Consumo de antioxidantes em participantes do ELSA-Brasil: resultados da linha de base

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira,Marina Galvão
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mill,José Geraldo, Pereira,Alexandre Costa, Molina,Maria del Carmen Bisi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de epidemiologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2016000100149
Resumo: RESUMO: Objetivo: Avaliar o consumo habitual de antioxidantes (vitaminas A, E e C, selênio e zinco) e identificar fatores associados ao baixo consumo em adultos. Métodos: Estudo transversal com 14.660 participantes (35 a 74 anos) da linha de base do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil). O consumo de antioxidantes e energia total foi determinado por Questionário de Frequência Alimentar e analisado com auxílio do software NDSR. O consumo dos antioxidantes foi ajustado pela energia total e dividido em quintis. Variáveis socioeconômicas foram analisadas e incluídas no modelo de regressão logística para identificar fatores associados ao baixo consumo. Resultados: O consumo energético (kcal/dia) foi maior em homens (3.152 ± 1.026 versus 2.613 ± 905; p < 0,001) enquanto que o consumo de todos os antioxidantes (principalmente as vitaminas A e C e o selênio) foi maior em mulheres. O baixo consumo de antioxidantes se associou significativamente ao sexo masculino (OR = 3,5; IC95% 3,11 - 4,0), à menor escolaridade (OR = 3,1; IC95% 2,42 - 3,87), à menor renda (OR = 4,4; IC95% 3,67 - 5,36), à menor faixa etária (OR = 5,5; IC95% 4,27 - 7,16), ao estado de magreza (OR = 2,7; IC95% 1,36 - 5,18), ao relato do não uso de suplemento (OR = 1,95; IC95% 1,6 - 2,38) como polivitamínicos e minerais e a não alteração de hábitos alimentares nos últimos seis meses (OR = 2,0; IC95% 1,75 - 2,29). Conclusão: O maior consumo de frutas e legumes está envolvido no maior consumo de antioxidantes em mulheres. As políticas para aumento do consumo desses nutrientes precisam ser dirigidas para os segmentos de menores renda, escolaridade e faixa etária.
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