Concepções e práticas de psicólogos escolares junto a docentes de escolas públicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100071 |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou identificar as ações dos psicólogos escolares junto a professores de escolas públicas de João Pessoa (PB). Considerou-se que o trabalho do psicólogo com docentes favorece o processo de ensino-aprendizagem e contribui na mediação das relações interpessoais no interior da escola. Para tanto, foram entrevistados doze psicólogos de escolas públicas da primeira fase do Ensino Fundamental. Os resultados demonstraram que os psicólogos entrevistados atuam orientados por um embasamento teórico marcadamente clínico, embora também tenham sido identificados relatos de ações em torno de projetos e oficinas, trabalhos com a equipe pedagógica e intervenções em sala de aula. Os resultados deste estudo reafirmam a importância de uma atuação contextualizada por parte dos psicólogos escolares e a necessidade de uma formação continuada do professor na perspectiva do desenvolvimento de competências que contribuam para os processos de ensino e aprendizagem. |
id |
ABRAPEE-1_5bd5aba4340d8d43c701fb40da467d36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572015000100071 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções e práticas de psicólogos escolares junto a docentes de escolas públicasPsicologia Escolartrabalho docenteatuaçãoEsta pesquisa objetivou identificar as ações dos psicólogos escolares junto a professores de escolas públicas de João Pessoa (PB). Considerou-se que o trabalho do psicólogo com docentes favorece o processo de ensino-aprendizagem e contribui na mediação das relações interpessoais no interior da escola. Para tanto, foram entrevistados doze psicólogos de escolas públicas da primeira fase do Ensino Fundamental. Os resultados demonstraram que os psicólogos entrevistados atuam orientados por um embasamento teórico marcadamente clínico, embora também tenham sido identificados relatos de ações em torno de projetos e oficinas, trabalhos com a equipe pedagógica e intervenções em sala de aula. Os resultados deste estudo reafirmam a importância de uma atuação contextualizada por parte dos psicólogos escolares e a necessidade de uma formação continuada do professor na perspectiva do desenvolvimento de competências que contribuam para os processos de ensino e aprendizagem.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100071Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.1 2015reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539/2015/0191799info:eu-repo/semantics/openAccessAquino,Fabíola de Sousa BrazLins,Raphaela Priscilla SantosCavalcante,Lorena de AlmeidaGomes,Aline Rodriguespor2015-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572015000100071Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2015-09-10T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções e práticas de psicólogos escolares junto a docentes de escolas públicas |
title |
Concepções e práticas de psicólogos escolares junto a docentes de escolas públicas |
spellingShingle |
Concepções e práticas de psicólogos escolares junto a docentes de escolas públicas Aquino,Fabíola de Sousa Braz Psicologia Escolar trabalho docente atuação |
title_short |
Concepções e práticas de psicólogos escolares junto a docentes de escolas públicas |
title_full |
Concepções e práticas de psicólogos escolares junto a docentes de escolas públicas |
title_fullStr |
Concepções e práticas de psicólogos escolares junto a docentes de escolas públicas |
title_full_unstemmed |
Concepções e práticas de psicólogos escolares junto a docentes de escolas públicas |
title_sort |
Concepções e práticas de psicólogos escolares junto a docentes de escolas públicas |
author |
Aquino,Fabíola de Sousa Braz |
author_facet |
Aquino,Fabíola de Sousa Braz Lins,Raphaela Priscilla Santos Cavalcante,Lorena de Almeida Gomes,Aline Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Lins,Raphaela Priscilla Santos Cavalcante,Lorena de Almeida Gomes,Aline Rodrigues |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aquino,Fabíola de Sousa Braz Lins,Raphaela Priscilla Santos Cavalcante,Lorena de Almeida Gomes,Aline Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Escolar trabalho docente atuação |
topic |
Psicologia Escolar trabalho docente atuação |
description |
Esta pesquisa objetivou identificar as ações dos psicólogos escolares junto a professores de escolas públicas de João Pessoa (PB). Considerou-se que o trabalho do psicólogo com docentes favorece o processo de ensino-aprendizagem e contribui na mediação das relações interpessoais no interior da escola. Para tanto, foram entrevistados doze psicólogos de escolas públicas da primeira fase do Ensino Fundamental. Os resultados demonstraram que os psicólogos entrevistados atuam orientados por um embasamento teórico marcadamente clínico, embora também tenham sido identificados relatos de ações em torno de projetos e oficinas, trabalhos com a equipe pedagógica e intervenções em sala de aula. Os resultados deste estudo reafirmam a importância de uma atuação contextualizada por parte dos psicólogos escolares e a necessidade de uma formação continuada do professor na perspectiva do desenvolvimento de competências que contribuam para os processos de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100071 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-3539/2015/0191799 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.1 2015 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212606117150720 |