Uma análise bioecológica do baixo desempenho escolar de estudantes com dotação intelectual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300585 |
Resumo: | Resumo Para analisar fatores relacionados ao baixo desempenho escolar de alunos com dotação intelectual (underachieving), foi realizado um estudo bioecológico. Na primeira etapa, informações de um banco de dados de um programa de dotação foram utilizadas para rastrear esses estudantes. Foram identificados dois alunos que atingiram o percentil 95 ou superior em um teste padronizado de raciocínio e possuíam nota média inferior à média escolar. Um deles participou da segunda etapa e também indicou integrantes significativos de seu microssistema - familiar, colega da sala de aula e educador - para serem entrevistados. Baixa motivação para aprender parece ser a principal explicação da discrepância entre capacidade intelectual e desempenho escolar. Há evidências de que o currículo escolar e a família não têm sido capazes de promover motivação intrínseca para aprender. As limitações, especialmente aquelas relacionadas ao conceito de underachieving, e as implicações do estudo são apresentadas no artigo. |
id |
ABRAPEE-1_b7e2c17dc88a332941306181178738e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572015000300585 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma análise bioecológica do baixo desempenho escolar de estudantes com dotação intelectualSuperdotadosbaixo rendimento escolarinteligênciaResumo Para analisar fatores relacionados ao baixo desempenho escolar de alunos com dotação intelectual (underachieving), foi realizado um estudo bioecológico. Na primeira etapa, informações de um banco de dados de um programa de dotação foram utilizadas para rastrear esses estudantes. Foram identificados dois alunos que atingiram o percentil 95 ou superior em um teste padronizado de raciocínio e possuíam nota média inferior à média escolar. Um deles participou da segunda etapa e também indicou integrantes significativos de seu microssistema - familiar, colega da sala de aula e educador - para serem entrevistados. Baixa motivação para aprender parece ser a principal explicação da discrepância entre capacidade intelectual e desempenho escolar. Há evidências de que o currículo escolar e a família não têm sido capazes de promover motivação intrínseca para aprender. As limitações, especialmente aquelas relacionadas ao conceito de underachieving, e as implicações do estudo são apresentadas no artigo.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300585Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.3 2015reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539/2015/0193910info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Andriele Monteiro deBarbosa,Altemir José Gonçalvespor2016-01-06T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572015000300585Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2016-01-06T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise bioecológica do baixo desempenho escolar de estudantes com dotação intelectual |
title |
Uma análise bioecológica do baixo desempenho escolar de estudantes com dotação intelectual |
spellingShingle |
Uma análise bioecológica do baixo desempenho escolar de estudantes com dotação intelectual Oliveira,Andriele Monteiro de Superdotados baixo rendimento escolar inteligência |
title_short |
Uma análise bioecológica do baixo desempenho escolar de estudantes com dotação intelectual |
title_full |
Uma análise bioecológica do baixo desempenho escolar de estudantes com dotação intelectual |
title_fullStr |
Uma análise bioecológica do baixo desempenho escolar de estudantes com dotação intelectual |
title_full_unstemmed |
Uma análise bioecológica do baixo desempenho escolar de estudantes com dotação intelectual |
title_sort |
Uma análise bioecológica do baixo desempenho escolar de estudantes com dotação intelectual |
author |
Oliveira,Andriele Monteiro de |
author_facet |
Oliveira,Andriele Monteiro de Barbosa,Altemir José Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa,Altemir José Gonçalves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Andriele Monteiro de Barbosa,Altemir José Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Superdotados baixo rendimento escolar inteligência |
topic |
Superdotados baixo rendimento escolar inteligência |
description |
Resumo Para analisar fatores relacionados ao baixo desempenho escolar de alunos com dotação intelectual (underachieving), foi realizado um estudo bioecológico. Na primeira etapa, informações de um banco de dados de um programa de dotação foram utilizadas para rastrear esses estudantes. Foram identificados dois alunos que atingiram o percentil 95 ou superior em um teste padronizado de raciocínio e possuíam nota média inferior à média escolar. Um deles participou da segunda etapa e também indicou integrantes significativos de seu microssistema - familiar, colega da sala de aula e educador - para serem entrevistados. Baixa motivação para aprender parece ser a principal explicação da discrepância entre capacidade intelectual e desempenho escolar. Há evidências de que o currículo escolar e a família não têm sido capazes de promover motivação intrínseca para aprender. As limitações, especialmente aquelas relacionadas ao conceito de underachieving, e as implicações do estudo são apresentadas no artigo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300585 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300585 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-3539/2015/0193910 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.3 2015 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212606185308160 |