Possíveis influências da elaboração de desenhos sobre narrativas infantis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000100014 |
Resumo: | Analisaram-se narrativas de 60 crianças, comparando-se suas características, com o desenho do cenário antes e depois da história, divididas nas seguintes situações de produção: 15 alunos de 7 anos (da 1ª série) e 15 de 9 anos (da 3ª série) desenharam um cenário em um editor de imagens, para basear uma história que foi escrita posteriormente por eles no editor de textos; 15 alunos, de cada uma das idades e séries mencionadas, realizaram essas atividades inversamente. Os resultados indicaram que a situação desenho antes influenciou o aparecimento das características "explicação causal" e "desfecho elaborado" nas narrativas das crianças de 7 anos; e "resolução da situação-problema explicada" nas narrativas das crianças de 9 anos. A situação desenho depois influenciou, nas narrativas das crianças de 7 anos, o surgimento das características "explicação mágica" e "resolução da situação-problema sem coerência"; e entre as crianças de 9 anos, a característica "desfecho com mudança de tópicos". |
id |
ABRAPEE-1_8822624580a806e33487532d3244f9f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572008000100014 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Possíveis influências da elaboração de desenhos sobre narrativas infantisNarrativaDesenhoProduçãoAnalisaram-se narrativas de 60 crianças, comparando-se suas características, com o desenho do cenário antes e depois da história, divididas nas seguintes situações de produção: 15 alunos de 7 anos (da 1ª série) e 15 de 9 anos (da 3ª série) desenharam um cenário em um editor de imagens, para basear uma história que foi escrita posteriormente por eles no editor de textos; 15 alunos, de cada uma das idades e séries mencionadas, realizaram essas atividades inversamente. Os resultados indicaram que a situação desenho antes influenciou o aparecimento das características "explicação causal" e "desfecho elaborado" nas narrativas das crianças de 7 anos; e "resolução da situação-problema explicada" nas narrativas das crianças de 9 anos. A situação desenho depois influenciou, nas narrativas das crianças de 7 anos, o surgimento das características "explicação mágica" e "resolução da situação-problema sem coerência"; e entre as crianças de 9 anos, a característica "desfecho com mudança de tópicos".Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000100014Psicologia Escolar e Educacional v.12 n.1 2008reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572008000100014info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Maria do Rosário de FátimaQueiroz,Sávio Silveira deAlencar,Heloisa Moulin depor2010-10-25T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572008000100014Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-10-25T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Possíveis influências da elaboração de desenhos sobre narrativas infantis |
title |
Possíveis influências da elaboração de desenhos sobre narrativas infantis |
spellingShingle |
Possíveis influências da elaboração de desenhos sobre narrativas infantis Rodrigues,Maria do Rosário de Fátima Narrativa Desenho Produção |
title_short |
Possíveis influências da elaboração de desenhos sobre narrativas infantis |
title_full |
Possíveis influências da elaboração de desenhos sobre narrativas infantis |
title_fullStr |
Possíveis influências da elaboração de desenhos sobre narrativas infantis |
title_full_unstemmed |
Possíveis influências da elaboração de desenhos sobre narrativas infantis |
title_sort |
Possíveis influências da elaboração de desenhos sobre narrativas infantis |
author |
Rodrigues,Maria do Rosário de Fátima |
author_facet |
Rodrigues,Maria do Rosário de Fátima Queiroz,Sávio Silveira de Alencar,Heloisa Moulin de |
author_role |
author |
author2 |
Queiroz,Sávio Silveira de Alencar,Heloisa Moulin de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues,Maria do Rosário de Fátima Queiroz,Sávio Silveira de Alencar,Heloisa Moulin de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativa Desenho Produção |
topic |
Narrativa Desenho Produção |
description |
Analisaram-se narrativas de 60 crianças, comparando-se suas características, com o desenho do cenário antes e depois da história, divididas nas seguintes situações de produção: 15 alunos de 7 anos (da 1ª série) e 15 de 9 anos (da 3ª série) desenharam um cenário em um editor de imagens, para basear uma história que foi escrita posteriormente por eles no editor de textos; 15 alunos, de cada uma das idades e séries mencionadas, realizaram essas atividades inversamente. Os resultados indicaram que a situação desenho antes influenciou o aparecimento das características "explicação causal" e "desfecho elaborado" nas narrativas das crianças de 7 anos; e "resolução da situação-problema explicada" nas narrativas das crianças de 9 anos. A situação desenho depois influenciou, nas narrativas das crianças de 7 anos, o surgimento das características "explicação mágica" e "resolução da situação-problema sem coerência"; e entre as crianças de 9 anos, a característica "desfecho com mudança de tópicos". |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000100014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000100014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85572008000100014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.12 n.1 2008 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212604970008576 |