Concepções e Práticas de Psicólogos Escolares e Docentes acerca da Inclusão Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000200255 |
Resumo: | Resumo A literatura refere que, embora a matrícula e permanência de todo e qualquer aluno seja assegurada por inúmeros dispositivos jurídicos, verificam-se, no contexto brasileiro, atrasos e desafios para alcançar uma inclusão escolar satisfatória. Observa-se, muitas vezes, a inserção de crianças com necessidades educacionais especiais sem que a escola desenvolva condições físicas e de apoio favoráveis para recebê-las ou sem que objetive potencializar as habilidades destas crianças. Frente ao exposto, considerou-se pertinente analisar concepções e práticas de psicólogos escolares e docentes da cidade de João Pessoa acerca da inclusão escolar. Para tanto, realizaram-se entrevistas semiestruturadas, baseadas na literatura da área escolar, com quinze psicólogos e quinze docentes de escolas públicas. Os resultados revelaram que, embora a maioria dos docentes e psicólogos mostre-se favorável à inclusão escolar, suas ações ainda se encontram distantes da perspectiva inclusiva defendida por pesquisadores e profissionais que se debruçam sobre esta questão. |
id |
CFP-1_ea3b4a44d8081642ab8d6b1e142e99fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932016000200255 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções e Práticas de Psicólogos Escolares e Docentes acerca da Inclusão EscolarInclusão EscolarProfessoresPsicologia EscolarResumo A literatura refere que, embora a matrícula e permanência de todo e qualquer aluno seja assegurada por inúmeros dispositivos jurídicos, verificam-se, no contexto brasileiro, atrasos e desafios para alcançar uma inclusão escolar satisfatória. Observa-se, muitas vezes, a inserção de crianças com necessidades educacionais especiais sem que a escola desenvolva condições físicas e de apoio favoráveis para recebê-las ou sem que objetive potencializar as habilidades destas crianças. Frente ao exposto, considerou-se pertinente analisar concepções e práticas de psicólogos escolares e docentes da cidade de João Pessoa acerca da inclusão escolar. Para tanto, realizaram-se entrevistas semiestruturadas, baseadas na literatura da área escolar, com quinze psicólogos e quinze docentes de escolas públicas. Os resultados revelaram que, embora a maioria dos docentes e psicólogos mostre-se favorável à inclusão escolar, suas ações ainda se encontram distantes da perspectiva inclusiva defendida por pesquisadores e profissionais que se debruçam sobre esta questão.Conselho Federal de Psicologia2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000200255Psicologia: Ciência e Profissão v.36 n.2 2016reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703000442014info:eu-repo/semantics/openAccessBraz-Aquino,Fabíola de SousaFerreira,Ingrid Rayssa LucenaCavalcante,Lorena de Almeidapor2016-06-20T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932016000200255Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2016-06-20T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções e Práticas de Psicólogos Escolares e Docentes acerca da Inclusão Escolar |
title |
Concepções e Práticas de Psicólogos Escolares e Docentes acerca da Inclusão Escolar |
spellingShingle |
Concepções e Práticas de Psicólogos Escolares e Docentes acerca da Inclusão Escolar Braz-Aquino,Fabíola de Sousa Inclusão Escolar Professores Psicologia Escolar |
title_short |
Concepções e Práticas de Psicólogos Escolares e Docentes acerca da Inclusão Escolar |
title_full |
Concepções e Práticas de Psicólogos Escolares e Docentes acerca da Inclusão Escolar |
title_fullStr |
Concepções e Práticas de Psicólogos Escolares e Docentes acerca da Inclusão Escolar |
title_full_unstemmed |
Concepções e Práticas de Psicólogos Escolares e Docentes acerca da Inclusão Escolar |
title_sort |
Concepções e Práticas de Psicólogos Escolares e Docentes acerca da Inclusão Escolar |
author |
Braz-Aquino,Fabíola de Sousa |
author_facet |
Braz-Aquino,Fabíola de Sousa Ferreira,Ingrid Rayssa Lucena Cavalcante,Lorena de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira,Ingrid Rayssa Lucena Cavalcante,Lorena de Almeida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braz-Aquino,Fabíola de Sousa Ferreira,Ingrid Rayssa Lucena Cavalcante,Lorena de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Escolar Professores Psicologia Escolar |
topic |
Inclusão Escolar Professores Psicologia Escolar |
description |
Resumo A literatura refere que, embora a matrícula e permanência de todo e qualquer aluno seja assegurada por inúmeros dispositivos jurídicos, verificam-se, no contexto brasileiro, atrasos e desafios para alcançar uma inclusão escolar satisfatória. Observa-se, muitas vezes, a inserção de crianças com necessidades educacionais especiais sem que a escola desenvolva condições físicas e de apoio favoráveis para recebê-las ou sem que objetive potencializar as habilidades destas crianças. Frente ao exposto, considerou-se pertinente analisar concepções e práticas de psicólogos escolares e docentes da cidade de João Pessoa acerca da inclusão escolar. Para tanto, realizaram-se entrevistas semiestruturadas, baseadas na literatura da área escolar, com quinze psicólogos e quinze docentes de escolas públicas. Os resultados revelaram que, embora a maioria dos docentes e psicólogos mostre-se favorável à inclusão escolar, suas ações ainda se encontram distantes da perspectiva inclusiva defendida por pesquisadores e profissionais que se debruçam sobre esta questão. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000200255 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000200255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-3703000442014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.36 n.2 2016 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122430539890688 |