A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000300006 |
Resumo: | Este trabalho foi elaborado em tópicos autônomos para discutir a configuração da educação matemática como área de pesquisa e, num panorama histórico, expõe e analisa como têm sido implementados, efetivamente, esforços para sua consolidação no Brasil. A partir da apresentação de alguns elementos relativos à emergência e à organização da pesquisa em educação matemática no panorama internacional (D'Ambrósio), ele passa a esboçar as motivações e estrangulamentos que levaram à criação de um grupo de trabalho específico sobre educação matemática na ANPEd (Igliori). Miguel e Garnica, por fim, discutem, sob referenciais distintos, a disciplinarização da educação matemática. São, em resumo, quatro olhares e vozes que, ora em fina sintonia, ora em contraponto, surgem fincados no espaço que os autores desejam, com seus discursos, ver consolidado: a educação matemática. |
id |
EAA-1_2c8fd2c90852cad4c64dc80da7db1ab1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782004000300006 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarizaçãoeducação matemáticapesquisadisciplinarizaçãoEste trabalho foi elaborado em tópicos autônomos para discutir a configuração da educação matemática como área de pesquisa e, num panorama histórico, expõe e analisa como têm sido implementados, efetivamente, esforços para sua consolidação no Brasil. A partir da apresentação de alguns elementos relativos à emergência e à organização da pesquisa em educação matemática no panorama internacional (D'Ambrósio), ele passa a esboçar as motivações e estrangulamentos que levaram à criação de um grupo de trabalho específico sobre educação matemática na ANPEd (Igliori). Miguel e Garnica, por fim, discutem, sob referenciais distintos, a disciplinarização da educação matemática. São, em resumo, quatro olhares e vozes que, ora em fina sintonia, ora em contraponto, surgem fincados no espaço que os autores desejam, com seus discursos, ver consolidado: a educação matemática.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000300006Revista Brasileira de Educação n.27 2004reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782004000300006info:eu-repo/semantics/openAccessMiguel,AntonioGarnica,Antonio Vicente MarafiotiIgliori,Sonia Barbosa CamargoD'Ambrósio,Ubiratanpor2006-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782004000300006Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2006-09-21T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização |
title |
A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização |
spellingShingle |
A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização Miguel,Antonio educação matemática pesquisa disciplinarização |
title_short |
A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização |
title_full |
A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização |
title_fullStr |
A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização |
title_full_unstemmed |
A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização |
title_sort |
A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização |
author |
Miguel,Antonio |
author_facet |
Miguel,Antonio Garnica,Antonio Vicente Marafioti Igliori,Sonia Barbosa Camargo D'Ambrósio,Ubiratan |
author_role |
author |
author2 |
Garnica,Antonio Vicente Marafioti Igliori,Sonia Barbosa Camargo D'Ambrósio,Ubiratan |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miguel,Antonio Garnica,Antonio Vicente Marafioti Igliori,Sonia Barbosa Camargo D'Ambrósio,Ubiratan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação matemática pesquisa disciplinarização |
topic |
educação matemática pesquisa disciplinarização |
description |
Este trabalho foi elaborado em tópicos autônomos para discutir a configuração da educação matemática como área de pesquisa e, num panorama histórico, expõe e analisa como têm sido implementados, efetivamente, esforços para sua consolidação no Brasil. A partir da apresentação de alguns elementos relativos à emergência e à organização da pesquisa em educação matemática no panorama internacional (D'Ambrósio), ele passa a esboçar as motivações e estrangulamentos que levaram à criação de um grupo de trabalho específico sobre educação matemática na ANPEd (Igliori). Miguel e Garnica, por fim, discutem, sob referenciais distintos, a disciplinarização da educação matemática. São, em resumo, quatro olhares e vozes que, ora em fina sintonia, ora em contraponto, surgem fincados no espaço que os autores desejam, com seus discursos, ver consolidado: a educação matemática. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000300006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000300006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782004000300006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação n.27 2004 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122489848397824 |