Letramentto: algumas práticas de leitura do jovem do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Di Nucci,Eliane Porto
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000100004
Resumo: Este trabalho visa descrever as práticas sociais de letramento de adolescentes que freqüentam o ensino médio, particularmente as práticas de leitura. Foram selecionados 20 sujeitos de uma classe de 2ª série do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Campinas/São Paulo. Os dados foram coletados através de um questionário fechado, composto por diferentes eventos de letramento. Os dados mostram que as práticas de leitura mais comuns entre os jovens são a leitura de revistas (100% dos sujeitos), seguida da leitura de jornal (85%) e da leitura de livros (65%). Entre diversos eventos de letramento presentes no cotidiano, ressalta-se que 80% dos sujeitos lêem bilhetes e correspondências, entre outros. Concluise que os jovens buscam a leitura em função das necessidades cotidianas e da facilidade de acesso.
id ABRAPEE-1_b65edfbb11a0ad17a5f08638f915c0ca
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572002000100004
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Letramentto: algumas práticas de leitura do jovem do ensino médioLetramentoLeituraEnsino médioEste trabalho visa descrever as práticas sociais de letramento de adolescentes que freqüentam o ensino médio, particularmente as práticas de leitura. Foram selecionados 20 sujeitos de uma classe de 2ª série do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Campinas/São Paulo. Os dados foram coletados através de um questionário fechado, composto por diferentes eventos de letramento. Os dados mostram que as práticas de leitura mais comuns entre os jovens são a leitura de revistas (100% dos sujeitos), seguida da leitura de jornal (85%) e da leitura de livros (65%). Entre diversos eventos de letramento presentes no cotidiano, ressalta-se que 80% dos sujeitos lêem bilhetes e correspondências, entre outros. Concluise que os jovens buscam a leitura em função das necessidades cotidianas e da facilidade de acesso.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2002-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000100004Psicologia Escolar e Educacional v.6 n.1 2002reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572002000100004info:eu-repo/semantics/openAccessDi Nucci,Eliane Portopor2010-12-16T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572002000100004Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-12-16T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramentto: algumas práticas de leitura do jovem do ensino médio
title Letramentto: algumas práticas de leitura do jovem do ensino médio
spellingShingle Letramentto: algumas práticas de leitura do jovem do ensino médio
Di Nucci,Eliane Porto
Letramento
Leitura
Ensino médio
title_short Letramentto: algumas práticas de leitura do jovem do ensino médio
title_full Letramentto: algumas práticas de leitura do jovem do ensino médio
title_fullStr Letramentto: algumas práticas de leitura do jovem do ensino médio
title_full_unstemmed Letramentto: algumas práticas de leitura do jovem do ensino médio
title_sort Letramentto: algumas práticas de leitura do jovem do ensino médio
author Di Nucci,Eliane Porto
author_facet Di Nucci,Eliane Porto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Di Nucci,Eliane Porto
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Leitura
Ensino médio
topic Letramento
Leitura
Ensino médio
description Este trabalho visa descrever as práticas sociais de letramento de adolescentes que freqüentam o ensino médio, particularmente as práticas de leitura. Foram selecionados 20 sujeitos de uma classe de 2ª série do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Campinas/São Paulo. Os dados foram coletados através de um questionário fechado, composto por diferentes eventos de letramento. Os dados mostram que as práticas de leitura mais comuns entre os jovens são a leitura de revistas (100% dos sujeitos), seguida da leitura de jornal (85%) e da leitura de livros (65%). Entre diversos eventos de letramento presentes no cotidiano, ressalta-se que 80% dos sujeitos lêem bilhetes e correspondências, entre outros. Concluise que os jovens buscam a leitura em função das necessidades cotidianas e da facilidade de acesso.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572002000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.6 n.1 2002
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604209790976