Bullying: prevalência, implicações e diferenças entre os gêneros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira,Cláudia de Moraes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Hutz,Claudio Simon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572012000100004
Resumo: O presente estudo teve por objetivo levantar a ocorrência de bullying em crianças e adolescentes escolares da cidade de Porto Alegre. Investigou os tipos mais utilizados de bullying e a frequência com que ocorrem por sexo. Participaram 465 estudantes, sendo 52,7% do sexo masculino. O instrumento utilizado foi um questionário sobre bullying. Os resultados apontaram para um número elevado de estudantes envolvidos em bullying, bem como diferenças entre meninos e meninas quanto ao fenômeno. Concluiu-se que o bullying é um fenômeno de ocorrência muito comum no cenário escolar, o que alerta para a gravidade de um fenômeno que apresenta tantos prejuízos aos envolvidos em diferentes escolas ao redor do mundo. Novos estudos são sugeridos para esclarecer algumas das questões.
id ABRAPEE-1_48e2d198ec567da501eebcc4fabc9079
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572012000100004
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Bullying: prevalência, implicações e diferenças entre os gênerosBullyinggênerocrianças em idade escolarO presente estudo teve por objetivo levantar a ocorrência de bullying em crianças e adolescentes escolares da cidade de Porto Alegre. Investigou os tipos mais utilizados de bullying e a frequência com que ocorrem por sexo. Participaram 465 estudantes, sendo 52,7% do sexo masculino. O instrumento utilizado foi um questionário sobre bullying. Os resultados apontaram para um número elevado de estudantes envolvidos em bullying, bem como diferenças entre meninos e meninas quanto ao fenômeno. Concluiu-se que o bullying é um fenômeno de ocorrência muito comum no cenário escolar, o que alerta para a gravidade de um fenômeno que apresenta tantos prejuízos aos envolvidos em diferentes escolas ao redor do mundo. Novos estudos são sugeridos para esclarecer algumas das questões.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572012000100004Psicologia Escolar e Educacional v.16 n.1 2012reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572012000100004info:eu-repo/semantics/openAccessBandeira,Cláudia de MoraesHutz,Claudio Simonpor2012-07-26T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572012000100004Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2012-07-26T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Bullying: prevalência, implicações e diferenças entre os gêneros
title Bullying: prevalência, implicações e diferenças entre os gêneros
spellingShingle Bullying: prevalência, implicações e diferenças entre os gêneros
Bandeira,Cláudia de Moraes
Bullying
gênero
crianças em idade escolar
title_short Bullying: prevalência, implicações e diferenças entre os gêneros
title_full Bullying: prevalência, implicações e diferenças entre os gêneros
title_fullStr Bullying: prevalência, implicações e diferenças entre os gêneros
title_full_unstemmed Bullying: prevalência, implicações e diferenças entre os gêneros
title_sort Bullying: prevalência, implicações e diferenças entre os gêneros
author Bandeira,Cláudia de Moraes
author_facet Bandeira,Cláudia de Moraes
Hutz,Claudio Simon
author_role author
author2 Hutz,Claudio Simon
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bandeira,Cláudia de Moraes
Hutz,Claudio Simon
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
gênero
crianças em idade escolar
topic Bullying
gênero
crianças em idade escolar
description O presente estudo teve por objetivo levantar a ocorrência de bullying em crianças e adolescentes escolares da cidade de Porto Alegre. Investigou os tipos mais utilizados de bullying e a frequência com que ocorrem por sexo. Participaram 465 estudantes, sendo 52,7% do sexo masculino. O instrumento utilizado foi um questionário sobre bullying. Os resultados apontaram para um número elevado de estudantes envolvidos em bullying, bem como diferenças entre meninos e meninas quanto ao fenômeno. Concluiu-se que o bullying é um fenômeno de ocorrência muito comum no cenário escolar, o que alerta para a gravidade de um fenômeno que apresenta tantos prejuízos aos envolvidos em diferentes escolas ao redor do mundo. Novos estudos são sugeridos para esclarecer algumas das questões.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572012000100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572012000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572012000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.16 n.1 2012
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605639000064