A INFLUÊNCIA DA CRENÇA DE AUTOEFICÁCIA NO DESEMPENHO DOS ALUNOS DO IFMG - BAMBUÍ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes,Adalberto Nunes de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alves,Bruna de Melo, Barbosa,Rosemary Pereira Costa e, Campos,Patrícia Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100321
Resumo: RESUMO Autoeficácia é um conceito da Teoria Social Cognitiva que trata da capacidade da própria pessoa se organizar e executar ações para atingir metas. Neste estudo foi desenvolvida uma pesquisa que procurou averiguar os motivos que denotam baixo desempenho de alunos quando cursando a disciplina de Cálculo. Uma das hipóteses investigadas trata da avaliação da influência das crenças de autoeficácia utilizando como campo de estudo o corpo discente do IFMG - Campus Bambuí. A pesquisa foi desenvolvida com base na aplicação de duas etapas distintas de cunho descritivo e qualitativo que levaram em conta o início e o final das disciplinas. Os resultados apontaram a existência de crenças de autoeficácia nos alunos iniciantes que se fortaleceram nos alunos concluintes. Com base nisso, pode-se destacar a importância do professor no processo de formação da autoeficácia do aluno, a necessidade de se desenvolver novas metodologias e, também, a relevância do suporte pedagógico e psicológico.
id ABRAPEE-1_57618f29593e4bf65f7b04ebd05c6265
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572020000100321
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling A INFLUÊNCIA DA CRENÇA DE AUTOEFICÁCIA NO DESEMPENHO DOS ALUNOS DO IFMG - BAMBUÍAutoeficáciarendimento escolarTeoria Social CognitivaRESUMO Autoeficácia é um conceito da Teoria Social Cognitiva que trata da capacidade da própria pessoa se organizar e executar ações para atingir metas. Neste estudo foi desenvolvida uma pesquisa que procurou averiguar os motivos que denotam baixo desempenho de alunos quando cursando a disciplina de Cálculo. Uma das hipóteses investigadas trata da avaliação da influência das crenças de autoeficácia utilizando como campo de estudo o corpo discente do IFMG - Campus Bambuí. A pesquisa foi desenvolvida com base na aplicação de duas etapas distintas de cunho descritivo e qualitativo que levaram em conta o início e o final das disciplinas. Os resultados apontaram a existência de crenças de autoeficácia nos alunos iniciantes que se fortaleceram nos alunos concluintes. Com base nisso, pode-se destacar a importância do professor no processo de formação da autoeficácia do aluno, a necessidade de se desenvolver novas metodologias e, também, a relevância do suporte pedagógico e psicológico.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100321Psicologia Escolar e Educacional v.24 2020reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392020202380info:eu-repo/semantics/openAccessMenezes,Adalberto Nunes deAlves,Bruna de MeloBarbosa,Rosemary Pereira Costa eCampos,Patrícia Carvalhopor2020-08-17T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572020000100321Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2020-08-17T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv A INFLUÊNCIA DA CRENÇA DE AUTOEFICÁCIA NO DESEMPENHO DOS ALUNOS DO IFMG - BAMBUÍ
title A INFLUÊNCIA DA CRENÇA DE AUTOEFICÁCIA NO DESEMPENHO DOS ALUNOS DO IFMG - BAMBUÍ
spellingShingle A INFLUÊNCIA DA CRENÇA DE AUTOEFICÁCIA NO DESEMPENHO DOS ALUNOS DO IFMG - BAMBUÍ
Menezes,Adalberto Nunes de
Autoeficácia
rendimento escolar
Teoria Social Cognitiva
title_short A INFLUÊNCIA DA CRENÇA DE AUTOEFICÁCIA NO DESEMPENHO DOS ALUNOS DO IFMG - BAMBUÍ
title_full A INFLUÊNCIA DA CRENÇA DE AUTOEFICÁCIA NO DESEMPENHO DOS ALUNOS DO IFMG - BAMBUÍ
title_fullStr A INFLUÊNCIA DA CRENÇA DE AUTOEFICÁCIA NO DESEMPENHO DOS ALUNOS DO IFMG - BAMBUÍ
title_full_unstemmed A INFLUÊNCIA DA CRENÇA DE AUTOEFICÁCIA NO DESEMPENHO DOS ALUNOS DO IFMG - BAMBUÍ
title_sort A INFLUÊNCIA DA CRENÇA DE AUTOEFICÁCIA NO DESEMPENHO DOS ALUNOS DO IFMG - BAMBUÍ
author Menezes,Adalberto Nunes de
author_facet Menezes,Adalberto Nunes de
Alves,Bruna de Melo
Barbosa,Rosemary Pereira Costa e
Campos,Patrícia Carvalho
author_role author
author2 Alves,Bruna de Melo
Barbosa,Rosemary Pereira Costa e
Campos,Patrícia Carvalho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes,Adalberto Nunes de
Alves,Bruna de Melo
Barbosa,Rosemary Pereira Costa e
Campos,Patrícia Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Autoeficácia
rendimento escolar
Teoria Social Cognitiva
topic Autoeficácia
rendimento escolar
Teoria Social Cognitiva
description RESUMO Autoeficácia é um conceito da Teoria Social Cognitiva que trata da capacidade da própria pessoa se organizar e executar ações para atingir metas. Neste estudo foi desenvolvida uma pesquisa que procurou averiguar os motivos que denotam baixo desempenho de alunos quando cursando a disciplina de Cálculo. Uma das hipóteses investigadas trata da avaliação da influência das crenças de autoeficácia utilizando como campo de estudo o corpo discente do IFMG - Campus Bambuí. A pesquisa foi desenvolvida com base na aplicação de duas etapas distintas de cunho descritivo e qualitativo que levaram em conta o início e o final das disciplinas. Os resultados apontaram a existência de crenças de autoeficácia nos alunos iniciantes que se fortaleceram nos alunos concluintes. Com base nisso, pode-se destacar a importância do professor no processo de formação da autoeficácia do aluno, a necessidade de se desenvolver novas metodologias e, também, a relevância do suporte pedagógico e psicológico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100321
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392020202380
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.24 2020
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607398510592