Por trás do imaginário infantil: explorando a brinquedoteca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vectore,Célia
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Kishimoto,Tizuko M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572001000200007
Resumo: Considerando o espaço da brinquedoteca como profícuo para o aflorar do imaginário infantil, foram analisados 194 relatórios elaborados pelos brinquedistas de uma brinquedoteca pública, enfocando: o lugar do brinquedista, do adulto que acompanha a criança e da própria criança, enfatizando as temáticas das brincadeiras. Foram extraídos episódios que lançam alguma luz sobre a dicotomia desejo versus realidade presente no brincar, as alterações de padrões sociais na compreensão de homem e de mundo e sua pertinência na busca de um ser humano harmônico, integrado com seus pares e com a natureza.
id ABRAPEE-1_838d9502dbf2d3d8c37bef7e8a078d4e
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572001000200007
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Por trás do imaginário infantil: explorando a brinquedotecaBrinquedotecaCriançaAdultoConsiderando o espaço da brinquedoteca como profícuo para o aflorar do imaginário infantil, foram analisados 194 relatórios elaborados pelos brinquedistas de uma brinquedoteca pública, enfocando: o lugar do brinquedista, do adulto que acompanha a criança e da própria criança, enfatizando as temáticas das brincadeiras. Foram extraídos episódios que lançam alguma luz sobre a dicotomia desejo versus realidade presente no brincar, as alterações de padrões sociais na compreensão de homem e de mundo e sua pertinência na busca de um ser humano harmônico, integrado com seus pares e com a natureza.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2001-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572001000200007Psicologia Escolar e Educacional v.5 n.2 2001reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572001000200007info:eu-repo/semantics/openAccessVectore,CéliaKishimoto,Tizuko M.por2011-02-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572001000200007Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2011-02-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Por trás do imaginário infantil: explorando a brinquedoteca
title Por trás do imaginário infantil: explorando a brinquedoteca
spellingShingle Por trás do imaginário infantil: explorando a brinquedoteca
Vectore,Célia
Brinquedoteca
Criança
Adulto
title_short Por trás do imaginário infantil: explorando a brinquedoteca
title_full Por trás do imaginário infantil: explorando a brinquedoteca
title_fullStr Por trás do imaginário infantil: explorando a brinquedoteca
title_full_unstemmed Por trás do imaginário infantil: explorando a brinquedoteca
title_sort Por trás do imaginário infantil: explorando a brinquedoteca
author Vectore,Célia
author_facet Vectore,Célia
Kishimoto,Tizuko M.
author_role author
author2 Kishimoto,Tizuko M.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vectore,Célia
Kishimoto,Tizuko M.
dc.subject.por.fl_str_mv Brinquedoteca
Criança
Adulto
topic Brinquedoteca
Criança
Adulto
description Considerando o espaço da brinquedoteca como profícuo para o aflorar do imaginário infantil, foram analisados 194 relatórios elaborados pelos brinquedistas de uma brinquedoteca pública, enfocando: o lugar do brinquedista, do adulto que acompanha a criança e da própria criança, enfatizando as temáticas das brincadeiras. Foram extraídos episódios que lançam alguma luz sobre a dicotomia desejo versus realidade presente no brincar, as alterações de padrões sociais na compreensão de homem e de mundo e sua pertinência na busca de um ser humano harmônico, integrado com seus pares e com a natureza.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572001000200007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572001000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572001000200007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.5 n.2 2001
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604202450944