MARCOS DO COMPORTAMENTO VERBAL E INTERVENÇÃO COMPORTAMENTAL INTENSIVA EM TRIGÊMEOS COM AUTISMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias,Suelen Priscila Macedo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Elias,Nassim Chamel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100327
Resumo: RESUMO O Transtorno do Espectro do Autismo é caracterizado por dificuldades em comunicação e interação social e interesses e comportamentos restritos, repetitivos e estereotipados. A intervenção comportamental intensiva tem trazido resultados promissores na intervenção com esse público. O objetivo foi verificar os efeitos do ensino de múltiplos operantes verbais no desenvolvimento de repertórios em trigêmeos dentro do espectro com 3 anos e 6 meses de idade no início do estudo. A intervenção durou 12 meses, num total de oito horas semanais, e foi planejada de acordo com dados da primeira avaliação. Foi utilizado o delineamento de pré e pós testes. Os resultados indicaram que a intervenção foi efetiva, sendo que o participante com menor comprometimento adquiriu mais repertórios. A diferença dos resultados indica que os ganhos obtidos não foram em função da passagem do tempo, mas indica uma relação com os repertórios iniciais e com o número de programas aplicados.
id ABRAPEE-1_96001002e4d17041eab8ee9b843ea1fb
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572020000100327
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling MARCOS DO COMPORTAMENTO VERBAL E INTERVENÇÃO COMPORTAMENTAL INTENSIVA EM TRIGÊMEOS COM AUTISMOAnálise do ComportamentoLinguagemAutismoRESUMO O Transtorno do Espectro do Autismo é caracterizado por dificuldades em comunicação e interação social e interesses e comportamentos restritos, repetitivos e estereotipados. A intervenção comportamental intensiva tem trazido resultados promissores na intervenção com esse público. O objetivo foi verificar os efeitos do ensino de múltiplos operantes verbais no desenvolvimento de repertórios em trigêmeos dentro do espectro com 3 anos e 6 meses de idade no início do estudo. A intervenção durou 12 meses, num total de oito horas semanais, e foi planejada de acordo com dados da primeira avaliação. Foi utilizado o delineamento de pré e pós testes. Os resultados indicaram que a intervenção foi efetiva, sendo que o participante com menor comprometimento adquiriu mais repertórios. A diferença dos resultados indica que os ganhos obtidos não foram em função da passagem do tempo, mas indica uma relação com os repertórios iniciais e com o número de programas aplicados.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100327Psicologia Escolar e Educacional v.24 2020reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392020215946info:eu-repo/semantics/openAccessFarias,Suelen Priscila MacedoElias,Nassim Chamelpor2020-12-18T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572020000100327Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2020-12-18T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv MARCOS DO COMPORTAMENTO VERBAL E INTERVENÇÃO COMPORTAMENTAL INTENSIVA EM TRIGÊMEOS COM AUTISMO
title MARCOS DO COMPORTAMENTO VERBAL E INTERVENÇÃO COMPORTAMENTAL INTENSIVA EM TRIGÊMEOS COM AUTISMO
spellingShingle MARCOS DO COMPORTAMENTO VERBAL E INTERVENÇÃO COMPORTAMENTAL INTENSIVA EM TRIGÊMEOS COM AUTISMO
Farias,Suelen Priscila Macedo
Análise do Comportamento
Linguagem
Autismo
title_short MARCOS DO COMPORTAMENTO VERBAL E INTERVENÇÃO COMPORTAMENTAL INTENSIVA EM TRIGÊMEOS COM AUTISMO
title_full MARCOS DO COMPORTAMENTO VERBAL E INTERVENÇÃO COMPORTAMENTAL INTENSIVA EM TRIGÊMEOS COM AUTISMO
title_fullStr MARCOS DO COMPORTAMENTO VERBAL E INTERVENÇÃO COMPORTAMENTAL INTENSIVA EM TRIGÊMEOS COM AUTISMO
title_full_unstemmed MARCOS DO COMPORTAMENTO VERBAL E INTERVENÇÃO COMPORTAMENTAL INTENSIVA EM TRIGÊMEOS COM AUTISMO
title_sort MARCOS DO COMPORTAMENTO VERBAL E INTERVENÇÃO COMPORTAMENTAL INTENSIVA EM TRIGÊMEOS COM AUTISMO
author Farias,Suelen Priscila Macedo
author_facet Farias,Suelen Priscila Macedo
Elias,Nassim Chamel
author_role author
author2 Elias,Nassim Chamel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias,Suelen Priscila Macedo
Elias,Nassim Chamel
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do Comportamento
Linguagem
Autismo
topic Análise do Comportamento
Linguagem
Autismo
description RESUMO O Transtorno do Espectro do Autismo é caracterizado por dificuldades em comunicação e interação social e interesses e comportamentos restritos, repetitivos e estereotipados. A intervenção comportamental intensiva tem trazido resultados promissores na intervenção com esse público. O objetivo foi verificar os efeitos do ensino de múltiplos operantes verbais no desenvolvimento de repertórios em trigêmeos dentro do espectro com 3 anos e 6 meses de idade no início do estudo. A intervenção durou 12 meses, num total de oito horas semanais, e foi planejada de acordo com dados da primeira avaliação. Foi utilizado o delineamento de pré e pós testes. Os resultados indicaram que a intervenção foi efetiva, sendo que o participante com menor comprometimento adquiriu mais repertórios. A diferença dos resultados indica que os ganhos obtidos não foram em função da passagem do tempo, mas indica uma relação com os repertórios iniciais e com o número de programas aplicados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100327
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392020215946
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.24 2020
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607413190656