Criatividade : contextos, teorias e métodos, educação criativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Navarro, Cristiano André Hoppe
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/41847
Resumo: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021.
id UNB_dc2ce4240f6cfaa9c342027750739ad8
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/41847
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Criatividade : contextos, teorias e métodos, educação criativaCriatividade (Educação)Processo criativoInteligências múltiplasDissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021.Da “invenção da invenção” nos tempos pré-históricos à aceleração das transformações decorrentes da revolução científica e da emergência do capitalismo industrial demandando cada vez mais inovações colaborativas, atualmente o vetor da “disrupção permanente” toma a mudança quase a única constante na vida social. A criatividade é o que distingue o ser humano: Crio, logo existo. Sua originalidade e o valor decorrente são consensuais entre os autores, mas não a sua interpretação. Desde meados do Século XX, os modelos teóricos variaram da ênfase em estruturas mentais-individuais para uma leitura mais ampla, dos contextos societários, como na Psicologia Cultural da Criatividade. Amparada na teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner, a dissertação realizou estudo exploratório com um grupo de pesquisadores-criadores. Fundando-se no conhecimento adquirido nos planos teórico e metodológico, e inspirando-se na máxima Crio, logo transformo, o estudo desenvolveu um curso de criatividade naEducação destinado a refletir e agir “sobre”, “com” e “para” a criatividade. A proposta é ancorada em princípios como a complexidade, a transdisciplinaridade, a diversidade, a colaboração e o saber da experiência, bem como metodologias ativas que usem movimento, gamificação, integração curricular, ensino híbrido e personalizado. É assim desafiada a ultrapassada “educação bancária” do “quadrilátero inalterável” (Morin), trazendo a criatividade para o âmago do sistema educacional.From “the invention of invention” in pre-historical times to the acceleration of transformations resulting from the scientific revolution and the emergence of industrial capitalism, both requiring ever more collaborative innovations, the driver of “permanent disruption” currently makes change almost the single constant in social life. Creativity is what makes human beings unique: I create, therefore Iam. Its originality and resulting value are agreed by all authors, but not its interpretation. From the mid of the XX Century, teoretical models have varied their foci from individual and mental structures to a broader reading, those of societal contexts, as in the Cultural Psychology of Creativity. Supported by the theory of multiple intelligences by Howard Gardner, this MA dissertation developed an exploratory study with a group of creators-researchers. Under the knowledge accumulated in theories and methodologies, but also inspired in the maxim Icreate, therefore Itransform, this study proposed a course on creativity in Education. It was prepared to think and act “over”, “with” and “for” creativity. The proposal is anchored in principies such as complexity, transdisciplinarity, diversity, collaboration and the knowledge ofexperience, as well as active methodologiesthat are based in movement, game(ification), curriculum integration, blended leaming and customized teaching. All these to overcome obsolete “seating education” typical of the “unaltered quadrilateral”, thus bringing creativity to the core of the educational system.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalMaia, Hélio José Santosmailto:cristianohoppenavarro@gmail.comNavarro, Cristiano André Hoppe2021-08-23T16:37:07Z2021-08-23T16:37:07Z2021-08-232021-05-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNAVARRO, Cristiano André Hoppe. Criatividade: contextos, teorias e métodos, educação criativa. 2021. 239 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/41847A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-27T01:04:44Zoai:repositorio.unb.br:10482/41847Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-27T01:04:44Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Criatividade : contextos, teorias e métodos, educação criativa
title Criatividade : contextos, teorias e métodos, educação criativa
spellingShingle Criatividade : contextos, teorias e métodos, educação criativa
Navarro, Cristiano André Hoppe
Criatividade (Educação)
Processo criativo
Inteligências múltiplas
title_short Criatividade : contextos, teorias e métodos, educação criativa
title_full Criatividade : contextos, teorias e métodos, educação criativa
title_fullStr Criatividade : contextos, teorias e métodos, educação criativa
title_full_unstemmed Criatividade : contextos, teorias e métodos, educação criativa
title_sort Criatividade : contextos, teorias e métodos, educação criativa
author Navarro, Cristiano André Hoppe
author_facet Navarro, Cristiano André Hoppe
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia, Hélio José Santos
mailto:cristianohoppenavarro@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Navarro, Cristiano André Hoppe
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade (Educação)
Processo criativo
Inteligências múltiplas
topic Criatividade (Educação)
Processo criativo
Inteligências múltiplas
description Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-23T16:37:07Z
2021-08-23T16:37:07Z
2021-08-23
2021-05-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NAVARRO, Cristiano André Hoppe. Criatividade: contextos, teorias e métodos, educação criativa. 2021. 239 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/41847
identifier_str_mv NAVARRO, Cristiano André Hoppe. Criatividade: contextos, teorias e métodos, educação criativa. 2021. 239 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/41847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508232417214464