Intervenção ortográfica em escolares com e sem dificuldades de escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio,Maria Nobre
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Capellini,Simone Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100105
Resumo: O objetivo da pesquisa aqui relatada consistiu em verificar os efeitos de um programa de intervenção em escolares com e sem dificuldades na escrita. Participaram 40 escolares do 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental público, distribuídos em dois grupos maiores: GI (20 escolares com dificuldades de escrita, subdivididos em GIe e GIc) e GII (20 escolares sem dificuldades de escrita, subdivididos em GIIe e GIIc). Em situação de pré e pós-testagem, os grupos foram submetidos à aplicação do Pró-Ortografia. Todos os grupos, de maneira geral, apresentaram médias de acertos que se tornaram superiores na pós-testagem, porém os resultados também mostraram que GIe e GIIe apresentaram melhor desempenho em relação a GIc e GIIc. Conclui-se que o programa de intervenção elaborado foi eficaz para os escolares deste estudo, indicando que ele possa auxiliar tanto professores quanto profissionais clínicos que atuem na área da educação, minimizando as dificuldades de escolares com defasagem ortográfica.
id ABRAPEE-1_6786c822f76437a8e12075a1824729c9
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572015000100105
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Intervenção ortográfica em escolares com e sem dificuldades de escritaIntervenção socialescritaaprendizagemO objetivo da pesquisa aqui relatada consistiu em verificar os efeitos de um programa de intervenção em escolares com e sem dificuldades na escrita. Participaram 40 escolares do 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental público, distribuídos em dois grupos maiores: GI (20 escolares com dificuldades de escrita, subdivididos em GIe e GIc) e GII (20 escolares sem dificuldades de escrita, subdivididos em GIIe e GIIc). Em situação de pré e pós-testagem, os grupos foram submetidos à aplicação do Pró-Ortografia. Todos os grupos, de maneira geral, apresentaram médias de acertos que se tornaram superiores na pós-testagem, porém os resultados também mostraram que GIe e GIIe apresentaram melhor desempenho em relação a GIc e GIIc. Conclui-se que o programa de intervenção elaborado foi eficaz para os escolares deste estudo, indicando que ele possa auxiliar tanto professores quanto profissionais clínicos que atuem na área da educação, minimizando as dificuldades de escolares com defasagem ortográfica.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100105Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.1 2015reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539/2015/0191808info:eu-repo/semantics/openAccessSampaio,Maria NobreCapellini,Simone Aparecidapor2015-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572015000100105Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2015-09-10T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção ortográfica em escolares com e sem dificuldades de escrita
title Intervenção ortográfica em escolares com e sem dificuldades de escrita
spellingShingle Intervenção ortográfica em escolares com e sem dificuldades de escrita
Sampaio,Maria Nobre
Intervenção social
escrita
aprendizagem
title_short Intervenção ortográfica em escolares com e sem dificuldades de escrita
title_full Intervenção ortográfica em escolares com e sem dificuldades de escrita
title_fullStr Intervenção ortográfica em escolares com e sem dificuldades de escrita
title_full_unstemmed Intervenção ortográfica em escolares com e sem dificuldades de escrita
title_sort Intervenção ortográfica em escolares com e sem dificuldades de escrita
author Sampaio,Maria Nobre
author_facet Sampaio,Maria Nobre
Capellini,Simone Aparecida
author_role author
author2 Capellini,Simone Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio,Maria Nobre
Capellini,Simone Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção social
escrita
aprendizagem
topic Intervenção social
escrita
aprendizagem
description O objetivo da pesquisa aqui relatada consistiu em verificar os efeitos de um programa de intervenção em escolares com e sem dificuldades na escrita. Participaram 40 escolares do 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental público, distribuídos em dois grupos maiores: GI (20 escolares com dificuldades de escrita, subdivididos em GIe e GIc) e GII (20 escolares sem dificuldades de escrita, subdivididos em GIIe e GIIc). Em situação de pré e pós-testagem, os grupos foram submetidos à aplicação do Pró-Ortografia. Todos os grupos, de maneira geral, apresentaram médias de acertos que se tornaram superiores na pós-testagem, porém os resultados também mostraram que GIe e GIIe apresentaram melhor desempenho em relação a GIc e GIIc. Conclui-se que o programa de intervenção elaborado foi eficaz para os escolares deste estudo, indicando que ele possa auxiliar tanto professores quanto profissionais clínicos que atuem na área da educação, minimizando as dificuldades de escolares com defasagem ortográfica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100105
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-3539/2015/0191808
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.1 2015
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606122393600