Colaboração família-escola em um procedimento de leitura para alunos de séries iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maimoni,Eulália H.
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Bortone,Márcia E.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572001000100005
Resumo: O presente estudo teve por objetivo utilizar o procedimento de “leitura conjunta”, envolvendo a colaboração dos pais. Estes deveriam ouvir a leitura de textos, duas vezes por semana, feita pelo filho, aluno de segunda série do ensino fundamental, que escolhia um tema do seu interesse. Cada sessão durava cinco minutos, havendo um teste de compreensão da leitura, aplicado antes e depois das seis semanas de uso do procedimento. Os pais responderam a um questionário sobre a sua percepção acerca da leitura do filho. Houve melhora no desempenho em leitura e, embora o grupo de controle também tenha melhorado, os dados mostraram a possibilidade da participação dos pais no processo de construção da leitura do filho.
id ABRAPEE-1_a2c9568124095344f54d989fe4e4fbe2
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572001000100005
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Colaboração família-escola em um procedimento de leitura para alunos de séries iniciaisEnvolvimento de pais na vida escolar do alunoRelação família-escolaProficiência em leituraPercepção de pais sobre leituraO presente estudo teve por objetivo utilizar o procedimento de “leitura conjunta”, envolvendo a colaboração dos pais. Estes deveriam ouvir a leitura de textos, duas vezes por semana, feita pelo filho, aluno de segunda série do ensino fundamental, que escolhia um tema do seu interesse. Cada sessão durava cinco minutos, havendo um teste de compreensão da leitura, aplicado antes e depois das seis semanas de uso do procedimento. Os pais responderam a um questionário sobre a sua percepção acerca da leitura do filho. Houve melhora no desempenho em leitura e, embora o grupo de controle também tenha melhorado, os dados mostraram a possibilidade da participação dos pais no processo de construção da leitura do filho.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2001-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572001000100005Psicologia Escolar e Educacional v.5 n.1 2001reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572001000100005info:eu-repo/semantics/openAccessMaimoni,Eulália H.Bortone,Márcia E.por2011-02-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572001000100005Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2011-02-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Colaboração família-escola em um procedimento de leitura para alunos de séries iniciais
title Colaboração família-escola em um procedimento de leitura para alunos de séries iniciais
spellingShingle Colaboração família-escola em um procedimento de leitura para alunos de séries iniciais
Maimoni,Eulália H.
Envolvimento de pais na vida escolar do aluno
Relação família-escola
Proficiência em leitura
Percepção de pais sobre leitura
title_short Colaboração família-escola em um procedimento de leitura para alunos de séries iniciais
title_full Colaboração família-escola em um procedimento de leitura para alunos de séries iniciais
title_fullStr Colaboração família-escola em um procedimento de leitura para alunos de séries iniciais
title_full_unstemmed Colaboração família-escola em um procedimento de leitura para alunos de séries iniciais
title_sort Colaboração família-escola em um procedimento de leitura para alunos de séries iniciais
author Maimoni,Eulália H.
author_facet Maimoni,Eulália H.
Bortone,Márcia E.
author_role author
author2 Bortone,Márcia E.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maimoni,Eulália H.
Bortone,Márcia E.
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento de pais na vida escolar do aluno
Relação família-escola
Proficiência em leitura
Percepção de pais sobre leitura
topic Envolvimento de pais na vida escolar do aluno
Relação família-escola
Proficiência em leitura
Percepção de pais sobre leitura
description O presente estudo teve por objetivo utilizar o procedimento de “leitura conjunta”, envolvendo a colaboração dos pais. Estes deveriam ouvir a leitura de textos, duas vezes por semana, feita pelo filho, aluno de segunda série do ensino fundamental, que escolhia um tema do seu interesse. Cada sessão durava cinco minutos, havendo um teste de compreensão da leitura, aplicado antes e depois das seis semanas de uso do procedimento. Os pais responderam a um questionário sobre a sua percepção acerca da leitura do filho. Houve melhora no desempenho em leitura e, embora o grupo de controle também tenha melhorado, os dados mostraram a possibilidade da participação dos pais no processo de construção da leitura do filho.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572001000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572001000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572001000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.5 n.1 2001
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604180430848