Qualidade da dieta de adolescentes: estudo de base populacional em Campinas, SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assumpção,Daniela de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Barros,Marilisa Berti de Azevedo, Fisberg,Regina Mara, Carandina,Luana, Goldbaum,Moises, Cesar,Chester Luiz Galvão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de epidemiologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2012000300014
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade global da dieta e a adequação do consumo de cada componente da dieta de adolescentes segundo fatores demográficos, socioeconômicos e índice de massa corporal (IMC). Trata-se de estudo transversal, de base populacional, que analisou amostra representativa de 409 adolescentes, de 12 a 19 anos, utilizando o Índice de Qualidade da Dieta (IQD). Foram estimadas as prevalências de dietas classificadas no 1º quartil do IQD e as médias de escores de cada componente do IQD. Regressões múltiplas linear e de Poisson foram utilizadas nas análises. O escore médio do IQD foi de 59,7. Observou-se menor prevalência de dietas inadequadas no segmento de melhor escolaridade do chefe da família. Os estratos de menor nível socioeconômico, avaliados por renda e escolaridade, mostram um consumo inferior de verduras e legumes, frutas, leite e derivados e menor variedade da dieta e uma ingestão superior de cereais e derivados e leguminosas. Adolescentes com sobrepeso/obesidade consomem mais carnes e ovos e menos frutas comparados aos que apresentam baixo peso/eutrofia. As meninas tiveram maior ingestão de gordura total e menor ingestão de sódio. Os resultados identificam os componentes que merecem atenção nas estratégias de promoção de alimentação saudável e os segmentos mais vulneráveis à má alimentação.
id ABRASCO-1_68be9bc7fc3d2f3923a3a01a031aded2
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-790X2012000300014
network_acronym_str ABRASCO-1
network_name_str Revista brasileira de epidemiologia (Online)
repository_id_str
spelling Qualidade da dieta de adolescentes: estudo de base populacional em Campinas, SPAdolescenteComportamento alimentarIngestão de alimentosInquérito dieteticoDietaNutriçãoO objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade global da dieta e a adequação do consumo de cada componente da dieta de adolescentes segundo fatores demográficos, socioeconômicos e índice de massa corporal (IMC). Trata-se de estudo transversal, de base populacional, que analisou amostra representativa de 409 adolescentes, de 12 a 19 anos, utilizando o Índice de Qualidade da Dieta (IQD). Foram estimadas as prevalências de dietas classificadas no 1º quartil do IQD e as médias de escores de cada componente do IQD. Regressões múltiplas linear e de Poisson foram utilizadas nas análises. O escore médio do IQD foi de 59,7. Observou-se menor prevalência de dietas inadequadas no segmento de melhor escolaridade do chefe da família. Os estratos de menor nível socioeconômico, avaliados por renda e escolaridade, mostram um consumo inferior de verduras e legumes, frutas, leite e derivados e menor variedade da dieta e uma ingestão superior de cereais e derivados e leguminosas. Adolescentes com sobrepeso/obesidade consomem mais carnes e ovos e menos frutas comparados aos que apresentam baixo peso/eutrofia. As meninas tiveram maior ingestão de gordura total e menor ingestão de sódio. Os resultados identificam os componentes que merecem atenção nas estratégias de promoção de alimentação saudável e os segmentos mais vulneráveis à má alimentação.Associação Brasileira de Saúde Coletiva2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2012000300014Revista Brasileira de Epidemiologia v.15 n.3 2012reponame:Revista brasileira de epidemiologia (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1415-790X2012000300014info:eu-repo/semantics/openAccessAssumpção,Daniela deBarros,Marilisa Berti de AzevedoFisberg,Regina MaraCarandina,LuanaGoldbaum,MoisesCesar,Chester Luiz Galvãopor2012-10-18T00:00:00Zoai:scielo:S1415-790X2012000300014Revistahttp://www.scielo.br/rbepidhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revbrepi@usp.br1980-54971415-790Xopendoar:2012-10-18T00:00Revista brasileira de epidemiologia (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade da dieta de adolescentes: estudo de base populacional em Campinas, SP
title Qualidade da dieta de adolescentes: estudo de base populacional em Campinas, SP
spellingShingle Qualidade da dieta de adolescentes: estudo de base populacional em Campinas, SP
Assumpção,Daniela de
Adolescente
Comportamento alimentar
Ingestão de alimentos
Inquérito dietetico
Dieta
Nutrição
title_short Qualidade da dieta de adolescentes: estudo de base populacional em Campinas, SP
title_full Qualidade da dieta de adolescentes: estudo de base populacional em Campinas, SP
title_fullStr Qualidade da dieta de adolescentes: estudo de base populacional em Campinas, SP
title_full_unstemmed Qualidade da dieta de adolescentes: estudo de base populacional em Campinas, SP
title_sort Qualidade da dieta de adolescentes: estudo de base populacional em Campinas, SP
author Assumpção,Daniela de
author_facet Assumpção,Daniela de
Barros,Marilisa Berti de Azevedo
Fisberg,Regina Mara
Carandina,Luana
Goldbaum,Moises
Cesar,Chester Luiz Galvão
author_role author
author2 Barros,Marilisa Berti de Azevedo
Fisberg,Regina Mara
Carandina,Luana
Goldbaum,Moises
Cesar,Chester Luiz Galvão
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assumpção,Daniela de
Barros,Marilisa Berti de Azevedo
Fisberg,Regina Mara
Carandina,Luana
Goldbaum,Moises
Cesar,Chester Luiz Galvão
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescente
Comportamento alimentar
Ingestão de alimentos
Inquérito dietetico
Dieta
Nutrição
topic Adolescente
Comportamento alimentar
Ingestão de alimentos
Inquérito dietetico
Dieta
Nutrição
description O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade global da dieta e a adequação do consumo de cada componente da dieta de adolescentes segundo fatores demográficos, socioeconômicos e índice de massa corporal (IMC). Trata-se de estudo transversal, de base populacional, que analisou amostra representativa de 409 adolescentes, de 12 a 19 anos, utilizando o Índice de Qualidade da Dieta (IQD). Foram estimadas as prevalências de dietas classificadas no 1º quartil do IQD e as médias de escores de cada componente do IQD. Regressões múltiplas linear e de Poisson foram utilizadas nas análises. O escore médio do IQD foi de 59,7. Observou-se menor prevalência de dietas inadequadas no segmento de melhor escolaridade do chefe da família. Os estratos de menor nível socioeconômico, avaliados por renda e escolaridade, mostram um consumo inferior de verduras e legumes, frutas, leite e derivados e menor variedade da dieta e uma ingestão superior de cereais e derivados e leguminosas. Adolescentes com sobrepeso/obesidade consomem mais carnes e ovos e menos frutas comparados aos que apresentam baixo peso/eutrofia. As meninas tiveram maior ingestão de gordura total e menor ingestão de sódio. Os resultados identificam os componentes que merecem atenção nas estratégias de promoção de alimentação saudável e os segmentos mais vulneráveis à má alimentação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2012000300014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2012000300014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-790X2012000300014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Epidemiologia v.15 n.3 2012
reponame:Revista brasileira de epidemiologia (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Revista brasileira de epidemiologia (Online)
collection Revista brasileira de epidemiologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de epidemiologia (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||revbrepi@usp.br
_version_ 1754212952946245632