivo verificar as condições temporais e pessoais de estudo de universitários. Serviram como sujeitos 181 alunos concluintes dos cursos de Psicologia, Engenharia Civil e Farmácia, dos turnos diurno e noturno de uma universidade particular comunitária. Os dados foram coletados por meio de um questionário e foram encontradas diferenças significativas, tanto no que se refere às condições temporais como pessoais, entre alunos de diferentes cursos e turnos, identificando-se dificuldades que devem ser superadas pela utilização de estratégias de ensinoaprendizagem mais adequadas ao perfil e condições dos alunos, visando uma preparação para o enfrentamento das exigências profissionais do mundo atual. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571998000300006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571998000300006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85571998000300006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.2 n.3 1998 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212604129050624 |