Colaboração família-escola em um procedimento de leitura para alunos de séries iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572001000100005 |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo utilizar o procedimento de “leitura conjunta”, envolvendo a colaboração dos pais. Estes deveriam ouvir a leitura de textos, duas vezes por semana, feita pelo filho, aluno de segunda série do ensino fundamental, que escolhia um tema do seu interesse. Cada sessão durava cinco minutos, havendo um teste de compreensão da leitura, aplicado antes e depois das seis semanas de uso do procedimento. Os pais responderam a um questionário sobre a sua percepção acerca da leitura do filho. Houve melhora no desempenho em leitura e, embora o grupo de controle também tenha melhorado, os dados mostraram a possibilidade da participação dos pais no processo de construção da leitura do filho. |
id |
ABRAPEE-1_a2c9568124095344f54d989fe4e4fbe2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572001000100005 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Colaboração família-escola em um procedimento de leitura para alunos de séries iniciaisEnvolvimento de pais na vida escolar do alunoRelação família-escolaProficiência em leituraPercepção de pais sobre leituraO presente estudo teve por objetivo utilizar o procedimento de “leitura conjunta”, envolvendo a colaboração dos pais. Estes deveriam ouvir a leitura de textos, duas vezes por semana, feita pelo filho, aluno de segunda série do ensino fundamental, que escolhia um tema do seu interesse. Cada sessão durava cinco minutos, havendo um teste de compreensão da leitura, aplicado antes e depois das seis semanas de uso do procedimento. Os pais responderam a um questionário sobre a sua percepção acerca da leitura do filho. Houve melhora no desempenho em leitura e, embora o grupo de controle também tenha melhorado, os dados mostraram a possibilidade da participação dos pais no processo de construção da leitura do filho.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2001-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572001000100005Psicologia Escolar e Educacional v.5 n.1 2001reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572001000100005info:eu-repo/semantics/openAccessMaimoni,Eulália H.Bortone,Márcia E.por2011-02-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572001000100005Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2011-02-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Colaboração família-escola em um procedimento de leitura para alunos de séries iniciais |
title |
Colaboração família-escola em um procedimento de leitura para alunos de séries iniciais |
spellingShingle |
Colaboração família-escola em um procedimento de leitura para alunos de séries iniciais Maimoni,Eulália H. Envolvimento de pais na vida escolar do aluno Relação família-escola Proficiência em leitura Percepção de pais sobre leitura |
title_short |
Colaboração família-escola em um procedimento de leitura para alunos de séries iniciais |
title_full |
Colaboração família-escola em um procedimento de leitura para alunos de séries iniciais |
title_fullStr |
Colaboração família-escola em um procedimento de leitura para alunos de séries iniciais |
title_full_unstemmed |
Colaboração família-escola em um procedimento de leitura para alunos de séries iniciais |
title_sort |
Colaboração família-escola em um procedimento de leitura para alunos de séries iniciais |
author |
Maimoni,Eulália H. |
author_facet |
Maimoni,Eulália H. Bortone,Márcia E. |
author_role |
author |
author2 |
Bortone,Márcia E. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maimoni,Eulália H. Bortone,Márcia E. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Envolvimento de pais na vida escolar do aluno Relação família-escola Proficiência em leitura Percepção de pais sobre leitura |
topic |
Envolvimento de pais na vida escolar do aluno Relação família-escola Proficiência em leitura Percepção de pais sobre leitura |
description |
O presente estudo teve por objetivo utilizar o procedimento de “leitura conjunta”, envolvendo a colaboração dos pais. Estes deveriam ouvir a leitura de textos, duas vezes por semana, feita pelo filho, aluno de segunda série do ensino fundamental, que escolhia um tema do seu interesse. Cada sessão durava cinco minutos, havendo um teste de compreensão da leitura, aplicado antes e depois das seis semanas de uso do procedimento. Os pais responderam a um questionário sobre a sua percepção acerca da leitura do filho. Houve melhora no desempenho em leitura e, embora o grupo de controle também tenha melhorado, os dados mostraram a possibilidade da participação dos pais no processo de construção da leitura do filho. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572001000100005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572001000100005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85572001000100005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.5 n.1 2001 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212604180430848 |