A participação intergeracional nas atividades da biblioteca escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Ermelinda Rosa Coragem Penado Rodrigues
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/13775
Resumo: O presente trabalho pretende aferir o efeito da participação intergeracional nas atividades da Biblioteca Escolar na motivação para a leitura. Assim, aplicaram-se 3 inquéritos relativos aos hábitos e práticas de leitura a alunos do 3º e 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, seus pais e avós. Seguidamente, após a recolha e tratamento de dados, elaborou-se um modelo de motivação para a leitura tendo por base o relacionamento inter-geracional. Finalmente, aplicaram-se novos inquéritos de modo a perceber se consideraram importante o contacto inter-geracional proporcionado pelas atividades desenvolvidas e de que forma é que este conduziu a uma maior motivação para a leitura. Concluiu-se que a maioria dos alunos se sentiu mais motivado para a leitura pela presença dos pais e avós nas atividades desenvolvidas pela Biblioteca Escolar, sugerindo que essas atividades se mantenham e que a maioria dos pais e avós estão dispostos a colaborar nessas mesmas atividades por considerarem importante que os seus filhos/ netos desenvolvam hábitos de leitura.
id RCAP_eed0d64003d76b73594fa018be441004
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/13775
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A participação intergeracional nas atividades da biblioteca escolarBibliotecas escolaresInteresse pela leituraMotivação dos alunosPapel dos paisRelações escola-familiaCooperação pais-professoresO presente trabalho pretende aferir o efeito da participação intergeracional nas atividades da Biblioteca Escolar na motivação para a leitura. Assim, aplicaram-se 3 inquéritos relativos aos hábitos e práticas de leitura a alunos do 3º e 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, seus pais e avós. Seguidamente, após a recolha e tratamento de dados, elaborou-se um modelo de motivação para a leitura tendo por base o relacionamento inter-geracional. Finalmente, aplicaram-se novos inquéritos de modo a perceber se consideraram importante o contacto inter-geracional proporcionado pelas atividades desenvolvidas e de que forma é que este conduziu a uma maior motivação para a leitura. Concluiu-se que a maioria dos alunos se sentiu mais motivado para a leitura pela presença dos pais e avós nas atividades desenvolvidas pela Biblioteca Escolar, sugerindo que essas atividades se mantenham e que a maioria dos pais e avós estão dispostos a colaborar nessas mesmas atividades por considerarem importante que os seus filhos/ netos desenvolvam hábitos de leitura.This works seeks to examine the effect of intergenerational participation in respect of activities relating to the Biblioteca Escolar (School Library) on reading motivation. To that end, three lines of inquiry were made, each relating to the reading habits and practices of students in the 3rd and 4th year of the 1º Ciclo do Ensino Básico (First Cycle of Basic School), and the parents and grandparents of such students. Moreover, after the data had been collected and analysed, a motivational model for reading was built, having as its foundation the intergenerational relationship (between these pupils and their parents/grandparents). Finally, further inquiries were made into the manner of understanding whether such children considered the intergenerational contact that had been fostered by such reading activities was important and the ways in which such contact had led to a stronger motivation in them for reading. In conclusion, the activities developed by the Biblioteca Escolar resulted in the majority of students feeling greater motivation when reading in the presence of parents and grandparents, suggesting that these activities will be maintained by them and, indeed, that the majority of parents and grandparents are open to being involved in those same activities on the basis that they consider their children/grandchildren developing positive reading habits so important.Universidade de Aveiro2015-04-13T10:16:41Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13775TID:201573954porPinto, Ermelinda Rosa Coragem Penado Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:25:07Zoai:ria.ua.pt:10773/13775Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:32.770711Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A participação intergeracional nas atividades da biblioteca escolar
title A participação intergeracional nas atividades da biblioteca escolar
spellingShingle A participação intergeracional nas atividades da biblioteca escolar
Pinto, Ermelinda Rosa Coragem Penado Rodrigues
Bibliotecas escolares
Interesse pela leitura
Motivação dos alunos
Papel dos pais
Relações escola-familia
Cooperação pais-professores
title_short A participação intergeracional nas atividades da biblioteca escolar
title_full A participação intergeracional nas atividades da biblioteca escolar
title_fullStr A participação intergeracional nas atividades da biblioteca escolar
title_full_unstemmed A participação intergeracional nas atividades da biblioteca escolar
title_sort A participação intergeracional nas atividades da biblioteca escolar
author Pinto, Ermelinda Rosa Coragem Penado Rodrigues
author_facet Pinto, Ermelinda Rosa Coragem Penado Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Ermelinda Rosa Coragem Penado Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas escolares
Interesse pela leitura
Motivação dos alunos
Papel dos pais
Relações escola-familia
Cooperação pais-professores
topic Bibliotecas escolares
Interesse pela leitura
Motivação dos alunos
Papel dos pais
Relações escola-familia
Cooperação pais-professores
description O presente trabalho pretende aferir o efeito da participação intergeracional nas atividades da Biblioteca Escolar na motivação para a leitura. Assim, aplicaram-se 3 inquéritos relativos aos hábitos e práticas de leitura a alunos do 3º e 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, seus pais e avós. Seguidamente, após a recolha e tratamento de dados, elaborou-se um modelo de motivação para a leitura tendo por base o relacionamento inter-geracional. Finalmente, aplicaram-se novos inquéritos de modo a perceber se consideraram importante o contacto inter-geracional proporcionado pelas atividades desenvolvidas e de que forma é que este conduziu a uma maior motivação para a leitura. Concluiu-se que a maioria dos alunos se sentiu mais motivado para a leitura pela presença dos pais e avós nas atividades desenvolvidas pela Biblioteca Escolar, sugerindo que essas atividades se mantenham e que a maioria dos pais e avós estão dispostos a colaborar nessas mesmas atividades por considerarem importante que os seus filhos/ netos desenvolvam hábitos de leitura.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2015-04-13T10:16:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/13775
TID:201573954
url http://hdl.handle.net/10773/13775
identifier_str_mv TID:201573954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137546463084544