A participação intergeracional nas atividades da biblioteca escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/13775 |
Resumo: | O presente trabalho pretende aferir o efeito da participação intergeracional nas atividades da Biblioteca Escolar na motivação para a leitura. Assim, aplicaram-se 3 inquéritos relativos aos hábitos e práticas de leitura a alunos do 3º e 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, seus pais e avós. Seguidamente, após a recolha e tratamento de dados, elaborou-se um modelo de motivação para a leitura tendo por base o relacionamento inter-geracional. Finalmente, aplicaram-se novos inquéritos de modo a perceber se consideraram importante o contacto inter-geracional proporcionado pelas atividades desenvolvidas e de que forma é que este conduziu a uma maior motivação para a leitura. Concluiu-se que a maioria dos alunos se sentiu mais motivado para a leitura pela presença dos pais e avós nas atividades desenvolvidas pela Biblioteca Escolar, sugerindo que essas atividades se mantenham e que a maioria dos pais e avós estão dispostos a colaborar nessas mesmas atividades por considerarem importante que os seus filhos/ netos desenvolvam hábitos de leitura. |
id |
RCAP_eed0d64003d76b73594fa018be441004 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/13775 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A participação intergeracional nas atividades da biblioteca escolarBibliotecas escolaresInteresse pela leituraMotivação dos alunosPapel dos paisRelações escola-familiaCooperação pais-professoresO presente trabalho pretende aferir o efeito da participação intergeracional nas atividades da Biblioteca Escolar na motivação para a leitura. Assim, aplicaram-se 3 inquéritos relativos aos hábitos e práticas de leitura a alunos do 3º e 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, seus pais e avós. Seguidamente, após a recolha e tratamento de dados, elaborou-se um modelo de motivação para a leitura tendo por base o relacionamento inter-geracional. Finalmente, aplicaram-se novos inquéritos de modo a perceber se consideraram importante o contacto inter-geracional proporcionado pelas atividades desenvolvidas e de que forma é que este conduziu a uma maior motivação para a leitura. Concluiu-se que a maioria dos alunos se sentiu mais motivado para a leitura pela presença dos pais e avós nas atividades desenvolvidas pela Biblioteca Escolar, sugerindo que essas atividades se mantenham e que a maioria dos pais e avós estão dispostos a colaborar nessas mesmas atividades por considerarem importante que os seus filhos/ netos desenvolvam hábitos de leitura.This works seeks to examine the effect of intergenerational participation in respect of activities relating to the Biblioteca Escolar (School Library) on reading motivation. To that end, three lines of inquiry were made, each relating to the reading habits and practices of students in the 3rd and 4th year of the 1º Ciclo do Ensino Básico (First Cycle of Basic School), and the parents and grandparents of such students. Moreover, after the data had been collected and analysed, a motivational model for reading was built, having as its foundation the intergenerational relationship (between these pupils and their parents/grandparents). Finally, further inquiries were made into the manner of understanding whether such children considered the intergenerational contact that had been fostered by such reading activities was important and the ways in which such contact had led to a stronger motivation in them for reading. In conclusion, the activities developed by the Biblioteca Escolar resulted in the majority of students feeling greater motivation when reading in the presence of parents and grandparents, suggesting that these activities will be maintained by them and, indeed, that the majority of parents and grandparents are open to being involved in those same activities on the basis that they consider their children/grandchildren developing positive reading habits so important.Universidade de Aveiro2015-04-13T10:16:41Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13775TID:201573954porPinto, Ermelinda Rosa Coragem Penado Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:25:07Zoai:ria.ua.pt:10773/13775Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:32.770711Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A participação intergeracional nas atividades da biblioteca escolar |
title |
A participação intergeracional nas atividades da biblioteca escolar |
spellingShingle |
A participação intergeracional nas atividades da biblioteca escolar Pinto, Ermelinda Rosa Coragem Penado Rodrigues Bibliotecas escolares Interesse pela leitura Motivação dos alunos Papel dos pais Relações escola-familia Cooperação pais-professores |
title_short |
A participação intergeracional nas atividades da biblioteca escolar |
title_full |
A participação intergeracional nas atividades da biblioteca escolar |
title_fullStr |
A participação intergeracional nas atividades da biblioteca escolar |
title_full_unstemmed |
A participação intergeracional nas atividades da biblioteca escolar |
title_sort |
A participação intergeracional nas atividades da biblioteca escolar |
author |
Pinto, Ermelinda Rosa Coragem Penado Rodrigues |
author_facet |
Pinto, Ermelinda Rosa Coragem Penado Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Ermelinda Rosa Coragem Penado Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bibliotecas escolares Interesse pela leitura Motivação dos alunos Papel dos pais Relações escola-familia Cooperação pais-professores |
topic |
Bibliotecas escolares Interesse pela leitura Motivação dos alunos Papel dos pais Relações escola-familia Cooperação pais-professores |
description |
O presente trabalho pretende aferir o efeito da participação intergeracional nas atividades da Biblioteca Escolar na motivação para a leitura. Assim, aplicaram-se 3 inquéritos relativos aos hábitos e práticas de leitura a alunos do 3º e 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, seus pais e avós. Seguidamente, após a recolha e tratamento de dados, elaborou-se um modelo de motivação para a leitura tendo por base o relacionamento inter-geracional. Finalmente, aplicaram-se novos inquéritos de modo a perceber se consideraram importante o contacto inter-geracional proporcionado pelas atividades desenvolvidas e de que forma é que este conduziu a uma maior motivação para a leitura. Concluiu-se que a maioria dos alunos se sentiu mais motivado para a leitura pela presença dos pais e avós nas atividades desenvolvidas pela Biblioteca Escolar, sugerindo que essas atividades se mantenham e que a maioria dos pais e avós estão dispostos a colaborar nessas mesmas atividades por considerarem importante que os seus filhos/ netos desenvolvam hábitos de leitura. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2015-04-13T10:16:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/13775 TID:201573954 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/13775 |
identifier_str_mv |
TID:201573954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137546463084544 |