Disciplinarização da boca, a autonomia do indivíduo na sociedade do trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kovaleski,Douglas Francisco
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Freitas,Sérgio Fernando Torres de, Botazzo,Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232006000100017
Resumo: Este estudo analisa o processo saúde-doença da boca sob o conceito de "bucalidade", como proposto por Botazzo¹. São apresentados limites da odontologia, afirmando sua insuficiência para discutir a saúde bucal a partir da relação da boca com a sociedade. Por meio do conceito de disciplina como produtora de corpos úteis e dóceis, proposto por Foucault, introduz-se a questão da autonomia do indivíduo na sociedade do trabalho. Caracteriza-se um processo de disciplinarização dos corpos para uma adequação ao capitalismo. Em um segundo momento, constitui-se um recorte específico: a disciplinarização da boca, e a odontologia como instrumento de disciplinarização. A odontologia colaborando na produção de bocas funcionalmente úteis, mas politicamente dóceis, disciplinadas. A boca como área de atuação específica de um campo do saber e de mercado. Boca vigiada, controlada e esquadrinhada. A boca é disciplinada e seus prazeres são tolhidos. E as repressões sobre a boca não teriam conseqüências sobre a sua saúde? Este processo utilizou-se da odontologia como legitimadora da disciplinarização da boca, que passa a ser alienada, isolada e discriminada. Finalmente, propôs-se a "bucalidade" como alternativa para uma nova compreensão da boca e da saúde bucal e, quem sabe, do próprio objeto da odontologia.
id ABRASCO-2_b3f95d67fc5c63f2366ebc689ac11f7c
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-81232006000100017
network_acronym_str ABRASCO-2
network_name_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling Disciplinarização da boca, a autonomia do indivíduo na sociedade do trabalhoBucalidadeSaúde coletivaDisciplinarizaçãoEste estudo analisa o processo saúde-doença da boca sob o conceito de "bucalidade", como proposto por Botazzo¹. São apresentados limites da odontologia, afirmando sua insuficiência para discutir a saúde bucal a partir da relação da boca com a sociedade. Por meio do conceito de disciplina como produtora de corpos úteis e dóceis, proposto por Foucault, introduz-se a questão da autonomia do indivíduo na sociedade do trabalho. Caracteriza-se um processo de disciplinarização dos corpos para uma adequação ao capitalismo. Em um segundo momento, constitui-se um recorte específico: a disciplinarização da boca, e a odontologia como instrumento de disciplinarização. A odontologia colaborando na produção de bocas funcionalmente úteis, mas politicamente dóceis, disciplinadas. A boca como área de atuação específica de um campo do saber e de mercado. Boca vigiada, controlada e esquadrinhada. A boca é disciplinada e seus prazeres são tolhidos. E as repressões sobre a boca não teriam conseqüências sobre a sua saúde? Este processo utilizou-se da odontologia como legitimadora da disciplinarização da boca, que passa a ser alienada, isolada e discriminada. Finalmente, propôs-se a "bucalidade" como alternativa para uma nova compreensão da boca e da saúde bucal e, quem sabe, do próprio objeto da odontologia.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2006-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232006000100017Ciência & Saúde Coletiva v.11 n.1 2006reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1413-81232006000100017info:eu-repo/semantics/openAccessKovaleski,Douglas FranciscoFreitas,Sérgio Fernando Torres deBotazzo,Carlospor2006-06-05T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232006000100017Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2006-06-05T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Disciplinarização da boca, a autonomia do indivíduo na sociedade do trabalho
title Disciplinarização da boca, a autonomia do indivíduo na sociedade do trabalho
spellingShingle Disciplinarização da boca, a autonomia do indivíduo na sociedade do trabalho
Kovaleski,Douglas Francisco
Bucalidade
Saúde coletiva
Disciplinarização
title_short Disciplinarização da boca, a autonomia do indivíduo na sociedade do trabalho
title_full Disciplinarização da boca, a autonomia do indivíduo na sociedade do trabalho
title_fullStr Disciplinarização da boca, a autonomia do indivíduo na sociedade do trabalho
title_full_unstemmed Disciplinarização da boca, a autonomia do indivíduo na sociedade do trabalho
title_sort Disciplinarização da boca, a autonomia do indivíduo na sociedade do trabalho
author Kovaleski,Douglas Francisco
author_facet Kovaleski,Douglas Francisco
Freitas,Sérgio Fernando Torres de
Botazzo,Carlos
author_role author
author2 Freitas,Sérgio Fernando Torres de
Botazzo,Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kovaleski,Douglas Francisco
Freitas,Sérgio Fernando Torres de
Botazzo,Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Bucalidade
Saúde coletiva
Disciplinarização
topic Bucalidade
Saúde coletiva
Disciplinarização
description Este estudo analisa o processo saúde-doença da boca sob o conceito de "bucalidade", como proposto por Botazzo¹. São apresentados limites da odontologia, afirmando sua insuficiência para discutir a saúde bucal a partir da relação da boca com a sociedade. Por meio do conceito de disciplina como produtora de corpos úteis e dóceis, proposto por Foucault, introduz-se a questão da autonomia do indivíduo na sociedade do trabalho. Caracteriza-se um processo de disciplinarização dos corpos para uma adequação ao capitalismo. Em um segundo momento, constitui-se um recorte específico: a disciplinarização da boca, e a odontologia como instrumento de disciplinarização. A odontologia colaborando na produção de bocas funcionalmente úteis, mas politicamente dóceis, disciplinadas. A boca como área de atuação específica de um campo do saber e de mercado. Boca vigiada, controlada e esquadrinhada. A boca é disciplinada e seus prazeres são tolhidos. E as repressões sobre a boca não teriam conseqüências sobre a sua saúde? Este processo utilizou-se da odontologia como legitimadora da disciplinarização da boca, que passa a ser alienada, isolada e discriminada. Finalmente, propôs-se a "bucalidade" como alternativa para uma nova compreensão da boca e da saúde bucal e, quem sabe, do próprio objeto da odontologia.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232006000100017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232006000100017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-81232006000100017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva v.11 n.1 2006
reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
collection Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br
_version_ 1754213025270726656