O FEEDBACK ALUNO-ALUNO EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso,Ana Carolina Simões
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000100383
Resumo: RESUMO: Esta pesquisa, do tipo qualitativa e de cunho etnográfico, tem por objetivo investigar o feedback aluno-aluno em fóruns de discussão de um curso de extensão universitária on-line. O estudo fundamenta-se numa discussão sobre a interação entre alunos em cursos a distância e os diferentes tipos de feedback existentes na literatura. Os dados, gerados através de três diferentes instrumentos - análise das mensagens dos fóruns, questionário e entrevista -, permitiram categorizar os tipos de feedback aluno-aluno de acordo com o conteúdo, apontaram as razões que levam alunos a fornecer feedback a seus colegas, bem como a percepção dos alunos em relação ao feedback recebido.
id UNICAMP-12_37aaea4eb88ef4dc288de17721e16f05
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-18132018000100383
network_acronym_str UNICAMP-12
network_name_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling O FEEDBACK ALUNO-ALUNO EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEMfeedbackeducação a distânciainteraçãoRESUMO: Esta pesquisa, do tipo qualitativa e de cunho etnográfico, tem por objetivo investigar o feedback aluno-aluno em fóruns de discussão de um curso de extensão universitária on-line. O estudo fundamenta-se numa discussão sobre a interação entre alunos em cursos a distância e os diferentes tipos de feedback existentes na literatura. Os dados, gerados através de três diferentes instrumentos - análise das mensagens dos fóruns, questionário e entrevista -, permitiram categorizar os tipos de feedback aluno-aluno de acordo com o conteúdo, apontaram as razões que levam alunos a fornecer feedback a seus colegas, bem como a percepção dos alunos em relação ao feedback recebido.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2018-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000100383Trabalhos em Linguística Aplicada v.57 n.1 2018reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/010318138647945235301info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso,Ana Carolina Simõespor2018-04-24T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132018000100383Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:40.535750Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O FEEDBACK ALUNO-ALUNO EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
title O FEEDBACK ALUNO-ALUNO EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
spellingShingle O FEEDBACK ALUNO-ALUNO EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Cardoso,Ana Carolina Simões
feedback
educação a distância
interação
title_short O FEEDBACK ALUNO-ALUNO EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
title_full O FEEDBACK ALUNO-ALUNO EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
title_fullStr O FEEDBACK ALUNO-ALUNO EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed O FEEDBACK ALUNO-ALUNO EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
title_sort O FEEDBACK ALUNO-ALUNO EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
author Cardoso,Ana Carolina Simões
author_facet Cardoso,Ana Carolina Simões
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso,Ana Carolina Simões
dc.subject.por.fl_str_mv feedback
educação a distância
interação
topic feedback
educação a distância
interação
description RESUMO: Esta pesquisa, do tipo qualitativa e de cunho etnográfico, tem por objetivo investigar o feedback aluno-aluno em fóruns de discussão de um curso de extensão universitária on-line. O estudo fundamenta-se numa discussão sobre a interação entre alunos em cursos a distância e os diferentes tipos de feedback existentes na literatura. Os dados, gerados através de três diferentes instrumentos - análise das mensagens dos fóruns, questionário e entrevista -, permitiram categorizar os tipos de feedback aluno-aluno de acordo com o conteúdo, apontaram as razões que levam alunos a fornecer feedback a seus colegas, bem como a percepção dos alunos em relação ao feedback recebido.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000100383
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000100383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/010318138647945235301
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.source.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada v.57 n.1 2018
reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
collection Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216525752238080