Avaliação da satisfação com a assistência odontológica na perspectiva de usuários brasileiros adultos: análise multinível
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232018001204339 |
Resumo: | Resumo Objetivou-se avaliar a satisfação quanto aos serviços de assistência odontológica e identificar associação entre a insatisfação e as variáveis contextuais/individuais. Estudo transversal multinível de dados secundários de uma amostra representativa de 8.943 adultos de 177 municípios. Encontravam-se insatisfeitos 14,9% dos adultos. Registrou-se maior chance de insatisfação com os serviços odontológicos entre adultos que residiam em municípios com maior desigualdade social (OR:1,53;IC95%:1,31-1,81) e com menor proporção de dentistas por habitante (OR:1,17;IC95%: 1,00-1,37); amarelos/negros/pardos/indígenas (OR:1,12; IC95%: 0,99-1,27); menor escolaridade (OR:1,14; IC95%: 0,98-1,33); consulta por motivo de problemas bucais (OR:1,23; IC95%: 1,04-1,44); insatisfeitos com os dentes e boca (OR:2,60;IC95%:2,53-3,02) e com impacto das desordens bucais no desempenho diário (OR:1,48;IC95%:1,30-1,69). A implementação ou adequação de políticas públicas com o intuito de melhorar a satisfação com os serviços odontológicos deve priorizar os municípios com maior desigualdade social e com menos dentistas e usuários socialmente desfavorecidos, que autopercebem problemas bucais, insatisfeitos com sua saúde bucal e com impactos decorrentes dos problemas bucais. |
id |
ABRASCO-2_2bf360c071aff2cbb4c6832f77c1e374 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-81232018001204339 |
network_acronym_str |
ABRASCO-2 |
network_name_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da satisfação com a assistência odontológica na perspectiva de usuários brasileiros adultos: análise multinívelSatisfação do pacienteServiços de saúdeQualidade da assistência à saúdeOdontologia em saúde públicaEpidemiologiaResumo Objetivou-se avaliar a satisfação quanto aos serviços de assistência odontológica e identificar associação entre a insatisfação e as variáveis contextuais/individuais. Estudo transversal multinível de dados secundários de uma amostra representativa de 8.943 adultos de 177 municípios. Encontravam-se insatisfeitos 14,9% dos adultos. Registrou-se maior chance de insatisfação com os serviços odontológicos entre adultos que residiam em municípios com maior desigualdade social (OR:1,53;IC95%:1,31-1,81) e com menor proporção de dentistas por habitante (OR:1,17;IC95%: 1,00-1,37); amarelos/negros/pardos/indígenas (OR:1,12; IC95%: 0,99-1,27); menor escolaridade (OR:1,14; IC95%: 0,98-1,33); consulta por motivo de problemas bucais (OR:1,23; IC95%: 1,04-1,44); insatisfeitos com os dentes e boca (OR:2,60;IC95%:2,53-3,02) e com impacto das desordens bucais no desempenho diário (OR:1,48;IC95%:1,30-1,69). A implementação ou adequação de políticas públicas com o intuito de melhorar a satisfação com os serviços odontológicos deve priorizar os municípios com maior desigualdade social e com menos dentistas e usuários socialmente desfavorecidos, que autopercebem problemas bucais, insatisfeitos com sua saúde bucal e com impactos decorrentes dos problemas bucais.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232018001204339Ciência & Saúde Coletiva v.23 n.12 2018reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/1413-812320182312.32792016info:eu-repo/semantics/openAccessCarreiro,Danilo LimaOliveira,Renata Francine RodriguesCoutinho,Wagner Luiz MineiroMartins,Andréa Maria Eleutério de Barros LimaHaikal,Desireé Sant’Anapor2018-12-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232018001204339Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2018-12-03T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da satisfação com a assistência odontológica na perspectiva de usuários brasileiros adultos: análise multinível |
title |
Avaliação da satisfação com a assistência odontológica na perspectiva de usuários brasileiros adultos: análise multinível |
spellingShingle |
Avaliação da satisfação com a assistência odontológica na perspectiva de usuários brasileiros adultos: análise multinível Carreiro,Danilo Lima Satisfação do paciente Serviços de saúde Qualidade da assistência à saúde Odontologia em saúde pública Epidemiologia |
title_short |
Avaliação da satisfação com a assistência odontológica na perspectiva de usuários brasileiros adultos: análise multinível |
title_full |
Avaliação da satisfação com a assistência odontológica na perspectiva de usuários brasileiros adultos: análise multinível |
title_fullStr |
Avaliação da satisfação com a assistência odontológica na perspectiva de usuários brasileiros adultos: análise multinível |
title_full_unstemmed |
Avaliação da satisfação com a assistência odontológica na perspectiva de usuários brasileiros adultos: análise multinível |
title_sort |
Avaliação da satisfação com a assistência odontológica na perspectiva de usuários brasileiros adultos: análise multinível |
author |
Carreiro,Danilo Lima |
author_facet |
Carreiro,Danilo Lima Oliveira,Renata Francine Rodrigues Coutinho,Wagner Luiz Mineiro Martins,Andréa Maria Eleutério de Barros Lima Haikal,Desireé Sant’Ana |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Renata Francine Rodrigues Coutinho,Wagner Luiz Mineiro Martins,Andréa Maria Eleutério de Barros Lima Haikal,Desireé Sant’Ana |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carreiro,Danilo Lima Oliveira,Renata Francine Rodrigues Coutinho,Wagner Luiz Mineiro Martins,Andréa Maria Eleutério de Barros Lima Haikal,Desireé Sant’Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação do paciente Serviços de saúde Qualidade da assistência à saúde Odontologia em saúde pública Epidemiologia |
topic |
Satisfação do paciente Serviços de saúde Qualidade da assistência à saúde Odontologia em saúde pública Epidemiologia |
description |
Resumo Objetivou-se avaliar a satisfação quanto aos serviços de assistência odontológica e identificar associação entre a insatisfação e as variáveis contextuais/individuais. Estudo transversal multinível de dados secundários de uma amostra representativa de 8.943 adultos de 177 municípios. Encontravam-se insatisfeitos 14,9% dos adultos. Registrou-se maior chance de insatisfação com os serviços odontológicos entre adultos que residiam em municípios com maior desigualdade social (OR:1,53;IC95%:1,31-1,81) e com menor proporção de dentistas por habitante (OR:1,17;IC95%: 1,00-1,37); amarelos/negros/pardos/indígenas (OR:1,12; IC95%: 0,99-1,27); menor escolaridade (OR:1,14; IC95%: 0,98-1,33); consulta por motivo de problemas bucais (OR:1,23; IC95%: 1,04-1,44); insatisfeitos com os dentes e boca (OR:2,60;IC95%:2,53-3,02) e com impacto das desordens bucais no desempenho diário (OR:1,48;IC95%:1,30-1,69). A implementação ou adequação de políticas públicas com o intuito de melhorar a satisfação com os serviços odontológicos deve priorizar os municípios com maior desigualdade social e com menos dentistas e usuários socialmente desfavorecidos, que autopercebem problemas bucais, insatisfeitos com sua saúde bucal e com impactos decorrentes dos problemas bucais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232018001204339 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232018001204339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1413-812320182312.32792016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva v.23 n.12 2018 reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online) instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) instacron:ABRASCO |
instname_str |
Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
instacron_str |
ABRASCO |
institution |
ABRASCO |
reponame_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
collection |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br |
_version_ |
1754213043024166912 |