Possíveis influências da elaboração de desenhos sobre narrativas infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues,Maria do Rosário de Fátima
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Queiroz,Sávio Silveira de, Alencar,Heloisa Moulin de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000100014
Resumo: Analisaram-se narrativas de 60 crianças, comparando-se suas características, com o desenho do cenário antes e depois da história, divididas nas seguintes situações de produção: 15 alunos de 7 anos (da 1ª série) e 15 de 9 anos (da 3ª série) desenharam um cenário em um editor de imagens, para basear uma história que foi escrita posteriormente por eles no editor de textos; 15 alunos, de cada uma das idades e séries mencionadas, realizaram essas atividades inversamente. Os resultados indicaram que a situação desenho antes influenciou o aparecimento das características "explicação causal" e "desfecho elaborado" nas narrativas das crianças de 7 anos; e "resolução da situação-problema explicada" nas narrativas das crianças de 9 anos. A situação desenho depois influenciou, nas narrativas das crianças de 7 anos, o surgimento das características "explicação mágica" e "resolução da situação-problema sem coerência"; e entre as crianças de 9 anos, a característica "desfecho com mudança de tópicos".
id ABRAPEE-1_8822624580a806e33487532d3244f9f0
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572008000100014
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Possíveis influências da elaboração de desenhos sobre narrativas infantisNarrativaDesenhoProduçãoAnalisaram-se narrativas de 60 crianças, comparando-se suas características, com o desenho do cenário antes e depois da história, divididas nas seguintes situações de produção: 15 alunos de 7 anos (da 1ª série) e 15 de 9 anos (da 3ª série) desenharam um cenário em um editor de imagens, para basear uma história que foi escrita posteriormente por eles no editor de textos; 15 alunos, de cada uma das idades e séries mencionadas, realizaram essas atividades inversamente. Os resultados indicaram que a situação desenho antes influenciou o aparecimento das características "explicação causal" e "desfecho elaborado" nas narrativas das crianças de 7 anos; e "resolução da situação-problema explicada" nas narrativas das crianças de 9 anos. A situação desenho depois influenciou, nas narrativas das crianças de 7 anos, o surgimento das características "explicação mágica" e "resolução da situação-problema sem coerência"; e entre as crianças de 9 anos, a característica "desfecho com mudança de tópicos".Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000100014Psicologia Escolar e Educacional v.12 n.1 2008reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572008000100014info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Maria do Rosário de FátimaQueiroz,Sávio Silveira deAlencar,Heloisa Moulin depor2010-10-25T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572008000100014Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-10-25T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Possíveis influências da elaboração de desenhos sobre narrativas infantis
title Possíveis influências da elaboração de desenhos sobre narrativas infantis
spellingShingle Possíveis influências da elaboração de desenhos sobre narrativas infantis
Rodrigues,Maria do Rosário de Fátima
Narrativa
Desenho
Produção
title_short Possíveis influências da elaboração de desenhos sobre narrativas infantis
title_full Possíveis influências da elaboração de desenhos sobre narrativas infantis
title_fullStr Possíveis influências da elaboração de desenhos sobre narrativas infantis
title_full_unstemmed Possíveis influências da elaboração de desenhos sobre narrativas infantis
title_sort Possíveis influências da elaboração de desenhos sobre narrativas infantis
author Rodrigues,Maria do Rosário de Fátima
author_facet Rodrigues,Maria do Rosário de Fátima
Queiroz,Sávio Silveira de
Alencar,Heloisa Moulin de
author_role author
author2 Queiroz,Sávio Silveira de
Alencar,Heloisa Moulin de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues,Maria do Rosário de Fátima
Queiroz,Sávio Silveira de
Alencar,Heloisa Moulin de
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa
Desenho
Produção
topic Narrativa
Desenho
Produção
description Analisaram-se narrativas de 60 crianças, comparando-se suas características, com o desenho do cenário antes e depois da história, divididas nas seguintes situações de produção: 15 alunos de 7 anos (da 1ª série) e 15 de 9 anos (da 3ª série) desenharam um cenário em um editor de imagens, para basear uma história que foi escrita posteriormente por eles no editor de textos; 15 alunos, de cada uma das idades e séries mencionadas, realizaram essas atividades inversamente. Os resultados indicaram que a situação desenho antes influenciou o aparecimento das características "explicação causal" e "desfecho elaborado" nas narrativas das crianças de 7 anos; e "resolução da situação-problema explicada" nas narrativas das crianças de 9 anos. A situação desenho depois influenciou, nas narrativas das crianças de 7 anos, o surgimento das características "explicação mágica" e "resolução da situação-problema sem coerência"; e entre as crianças de 9 anos, a característica "desfecho com mudança de tópicos".
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000100014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000100014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572008000100014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.12 n.1 2008
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604970008576