Intervenção ortográfica em escolares com e sem dificuldades de escrita
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100105 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa aqui relatada consistiu em verificar os efeitos de um programa de intervenção em escolares com e sem dificuldades na escrita. Participaram 40 escolares do 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental público, distribuídos em dois grupos maiores: GI (20 escolares com dificuldades de escrita, subdivididos em GIe e GIc) e GII (20 escolares sem dificuldades de escrita, subdivididos em GIIe e GIIc). Em situação de pré e pós-testagem, os grupos foram submetidos à aplicação do Pró-Ortografia. Todos os grupos, de maneira geral, apresentaram médias de acertos que se tornaram superiores na pós-testagem, porém os resultados também mostraram que GIe e GIIe apresentaram melhor desempenho em relação a GIc e GIIc. Conclui-se que o programa de intervenção elaborado foi eficaz para os escolares deste estudo, indicando que ele possa auxiliar tanto professores quanto profissionais clínicos que atuem na área da educação, minimizando as dificuldades de escolares com defasagem ortográfica. |
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Intervenção ortográfica em escolares com e sem dificuldades de escritaIntervenção socialescritaaprendizagemO objetivo da pesquisa aqui relatada consistiu em verificar os efeitos de um programa de intervenção em escolares com e sem dificuldades na escrita. Participaram 40 escolares do 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental público, distribuídos em dois grupos maiores: GI (20 escolares com dificuldades de escrita, subdivididos em GIe e GIc) e GII (20 escolares sem dificuldades de escrita, subdivididos em GIIe e GIIc). Em situação de pré e pós-testagem, os grupos foram submetidos à aplicação do Pró-Ortografia. Todos os grupos, de maneira geral, apresentaram médias de acertos que se tornaram superiores na pós-testagem, porém os resultados também mostraram que GIe e GIIe apresentaram melhor desempenho em relação a GIc e GIIc. Conclui-se que o programa de intervenção elaborado foi eficaz para os escolares deste estudo, indicando que ele possa auxiliar tanto professores quanto profissionais clínicos que atuem na área da educação, minimizando as dificuldades de escolares com defasagem ortográfica.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100105Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.1 2015reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539/2015/0191808info:eu-repo/semantics/openAccessSampaio,Maria NobreCapellini,Simone Aparecidapor2015-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572015000100105Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2015-09-10T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
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O objetivo da pesquisa aqui relatada consistiu em verificar os efeitos de um programa de intervenção em escolares com e sem dificuldades na escrita. Participaram 40 escolares do 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental público, distribuídos em dois grupos maiores: GI (20 escolares com dificuldades de escrita, subdivididos em GIe e GIc) e GII (20 escolares sem dificuldades de escrita, subdivididos em GIIe e GIIc). Em situação de pré e pós-testagem, os grupos foram submetidos à aplicação do Pró-Ortografia. Todos os grupos, de maneira geral, apresentaram médias de acertos que se tornaram superiores na pós-testagem, porém os resultados também mostraram que GIe e GIIe apresentaram melhor desempenho em relação a GIc e GIIc. Conclui-se que o programa de intervenção elaborado foi eficaz para os escolares deste estudo, indicando que ele possa auxiliar tanto professores quanto profissionais clínicos que atuem na área da educação, minimizando as dificuldades de escolares com defasagem ortográfica. |
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