Afetividade, ensino e aprendizagem: um estudo no GT20 da ANPEd

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tassoni,Elvira Cristina Martins
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Santos,Angélica Niero Mendes dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100007
Resumo: Este artigo traz um levantamento bibliográfico dos trabalhos apresentados no GT20 - Psicologia da Educação da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) no período de 2000 a 2010. O objetivo foi rastrear as produções científicas mais recentes que discutem a afetividade e sua relação com os processos de ensino e aprendizagem. Apresenta as perspectivas teóricas em que os estudos sobre a afetividade foram abordados e em que medida tais estudos discutem as influências entre os aspectos afetivos e os processos de ensino e aprendizagem. Os trabalhos foram selecionados segundo os procedimentos metodológicos da análise de conteúdo fundamentada em Bardin (1977). Os resultados permitiram a construção de um panorama a respeito dos estudos sobre afetividade, apontando tendências, períodos em que as discussões sobre o tema foram mais intensas e, sobretudo, demonstrando que tal temática vem marcando presença constante nas discussões das Reuniões Anuais da ANPEd.
id ABRAPEE-1_ab09533ddd3ecfa344806c3bf9cf84a2
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572013000100007
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Afetividade, ensino e aprendizagem: um estudo no GT20 da ANPEdEmoçõesaprendizagempsicologia educacionalEste artigo traz um levantamento bibliográfico dos trabalhos apresentados no GT20 - Psicologia da Educação da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) no período de 2000 a 2010. O objetivo foi rastrear as produções científicas mais recentes que discutem a afetividade e sua relação com os processos de ensino e aprendizagem. Apresenta as perspectivas teóricas em que os estudos sobre a afetividade foram abordados e em que medida tais estudos discutem as influências entre os aspectos afetivos e os processos de ensino e aprendizagem. Os trabalhos foram selecionados segundo os procedimentos metodológicos da análise de conteúdo fundamentada em Bardin (1977). Os resultados permitiram a construção de um panorama a respeito dos estudos sobre afetividade, apontando tendências, períodos em que as discussões sobre o tema foram mais intensas e, sobretudo, demonstrando que tal temática vem marcando presença constante nas discussões das Reuniões Anuais da ANPEd.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100007Psicologia Escolar e Educacional v.17 n.1 2013reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572013000100007info:eu-repo/semantics/openAccessTassoni,Elvira Cristina MartinsSantos,Angélica Niero Mendes dospor2013-07-26T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572013000100007Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2013-07-26T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Afetividade, ensino e aprendizagem: um estudo no GT20 da ANPEd
title Afetividade, ensino e aprendizagem: um estudo no GT20 da ANPEd
spellingShingle Afetividade, ensino e aprendizagem: um estudo no GT20 da ANPEd
Tassoni,Elvira Cristina Martins
Emoções
aprendizagem
psicologia educacional
title_short Afetividade, ensino e aprendizagem: um estudo no GT20 da ANPEd
title_full Afetividade, ensino e aprendizagem: um estudo no GT20 da ANPEd
title_fullStr Afetividade, ensino e aprendizagem: um estudo no GT20 da ANPEd
title_full_unstemmed Afetividade, ensino e aprendizagem: um estudo no GT20 da ANPEd
title_sort Afetividade, ensino e aprendizagem: um estudo no GT20 da ANPEd
author Tassoni,Elvira Cristina Martins
author_facet Tassoni,Elvira Cristina Martins
Santos,Angélica Niero Mendes dos
author_role author
author2 Santos,Angélica Niero Mendes dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tassoni,Elvira Cristina Martins
Santos,Angélica Niero Mendes dos
dc.subject.por.fl_str_mv Emoções
aprendizagem
psicologia educacional
topic Emoções
aprendizagem
psicologia educacional
description Este artigo traz um levantamento bibliográfico dos trabalhos apresentados no GT20 - Psicologia da Educação da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) no período de 2000 a 2010. O objetivo foi rastrear as produções científicas mais recentes que discutem a afetividade e sua relação com os processos de ensino e aprendizagem. Apresenta as perspectivas teóricas em que os estudos sobre a afetividade foram abordados e em que medida tais estudos discutem as influências entre os aspectos afetivos e os processos de ensino e aprendizagem. Os trabalhos foram selecionados segundo os procedimentos metodológicos da análise de conteúdo fundamentada em Bardin (1977). Os resultados permitiram a construção de um panorama a respeito dos estudos sobre afetividade, apontando tendências, períodos em que as discussões sobre o tema foram mais intensas e, sobretudo, demonstrando que tal temática vem marcando presença constante nas discussões das Reuniões Anuais da ANPEd.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572013000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.17 n.1 2013
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605740711936