Educação infantil: cenário de cartografias do desejo e processo de disciplinarização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MALDONADO, Maritza Maciel Castrillon
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/918
Resumo: Resumo Educação Infantil, esse é o espaçotempo apresentado neste texto. Problematiza-se o movimento de crianças de três anos que o habitam, analisando cartografias do desejo e processos de disciplinarização de seus corpos e suas almas. Apresenta-se o resultado de alguns agenciamentos selecionados da pesquisa desenvolvida em escolas públicas de educação infantil do município de Cáceres-MT, entre os anos de 2011 e 2012, intitulada Entre espaçostempos na educação infantil: cronos e áion/rotina e ritmo. Os interlocutores principais da pesquisa são Manoel de Barros, Michel Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari.Palavras-chave: Educação infantil. Disciplinarização. Cartografia. AbstractChildren Education is the time-space presented in this text. The movement of three-year- -old children that inhabit it has been problematized in the analysis of both cartographies of desire and the processes of disciplinarization of bodies and souls. The paper presents the result of some actions selected from the research Between Time-Spaces in Children Education: chronos and áion/routine and rhythm, which was conducted in public children education schools in Caceres-MT in 2011 and 2012. The main interlocutors of this research are Manoel de Barros, Michel Foucault, Gilles Deleuze and Felix Guattari.Keywords: Children education. Disciplinarization. Cartography
id UFMT-3_e98b6b591da52bbaf702fb9836aca3c6
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/918
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Educação infantil: cenário de cartografias do desejo e processo de disciplinarizaçãoEducação Infantil. Disciplinarização. Cartografia.Educação infantilResumo Educação Infantil, esse é o espaçotempo apresentado neste texto. Problematiza-se o movimento de crianças de três anos que o habitam, analisando cartografias do desejo e processos de disciplinarização de seus corpos e suas almas. Apresenta-se o resultado de alguns agenciamentos selecionados da pesquisa desenvolvida em escolas públicas de educação infantil do município de Cáceres-MT, entre os anos de 2011 e 2012, intitulada Entre espaçostempos na educação infantil: cronos e áion/rotina e ritmo. Os interlocutores principais da pesquisa são Manoel de Barros, Michel Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari.Palavras-chave: Educação infantil. Disciplinarização. Cartografia. AbstractChildren Education is the time-space presented in this text. The movement of three-year- -old children that inhabit it has been problematized in the analysis of both cartographies of desire and the processes of disciplinarization of bodies and souls. The paper presents the result of some actions selected from the research Between Time-Spaces in Children Education: chronos and áion/routine and rhythm, which was conducted in public children education schools in Caceres-MT in 2011 and 2012. The main interlocutors of this research are Manoel de Barros, Michel Foucault, Gilles Deleuze and Felix Guattari.Keywords: Children education. Disciplinarization. CartographyUniversidade Federal de Mato Grosso2013-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/91810.29286/rep.v22i49/1.918Revista de Educação Pública; v. 22 n. 49/1 (2013): Revista de Educação Pública - Edição Temática SemiEdu 2012; 327-3402238-20970104-596210.29286/rep.v22i49/1reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/918/719MALDONADO, Maritza Maciel Castrilloninfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:35Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/918Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:35Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação infantil: cenário de cartografias do desejo e processo de disciplinarização
title Educação infantil: cenário de cartografias do desejo e processo de disciplinarização
spellingShingle Educação infantil: cenário de cartografias do desejo e processo de disciplinarização
MALDONADO, Maritza Maciel Castrillon
Educação Infantil. Disciplinarização. Cartografia.
Educação infantil
title_short Educação infantil: cenário de cartografias do desejo e processo de disciplinarização
title_full Educação infantil: cenário de cartografias do desejo e processo de disciplinarização
title_fullStr Educação infantil: cenário de cartografias do desejo e processo de disciplinarização
title_full_unstemmed Educação infantil: cenário de cartografias do desejo e processo de disciplinarização
title_sort Educação infantil: cenário de cartografias do desejo e processo de disciplinarização
author MALDONADO, Maritza Maciel Castrillon
author_facet MALDONADO, Maritza Maciel Castrillon
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MALDONADO, Maritza Maciel Castrillon
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil. Disciplinarização. Cartografia.
Educação infantil
topic Educação Infantil. Disciplinarização. Cartografia.
Educação infantil
description Resumo Educação Infantil, esse é o espaçotempo apresentado neste texto. Problematiza-se o movimento de crianças de três anos que o habitam, analisando cartografias do desejo e processos de disciplinarização de seus corpos e suas almas. Apresenta-se o resultado de alguns agenciamentos selecionados da pesquisa desenvolvida em escolas públicas de educação infantil do município de Cáceres-MT, entre os anos de 2011 e 2012, intitulada Entre espaçostempos na educação infantil: cronos e áion/rotina e ritmo. Os interlocutores principais da pesquisa são Manoel de Barros, Michel Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari.Palavras-chave: Educação infantil. Disciplinarização. Cartografia. AbstractChildren Education is the time-space presented in this text. The movement of three-year- -old children that inhabit it has been problematized in the analysis of both cartographies of desire and the processes of disciplinarization of bodies and souls. The paper presents the result of some actions selected from the research Between Time-Spaces in Children Education: chronos and áion/routine and rhythm, which was conducted in public children education schools in Caceres-MT in 2011 and 2012. The main interlocutors of this research are Manoel de Barros, Michel Foucault, Gilles Deleuze and Felix Guattari.Keywords: Children education. Disciplinarization. Cartography
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
Pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/918
10.29286/rep.v22i49/1.918
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/918
identifier_str_mv 10.29286/rep.v22i49/1.918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/918/719
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 22 n. 49/1 (2013): Revista de Educação Pública - Edição Temática SemiEdu 2012; 327-340
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v22i49/1
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215219376128