Por trás do imaginário infantil: explorando a brinquedoteca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572001000200007 |
Resumo: | Considerando o espaço da brinquedoteca como profícuo para o aflorar do imaginário infantil, foram analisados 194 relatórios elaborados pelos brinquedistas de uma brinquedoteca pública, enfocando: o lugar do brinquedista, do adulto que acompanha a criança e da própria criança, enfatizando as temáticas das brincadeiras. Foram extraídos episódios que lançam alguma luz sobre a dicotomia desejo versus realidade presente no brincar, as alterações de padrões sociais na compreensão de homem e de mundo e sua pertinência na busca de um ser humano harmônico, integrado com seus pares e com a natureza. |
id |
ABRAPEE-1_838d9502dbf2d3d8c37bef7e8a078d4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572001000200007 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Por trás do imaginário infantil: explorando a brinquedotecaBrinquedotecaCriançaAdultoConsiderando o espaço da brinquedoteca como profícuo para o aflorar do imaginário infantil, foram analisados 194 relatórios elaborados pelos brinquedistas de uma brinquedoteca pública, enfocando: o lugar do brinquedista, do adulto que acompanha a criança e da própria criança, enfatizando as temáticas das brincadeiras. Foram extraídos episódios que lançam alguma luz sobre a dicotomia desejo versus realidade presente no brincar, as alterações de padrões sociais na compreensão de homem e de mundo e sua pertinência na busca de um ser humano harmônico, integrado com seus pares e com a natureza.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2001-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572001000200007Psicologia Escolar e Educacional v.5 n.2 2001reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572001000200007info:eu-repo/semantics/openAccessVectore,CéliaKishimoto,Tizuko M.por2011-02-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572001000200007Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2011-02-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por trás do imaginário infantil: explorando a brinquedoteca |
title |
Por trás do imaginário infantil: explorando a brinquedoteca |
spellingShingle |
Por trás do imaginário infantil: explorando a brinquedoteca Vectore,Célia Brinquedoteca Criança Adulto |
title_short |
Por trás do imaginário infantil: explorando a brinquedoteca |
title_full |
Por trás do imaginário infantil: explorando a brinquedoteca |
title_fullStr |
Por trás do imaginário infantil: explorando a brinquedoteca |
title_full_unstemmed |
Por trás do imaginário infantil: explorando a brinquedoteca |
title_sort |
Por trás do imaginário infantil: explorando a brinquedoteca |
author |
Vectore,Célia |
author_facet |
Vectore,Célia Kishimoto,Tizuko M. |
author_role |
author |
author2 |
Kishimoto,Tizuko M. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vectore,Célia Kishimoto,Tizuko M. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brinquedoteca Criança Adulto |
topic |
Brinquedoteca Criança Adulto |
description |
Considerando o espaço da brinquedoteca como profícuo para o aflorar do imaginário infantil, foram analisados 194 relatórios elaborados pelos brinquedistas de uma brinquedoteca pública, enfocando: o lugar do brinquedista, do adulto que acompanha a criança e da própria criança, enfatizando as temáticas das brincadeiras. Foram extraídos episódios que lançam alguma luz sobre a dicotomia desejo versus realidade presente no brincar, as alterações de padrões sociais na compreensão de homem e de mundo e sua pertinência na busca de um ser humano harmônico, integrado com seus pares e com a natureza. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572001000200007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572001000200007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85572001000200007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.5 n.2 2001 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212604202450944 |