Satisfação dos usuários assistidos nos Centros de Especialidades Odontológicas do Município do Recife, Pernambuco, Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Saúde Pública |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2010000500021 |
Resumo: | O estudo objetivou avaliar a satisfação dos usuários assistidos nos Centros de Especialidades Odontológicas do Município do Recife, Pernambuco, Brasil. Realizou-se entrevista pessoal padronizada com 272 pacientes utilizando o Questionário de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde Bucal (QASSaB). Os resultados indicaram uma avaliação positiva para a maioria das dimensões no geral. A acessibilidade foi um ponto crítico destacado. Houve diferença significante de 5% na satisfação dos usuários, entre as unidades de serviço, para: relações humanas/cirurgião-dentista (p = 0,001); relações humanas/auxiliar (p = 0, 007); eficácia (p = 0,014); acessibilidade/tempo de espera (p = 0,018); ambiente físico/limpeza da recepção (p = 0,004); aceitabilidade (p = 0,029); efetividade/aparência dos dentes (p = 0,029) e efetividade/capacidade de mastigação (p < 0,001). Concluiu-se que a maioria dos usuários está satisfeita com a assistência prestada nos centros e que a satisfação difere em cada centro. |
id |
FIOCRUZ-5_2f5951541fb81ceae7828d962bf69658 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-311X2010000500021 |
network_acronym_str |
FIOCRUZ-5 |
network_name_str |
Cadernos de Saúde Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Satisfação dos usuários assistidos nos Centros de Especialidades Odontológicas do Município do Recife, Pernambuco, BrasilSatisfação do PacienteQualidade da Assistência à SaúdeSaúde BucalO estudo objetivou avaliar a satisfação dos usuários assistidos nos Centros de Especialidades Odontológicas do Município do Recife, Pernambuco, Brasil. Realizou-se entrevista pessoal padronizada com 272 pacientes utilizando o Questionário de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde Bucal (QASSaB). Os resultados indicaram uma avaliação positiva para a maioria das dimensões no geral. A acessibilidade foi um ponto crítico destacado. Houve diferença significante de 5% na satisfação dos usuários, entre as unidades de serviço, para: relações humanas/cirurgião-dentista (p = 0,001); relações humanas/auxiliar (p = 0, 007); eficácia (p = 0,014); acessibilidade/tempo de espera (p = 0,018); ambiente físico/limpeza da recepção (p = 0,004); aceitabilidade (p = 0,029); efetividade/aparência dos dentes (p = 0,029) e efetividade/capacidade de mastigação (p < 0,001). Concluiu-se que a maioria dos usuários está satisfeita com a assistência prestada nos centros e que a satisfação difere em cada centro.Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz2010-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2010000500021Cadernos de Saúde Pública v.26 n.5 2010reponame:Cadernos de Saúde Públicainstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/S0102-311X2010000500021info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Ana Carolina Silva deCabral,Etenildo DantasVasconcelos,Marcia Maria Vendiciano Barbosapor2010-06-11T00:00:00Zoai:scielo:S0102-311X2010000500021Revistahttp://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br1678-44640102-311Xopendoar:2010-06-11T00:00Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Satisfação dos usuários assistidos nos Centros de Especialidades Odontológicas do Município do Recife, Pernambuco, Brasil |
title |
Satisfação dos usuários assistidos nos Centros de Especialidades Odontológicas do Município do Recife, Pernambuco, Brasil |
spellingShingle |
Satisfação dos usuários assistidos nos Centros de Especialidades Odontológicas do Município do Recife, Pernambuco, Brasil Lima,Ana Carolina Silva de Satisfação do Paciente Qualidade da Assistência à Saúde Saúde Bucal |
title_short |
Satisfação dos usuários assistidos nos Centros de Especialidades Odontológicas do Município do Recife, Pernambuco, Brasil |
title_full |
Satisfação dos usuários assistidos nos Centros de Especialidades Odontológicas do Município do Recife, Pernambuco, Brasil |
title_fullStr |
Satisfação dos usuários assistidos nos Centros de Especialidades Odontológicas do Município do Recife, Pernambuco, Brasil |
title_full_unstemmed |
Satisfação dos usuários assistidos nos Centros de Especialidades Odontológicas do Município do Recife, Pernambuco, Brasil |
title_sort |
Satisfação dos usuários assistidos nos Centros de Especialidades Odontológicas do Município do Recife, Pernambuco, Brasil |
author |
Lima,Ana Carolina Silva de |
author_facet |
Lima,Ana Carolina Silva de Cabral,Etenildo Dantas Vasconcelos,Marcia Maria Vendiciano Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Cabral,Etenildo Dantas Vasconcelos,Marcia Maria Vendiciano Barbosa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima,Ana Carolina Silva de Cabral,Etenildo Dantas Vasconcelos,Marcia Maria Vendiciano Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação do Paciente Qualidade da Assistência à Saúde Saúde Bucal |
topic |
Satisfação do Paciente Qualidade da Assistência à Saúde Saúde Bucal |
description |
O estudo objetivou avaliar a satisfação dos usuários assistidos nos Centros de Especialidades Odontológicas do Município do Recife, Pernambuco, Brasil. Realizou-se entrevista pessoal padronizada com 272 pacientes utilizando o Questionário de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde Bucal (QASSaB). Os resultados indicaram uma avaliação positiva para a maioria das dimensões no geral. A acessibilidade foi um ponto crítico destacado. Houve diferença significante de 5% na satisfação dos usuários, entre as unidades de serviço, para: relações humanas/cirurgião-dentista (p = 0,001); relações humanas/auxiliar (p = 0, 007); eficácia (p = 0,014); acessibilidade/tempo de espera (p = 0,018); ambiente físico/limpeza da recepção (p = 0,004); aceitabilidade (p = 0,029); efetividade/aparência dos dentes (p = 0,029) e efetividade/capacidade de mastigação (p < 0,001). Concluiu-se que a maioria dos usuários está satisfeita com a assistência prestada nos centros e que a satisfação difere em cada centro. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2010000500021 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2010000500021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-311X2010000500021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Saúde Pública v.26 n.5 2010 reponame:Cadernos de Saúde Pública instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Cadernos de Saúde Pública |
collection |
Cadernos de Saúde Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br |
_version_ |
1754115730329042944 |