Integralidade do cuidado: concepções e práticas de docentes de graduação em enfermagem do Estado de Goiás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana,Fabiana Ribeiro
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Nakatani,Adélia Yaeko Kyosen, Freitas,Raquel Aparecida Marra da Madeira, Souza,Adenícia Custódia Silva, Bachion,Maria Márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000700077
Resumo: A integralidade tem sido defendida como o eixo condutor dos processos de mudanças na formação do enfermeiro. Inserido nesta problemática, realizou-se um estudo descritivo-exploratório, objetivando analisar as concepções de integralidade do cuidado presentes nos discursos dos docentes e as estratégias utilizadas para a apreensão da integralidade pelos discentes. A pesquisa envolveu três instituições de ensino superior (IES). Os dados foram coletados por meio de entrevistas com docentes e análise documental de planos de ensino. O material foi submetido à análise de conteúdo segundo Bardin¹. Emergiram três categorias: Integralidade do cuidado - do singular ao global; Integralidade do cuidado - os caminhos para o SUS e Integralidade do cuidado - estratégias para a ensinagem. Revelam-se sentidos do cuidado ao ser humano na sua realidade social, com as especificidades e subjetividades; idéia de redes de cuidado e sociais nas práticas de cuidado; estratégias para a ensinagem do cuidado incorporando o aprender a aprender, fazer, ser e viver junto. Esperamos que os resultados possam contribuir para a reflexão dos docentes acerca dos sentidos da integralidade do cuidado, assim como reorientar o processo de formação, potencializando os recursos humanos e estratégias já utilizadas, rumo à construção da integralidade.
id ABRASCO-2_d44277d49f438ffed38a00937b172c1b
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-81232010000700077
network_acronym_str ABRASCO-2
network_name_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling Integralidade do cuidado: concepções e práticas de docentes de graduação em enfermagem do Estado de GoiásIntegralidadeGraduação em EnfermagemEstratégias de ensinoA integralidade tem sido defendida como o eixo condutor dos processos de mudanças na formação do enfermeiro. Inserido nesta problemática, realizou-se um estudo descritivo-exploratório, objetivando analisar as concepções de integralidade do cuidado presentes nos discursos dos docentes e as estratégias utilizadas para a apreensão da integralidade pelos discentes. A pesquisa envolveu três instituições de ensino superior (IES). Os dados foram coletados por meio de entrevistas com docentes e análise documental de planos de ensino. O material foi submetido à análise de conteúdo segundo Bardin¹. Emergiram três categorias: Integralidade do cuidado - do singular ao global; Integralidade do cuidado - os caminhos para o SUS e Integralidade do cuidado - estratégias para a ensinagem. Revelam-se sentidos do cuidado ao ser humano na sua realidade social, com as especificidades e subjetividades; idéia de redes de cuidado e sociais nas práticas de cuidado; estratégias para a ensinagem do cuidado incorporando o aprender a aprender, fazer, ser e viver junto. Esperamos que os resultados possam contribuir para a reflexão dos docentes acerca dos sentidos da integralidade do cuidado, assim como reorientar o processo de formação, potencializando os recursos humanos e estratégias já utilizadas, rumo à construção da integralidade.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000700077Ciência & Saúde Coletiva v.15 suppl.1 2010reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1413-81232010000700077info:eu-repo/semantics/openAccessSantana,Fabiana RibeiroNakatani,Adélia Yaeko KyosenFreitas,Raquel Aparecida Marra da MadeiraSouza,Adenícia Custódia SilvaBachion,Maria Márciapor2010-07-08T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232010000700077Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2010-07-08T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Integralidade do cuidado: concepções e práticas de docentes de graduação em enfermagem do Estado de Goiás
title Integralidade do cuidado: concepções e práticas de docentes de graduação em enfermagem do Estado de Goiás
spellingShingle Integralidade do cuidado: concepções e práticas de docentes de graduação em enfermagem do Estado de Goiás
Santana,Fabiana Ribeiro
Integralidade
Graduação em Enfermagem
Estratégias de ensino
title_short Integralidade do cuidado: concepções e práticas de docentes de graduação em enfermagem do Estado de Goiás
title_full Integralidade do cuidado: concepções e práticas de docentes de graduação em enfermagem do Estado de Goiás
title_fullStr Integralidade do cuidado: concepções e práticas de docentes de graduação em enfermagem do Estado de Goiás
title_full_unstemmed Integralidade do cuidado: concepções e práticas de docentes de graduação em enfermagem do Estado de Goiás
title_sort Integralidade do cuidado: concepções e práticas de docentes de graduação em enfermagem do Estado de Goiás
author Santana,Fabiana Ribeiro
author_facet Santana,Fabiana Ribeiro
Nakatani,Adélia Yaeko Kyosen
Freitas,Raquel Aparecida Marra da Madeira
Souza,Adenícia Custódia Silva
Bachion,Maria Márcia
author_role author
author2 Nakatani,Adélia Yaeko Kyosen
Freitas,Raquel Aparecida Marra da Madeira
Souza,Adenícia Custódia Silva
Bachion,Maria Márcia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana,Fabiana Ribeiro
Nakatani,Adélia Yaeko Kyosen
Freitas,Raquel Aparecida Marra da Madeira
Souza,Adenícia Custódia Silva
Bachion,Maria Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Integralidade
Graduação em Enfermagem
Estratégias de ensino
topic Integralidade
Graduação em Enfermagem
Estratégias de ensino
description A integralidade tem sido defendida como o eixo condutor dos processos de mudanças na formação do enfermeiro. Inserido nesta problemática, realizou-se um estudo descritivo-exploratório, objetivando analisar as concepções de integralidade do cuidado presentes nos discursos dos docentes e as estratégias utilizadas para a apreensão da integralidade pelos discentes. A pesquisa envolveu três instituições de ensino superior (IES). Os dados foram coletados por meio de entrevistas com docentes e análise documental de planos de ensino. O material foi submetido à análise de conteúdo segundo Bardin¹. Emergiram três categorias: Integralidade do cuidado - do singular ao global; Integralidade do cuidado - os caminhos para o SUS e Integralidade do cuidado - estratégias para a ensinagem. Revelam-se sentidos do cuidado ao ser humano na sua realidade social, com as especificidades e subjetividades; idéia de redes de cuidado e sociais nas práticas de cuidado; estratégias para a ensinagem do cuidado incorporando o aprender a aprender, fazer, ser e viver junto. Esperamos que os resultados possam contribuir para a reflexão dos docentes acerca dos sentidos da integralidade do cuidado, assim como reorientar o processo de formação, potencializando os recursos humanos e estratégias já utilizadas, rumo à construção da integralidade.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000700077
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000700077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-81232010000700077
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva v.15 suppl.1 2010
reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
collection Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br
_version_ 1754213029616025600