Educação infantil: cenário de cartografias do desejo e processo de disciplinarização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/918 |
Resumo: | Resumo Educação Infantil, esse é o espaçotempo apresentado neste texto. Problematiza-se o movimento de crianças de três anos que o habitam, analisando cartografias do desejo e processos de disciplinarização de seus corpos e suas almas. Apresenta-se o resultado de alguns agenciamentos selecionados da pesquisa desenvolvida em escolas públicas de educação infantil do município de Cáceres-MT, entre os anos de 2011 e 2012, intitulada Entre espaçostempos na educação infantil: cronos e áion/rotina e ritmo. Os interlocutores principais da pesquisa são Manoel de Barros, Michel Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari.Palavras-chave: Educação infantil. Disciplinarização. Cartografia. AbstractChildren Education is the time-space presented in this text. The movement of three-year- -old children that inhabit it has been problematized in the analysis of both cartographies of desire and the processes of disciplinarization of bodies and souls. The paper presents the result of some actions selected from the research Between Time-Spaces in Children Education: chronos and áion/routine and rhythm, which was conducted in public children education schools in Caceres-MT in 2011 and 2012. The main interlocutors of this research are Manoel de Barros, Michel Foucault, Gilles Deleuze and Felix Guattari.Keywords: Children education. Disciplinarization. Cartography |
id |
UFMT-3_e98b6b591da52bbaf702fb9836aca3c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/918 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação infantil: cenário de cartografias do desejo e processo de disciplinarizaçãoEducação Infantil. Disciplinarização. Cartografia.Educação infantilResumo Educação Infantil, esse é o espaçotempo apresentado neste texto. Problematiza-se o movimento de crianças de três anos que o habitam, analisando cartografias do desejo e processos de disciplinarização de seus corpos e suas almas. Apresenta-se o resultado de alguns agenciamentos selecionados da pesquisa desenvolvida em escolas públicas de educação infantil do município de Cáceres-MT, entre os anos de 2011 e 2012, intitulada Entre espaçostempos na educação infantil: cronos e áion/rotina e ritmo. Os interlocutores principais da pesquisa são Manoel de Barros, Michel Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari.Palavras-chave: Educação infantil. Disciplinarização. Cartografia. AbstractChildren Education is the time-space presented in this text. The movement of three-year- -old children that inhabit it has been problematized in the analysis of both cartographies of desire and the processes of disciplinarization of bodies and souls. The paper presents the result of some actions selected from the research Between Time-Spaces in Children Education: chronos and áion/routine and rhythm, which was conducted in public children education schools in Caceres-MT in 2011 and 2012. The main interlocutors of this research are Manoel de Barros, Michel Foucault, Gilles Deleuze and Felix Guattari.Keywords: Children education. Disciplinarization. CartographyUniversidade Federal de Mato Grosso2013-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/91810.29286/rep.v22i49/1.918Revista de Educação Pública; v. 22 n. 49/1 (2013): Revista de Educação Pública - Edição Temática SemiEdu 2012; 327-3402238-20970104-596210.29286/rep.v22i49/1reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/918/719MALDONADO, Maritza Maciel Castrilloninfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:35Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/918Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:35Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação infantil: cenário de cartografias do desejo e processo de disciplinarização |
title |
Educação infantil: cenário de cartografias do desejo e processo de disciplinarização |
spellingShingle |
Educação infantil: cenário de cartografias do desejo e processo de disciplinarização MALDONADO, Maritza Maciel Castrillon Educação Infantil. Disciplinarização. Cartografia. Educação infantil |
title_short |
Educação infantil: cenário de cartografias do desejo e processo de disciplinarização |
title_full |
Educação infantil: cenário de cartografias do desejo e processo de disciplinarização |
title_fullStr |
Educação infantil: cenário de cartografias do desejo e processo de disciplinarização |
title_full_unstemmed |
Educação infantil: cenário de cartografias do desejo e processo de disciplinarização |
title_sort |
Educação infantil: cenário de cartografias do desejo e processo de disciplinarização |
author |
MALDONADO, Maritza Maciel Castrillon |
author_facet |
MALDONADO, Maritza Maciel Castrillon |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MALDONADO, Maritza Maciel Castrillon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil. Disciplinarização. Cartografia. Educação infantil |
topic |
Educação Infantil. Disciplinarização. Cartografia. Educação infantil |
description |
Resumo Educação Infantil, esse é o espaçotempo apresentado neste texto. Problematiza-se o movimento de crianças de três anos que o habitam, analisando cartografias do desejo e processos de disciplinarização de seus corpos e suas almas. Apresenta-se o resultado de alguns agenciamentos selecionados da pesquisa desenvolvida em escolas públicas de educação infantil do município de Cáceres-MT, entre os anos de 2011 e 2012, intitulada Entre espaçostempos na educação infantil: cronos e áion/rotina e ritmo. Os interlocutores principais da pesquisa são Manoel de Barros, Michel Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari.Palavras-chave: Educação infantil. Disciplinarização. Cartografia. AbstractChildren Education is the time-space presented in this text. The movement of three-year- -old children that inhabit it has been problematized in the analysis of both cartographies of desire and the processes of disciplinarization of bodies and souls. The paper presents the result of some actions selected from the research Between Time-Spaces in Children Education: chronos and áion/routine and rhythm, which was conducted in public children education schools in Caceres-MT in 2011 and 2012. The main interlocutors of this research are Manoel de Barros, Michel Foucault, Gilles Deleuze and Felix Guattari.Keywords: Children education. Disciplinarization. Cartography |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion não avaliado Pesquisa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/918 10.29286/rep.v22i49/1.918 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/918 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v22i49/1.918 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/918/719 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 22 n. 49/1 (2013): Revista de Educação Pública - Edição Temática SemiEdu 2012; 327-340 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v22i49/1 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215219376128 |