Risco e proteção de estudantes durante os anos finais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300417 |
Resumo: | Resumo O estudo comparou alunos com baixo, médio e alto desempenho escolar em relação aos fatores de risco: reprovação escolar e violência intra e extrafamiliar e de proteção: habilidades sociais, autoeficácia e apoio social. Participaram 400 estudantes (M=13,6 anos, DP = 1,22) que frequentavam os três últimos anos do Ensino Fundamental de escolas do Estado do Rio de Janeiro. Os alunos responderam ao Questionário de informações demográficas, Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes, Escala de Percepção de Apoio Social e Escala de Autoeficácia. Os resultados indicaram que alunos com baixo desempenho escolar apresentaram mais fatores de risco e menos fatores de proteção quando comparados aos alunos com médio e alto desempenho escolar. Não foram encontradas diferenças nas habilidades sociais de Assertividade, Abordagem afetiva e Desenvoltura social entre grupos. O estudo discute influências de variáveis pessoais e de contexto dos alunos para o desempenho escolar no final do Ensino Fundamental. |
id |
ABRAPEE-1_f98beac7ee9c8f0682051512ba1be8b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572017000300417 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Risco e proteção de estudantes durante os anos finais do ensino fundamentalResiliênciarendimento escolarensino fundamentalResumo O estudo comparou alunos com baixo, médio e alto desempenho escolar em relação aos fatores de risco: reprovação escolar e violência intra e extrafamiliar e de proteção: habilidades sociais, autoeficácia e apoio social. Participaram 400 estudantes (M=13,6 anos, DP = 1,22) que frequentavam os três últimos anos do Ensino Fundamental de escolas do Estado do Rio de Janeiro. Os alunos responderam ao Questionário de informações demográficas, Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes, Escala de Percepção de Apoio Social e Escala de Autoeficácia. Os resultados indicaram que alunos com baixo desempenho escolar apresentaram mais fatores de risco e menos fatores de proteção quando comparados aos alunos com médio e alto desempenho escolar. Não foram encontradas diferenças nas habilidades sociais de Assertividade, Abordagem afetiva e Desenvoltura social entre grupos. O estudo discute influências de variáveis pessoais e de contexto dos alunos para o desempenho escolar no final do Ensino Fundamental.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300417Psicologia Escolar e Educacional v.21 n.3 2017reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392017021311151info:eu-repo/semantics/openAccessAchkar,Ana Maria Nunes ElLeme,Vanessa Barbosa RomeraSoares,Adriana BenevidesYunes,Maria Angela Mattarpor2017-12-15T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572017000300417Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2017-12-15T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Risco e proteção de estudantes durante os anos finais do ensino fundamental |
title |
Risco e proteção de estudantes durante os anos finais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Risco e proteção de estudantes durante os anos finais do ensino fundamental Achkar,Ana Maria Nunes El Resiliência rendimento escolar ensino fundamental |
title_short |
Risco e proteção de estudantes durante os anos finais do ensino fundamental |
title_full |
Risco e proteção de estudantes durante os anos finais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Risco e proteção de estudantes durante os anos finais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Risco e proteção de estudantes durante os anos finais do ensino fundamental |
title_sort |
Risco e proteção de estudantes durante os anos finais do ensino fundamental |
author |
Achkar,Ana Maria Nunes El |
author_facet |
Achkar,Ana Maria Nunes El Leme,Vanessa Barbosa Romera Soares,Adriana Benevides Yunes,Maria Angela Mattar |
author_role |
author |
author2 |
Leme,Vanessa Barbosa Romera Soares,Adriana Benevides Yunes,Maria Angela Mattar |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Achkar,Ana Maria Nunes El Leme,Vanessa Barbosa Romera Soares,Adriana Benevides Yunes,Maria Angela Mattar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resiliência rendimento escolar ensino fundamental |
topic |
Resiliência rendimento escolar ensino fundamental |
description |
Resumo O estudo comparou alunos com baixo, médio e alto desempenho escolar em relação aos fatores de risco: reprovação escolar e violência intra e extrafamiliar e de proteção: habilidades sociais, autoeficácia e apoio social. Participaram 400 estudantes (M=13,6 anos, DP = 1,22) que frequentavam os três últimos anos do Ensino Fundamental de escolas do Estado do Rio de Janeiro. Os alunos responderam ao Questionário de informações demográficas, Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes, Escala de Percepção de Apoio Social e Escala de Autoeficácia. Os resultados indicaram que alunos com baixo desempenho escolar apresentaram mais fatores de risco e menos fatores de proteção quando comparados aos alunos com médio e alto desempenho escolar. Não foram encontradas diferenças nas habilidades sociais de Assertividade, Abordagem afetiva e Desenvoltura social entre grupos. O estudo discute influências de variáveis pessoais e de contexto dos alunos para o desempenho escolar no final do Ensino Fundamental. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300417 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300417 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-35392017021311151 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.21 n.3 2017 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212606571184128 |