O acesso e a permanênia do estudante com deficiência no Ensino Superior em uma universidade pública federal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria de Fátima da Costa Cordeiro Henrique
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5161
Resumo: A inclusão dos estudantes com deficiência é um direito assegurado pela lei n° 13.409/2016, que trata sobre as cotas para inclusão da pessoa com deficiência na Educação Superior. Por meio de uma revisão literária, procurou-se construir o referencial teórico através de uma discussão que trouxe a problematização sobre o acesso e a permanência em uma IES. Levantaram-se, então, questionamentos, tais como: quantos são os estudantes com deficiência e onde estão nos diferentes cursos? Quais as ações ofertadas aos estudantes com deficiência para a permanência nos diferentes cursos? Será que os projetos pedagógicos dos cursos que acolhem tais estudantes foram construídos com um olhar inclusivo? O que faz o Núcleo de Acessibilidade para possibilitar o acesso e a permanência do estudante nos diferentes cursos? O que dizem os estudantes com deficiência acerca da sua inclusão no ensino superior? Para responder às inquietações aqui trazidas, o presente trabalho objetivou investigar como se dá a inclusão dos estudantes com deficiência em uma instituição pública federal de ensino superior. Foram utilizados teóricos tais como, Cantorani et al. (2020), Guedes (2020), Giordani et al. (2020), Cabral et al. (2020), Silva e Pavão (2020) dentre outros que enriqueceram a base desta pesquisa. O estudo foi de cunho quali-quantitativa, com metodologia de análise descritiva. Para coleta de dados, foram elaborados questionários, que foram aplicados aos estudantes com deficiência que estudam na IES pesquisada, e ao Núcleo de acessibilidade da mesma instituição; por meio da plataforma digital Google forms®. Foram utilizados também análise dos projetos pedagógicos dos cursos para verificar se neles a inclusão está contida na proposta curricular do curso. Os resultados apontaram que tais projetos, apesar de ter um texto base que faz alusão à acessibilidade da pessoa com deficiência, alguns cursos não o englobam, de fato, em seu documento, pois desconsideram a sua importância para acolher esses estudantes e garantir além do acesso a permanência da pessoa com deficiência na universidade. A IES precisa, portanto, promover ações que permitam a superação das barreiras existentes desde o acesso até a conclusão desses estudantes com deficiência.
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O que dizem os estudantes com deficiência acerca da sua inclusão no ensino superior? Para responder às inquietações aqui trazidas, o presente trabalho objetivou investigar como se dá a inclusão dos estudantes com deficiência em uma instituição pública federal de ensino superior. Foram utilizados teóricos tais como, Cantorani et al. (2020), Guedes (2020), Giordani et al. (2020), Cabral et al. (2020), Silva e Pavão (2020) dentre outros que enriqueceram a base desta pesquisa. O estudo foi de cunho quali-quantitativa, com metodologia de análise descritiva. Para coleta de dados, foram elaborados questionários, que foram aplicados aos estudantes com deficiência que estudam na IES pesquisada, e ao Núcleo de acessibilidade da mesma instituição; por meio da plataforma digital Google forms®. Foram utilizados também análise dos projetos pedagógicos dos cursos para verificar se neles a inclusão está contida na proposta curricular do curso. Os resultados apontaram que tais projetos, apesar de ter um texto base que faz alusão à acessibilidade da pessoa com deficiência, alguns cursos não o englobam, de fato, em seu documento, pois desconsideram a sua importância para acolher esses estudantes e garantir além do acesso a permanência da pessoa com deficiência na universidade. A IES precisa, portanto, promover ações que permitam a superação das barreiras existentes desde o acesso até a conclusão desses estudantes com deficiência.The inclusion of students with disabilities is a right guaranteed by law No. 13,409/2016, which deals with quotas for the inclusion of people with disabilities in higher education. Through a literary review, we tried to build the theoretical framework through a discussion that brought up the problematization of access and permanence in an IES, questions that were: How many are these people, and where are they in the different courses? What actions are offered to students with disabilities to stay in the different courses? Could it be that the pedagogical projects of the courses that welcome such students were built with an inclusive look? What does the Accessibility Center do to enable students to access and stay in the different courses in which they belong? What do students with disabilities say about their inclusion in higher education? To answer the concerns raised here, the present work aimed to investigate how the inclusion of students with disabilities in a federal public institution of higher education takes place. Theorists such as Cantorani et al. (2020), Guedes (2020), Giordani et al. (2020), Cabral (2020), Silva and Pavão (2020) among others that enriched the basis of this research. The study was of a quali-quantitative nature, with a descriptive analysis methodology. To enrich the discussion, questionnaires were developed as a data collection instrument that was applied through the Google forms® digital platform to students with disabilities who study at the researched IES, and to the Accessibility Center of the same institution. An analysis of the pedagogical projects of the courses was also used to verify if the inclusion is contained in the curricular proposal of the course. The results showed that the PPCs, despite having a basic text that alludes to the accessibility of the disabled person, some courses do not include it in their document, disregarding its importance to welcome these students and guarantee, in addition to access, the permanence of the person with disabilities. at the University. The IES needs to promote actions that allow the overcoming of existing barriers from access to completion of these students with disabilities.BrasilAmorim, Maria do Rosário de Fátima Brandão dehttp://lattes.cnpq.br/9649560600378856http://lattes.cnpq.br/5330024930917910Pereira, Maria de Fátima da Costa Cordeiro Henrique2023-11-01T20:33:23Z2023-11-01T20:33:23Z2022-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis92 f.application/pdfPEREIRA, Maria de Fátima da Costa Cordeiro Henrique. O acesso e a permanênia do estudante com deficiência no Ensino Superior em uma universidade pública federal. 2022. 92 f. 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