O que se espera de uma educação criativa no futuro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572003000200005 |
Resumo: | Considerando as inovativas abordagens psicológicas, a criatividade, inteligência e talento propostas por J. Gallagher, uma educação criativa é imprescindível para enfrentar as rápidas mudanças na sociedade futura onde predominam a realidade virtual, a linguagem digital e o pensamento visual. São aqui discutidas as dimensões sociais do processo interativo com o meio abordadas por J. Renzulli, habilidades e competências a serem desenvolvidas, novas técnicas de solução de problemas, diversos tipos de currículos e outras estratégias de identificar performances e talentos, destacando-se os modelos de K. Urban e Z. Güenther. |
id |
ABRAPEE-1_4ffe9f5459371fd6fdde0a0ba0cad75d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572003000200005 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O que se espera de uma educação criativa no futuroCriatividadeInteligênciaEducaçãoConsiderando as inovativas abordagens psicológicas, a criatividade, inteligência e talento propostas por J. Gallagher, uma educação criativa é imprescindível para enfrentar as rápidas mudanças na sociedade futura onde predominam a realidade virtual, a linguagem digital e o pensamento visual. São aqui discutidas as dimensões sociais do processo interativo com o meio abordadas por J. Renzulli, habilidades e competências a serem desenvolvidas, novas técnicas de solução de problemas, diversos tipos de currículos e outras estratégias de identificar performances e talentos, destacando-se os modelos de K. Urban e Z. Güenther.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572003000200005Psicologia Escolar e Educacional v.7 n.2 2003reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572003000200005info:eu-repo/semantics/openAccessNovaes,Maria Helenapor2010-12-15T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572003000200005Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-12-15T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que se espera de uma educação criativa no futuro |
title |
O que se espera de uma educação criativa no futuro |
spellingShingle |
O que se espera de uma educação criativa no futuro Novaes,Maria Helena Criatividade Inteligência Educação |
title_short |
O que se espera de uma educação criativa no futuro |
title_full |
O que se espera de uma educação criativa no futuro |
title_fullStr |
O que se espera de uma educação criativa no futuro |
title_full_unstemmed |
O que se espera de uma educação criativa no futuro |
title_sort |
O que se espera de uma educação criativa no futuro |
author |
Novaes,Maria Helena |
author_facet |
Novaes,Maria Helena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Novaes,Maria Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade Inteligência Educação |
topic |
Criatividade Inteligência Educação |
description |
Considerando as inovativas abordagens psicológicas, a criatividade, inteligência e talento propostas por J. Gallagher, uma educação criativa é imprescindível para enfrentar as rápidas mudanças na sociedade futura onde predominam a realidade virtual, a linguagem digital e o pensamento visual. São aqui discutidas as dimensões sociais do processo interativo com o meio abordadas por J. Renzulli, habilidades e competências a serem desenvolvidas, novas técnicas de solução de problemas, diversos tipos de currículos e outras estratégias de identificar performances e talentos, destacando-se os modelos de K. Urban e Z. Güenther. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572003000200005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572003000200005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85572003000200005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.7 n.2 2003 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212604499197952 |