Integralidade do cuidado: concepções e práticas de docentes de graduação em enfermagem do Estado de Goiás
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000700077 |
Resumo: | A integralidade tem sido defendida como o eixo condutor dos processos de mudanças na formação do enfermeiro. Inserido nesta problemática, realizou-se um estudo descritivo-exploratório, objetivando analisar as concepções de integralidade do cuidado presentes nos discursos dos docentes e as estratégias utilizadas para a apreensão da integralidade pelos discentes. A pesquisa envolveu três instituições de ensino superior (IES). Os dados foram coletados por meio de entrevistas com docentes e análise documental de planos de ensino. O material foi submetido à análise de conteúdo segundo Bardin¹. Emergiram três categorias: Integralidade do cuidado - do singular ao global; Integralidade do cuidado - os caminhos para o SUS e Integralidade do cuidado - estratégias para a ensinagem. Revelam-se sentidos do cuidado ao ser humano na sua realidade social, com as especificidades e subjetividades; idéia de redes de cuidado e sociais nas práticas de cuidado; estratégias para a ensinagem do cuidado incorporando o aprender a aprender, fazer, ser e viver junto. Esperamos que os resultados possam contribuir para a reflexão dos docentes acerca dos sentidos da integralidade do cuidado, assim como reorientar o processo de formação, potencializando os recursos humanos e estratégias já utilizadas, rumo à construção da integralidade. |
id |
ABRASCO-2_d44277d49f438ffed38a00937b172c1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-81232010000700077 |
network_acronym_str |
ABRASCO-2 |
network_name_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Integralidade do cuidado: concepções e práticas de docentes de graduação em enfermagem do Estado de GoiásIntegralidadeGraduação em EnfermagemEstratégias de ensinoA integralidade tem sido defendida como o eixo condutor dos processos de mudanças na formação do enfermeiro. Inserido nesta problemática, realizou-se um estudo descritivo-exploratório, objetivando analisar as concepções de integralidade do cuidado presentes nos discursos dos docentes e as estratégias utilizadas para a apreensão da integralidade pelos discentes. A pesquisa envolveu três instituições de ensino superior (IES). Os dados foram coletados por meio de entrevistas com docentes e análise documental de planos de ensino. O material foi submetido à análise de conteúdo segundo Bardin¹. Emergiram três categorias: Integralidade do cuidado - do singular ao global; Integralidade do cuidado - os caminhos para o SUS e Integralidade do cuidado - estratégias para a ensinagem. Revelam-se sentidos do cuidado ao ser humano na sua realidade social, com as especificidades e subjetividades; idéia de redes de cuidado e sociais nas práticas de cuidado; estratégias para a ensinagem do cuidado incorporando o aprender a aprender, fazer, ser e viver junto. Esperamos que os resultados possam contribuir para a reflexão dos docentes acerca dos sentidos da integralidade do cuidado, assim como reorientar o processo de formação, potencializando os recursos humanos e estratégias já utilizadas, rumo à construção da integralidade.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000700077Ciência & Saúde Coletiva v.15 suppl.1 2010reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1413-81232010000700077info:eu-repo/semantics/openAccessSantana,Fabiana RibeiroNakatani,Adélia Yaeko KyosenFreitas,Raquel Aparecida Marra da MadeiraSouza,Adenícia Custódia SilvaBachion,Maria Márciapor2010-07-08T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232010000700077Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2010-07-08T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integralidade do cuidado: concepções e práticas de docentes de graduação em enfermagem do Estado de Goiás |
title |
Integralidade do cuidado: concepções e práticas de docentes de graduação em enfermagem do Estado de Goiás |
spellingShingle |
Integralidade do cuidado: concepções e práticas de docentes de graduação em enfermagem do Estado de Goiás Santana,Fabiana Ribeiro Integralidade Graduação em Enfermagem Estratégias de ensino |
title_short |
Integralidade do cuidado: concepções e práticas de docentes de graduação em enfermagem do Estado de Goiás |
title_full |
Integralidade do cuidado: concepções e práticas de docentes de graduação em enfermagem do Estado de Goiás |
title_fullStr |
Integralidade do cuidado: concepções e práticas de docentes de graduação em enfermagem do Estado de Goiás |
title_full_unstemmed |
Integralidade do cuidado: concepções e práticas de docentes de graduação em enfermagem do Estado de Goiás |
title_sort |
Integralidade do cuidado: concepções e práticas de docentes de graduação em enfermagem do Estado de Goiás |
author |
Santana,Fabiana Ribeiro |
author_facet |
Santana,Fabiana Ribeiro Nakatani,Adélia Yaeko Kyosen Freitas,Raquel Aparecida Marra da Madeira Souza,Adenícia Custódia Silva Bachion,Maria Márcia |
author_role |
author |
author2 |
Nakatani,Adélia Yaeko Kyosen Freitas,Raquel Aparecida Marra da Madeira Souza,Adenícia Custódia Silva Bachion,Maria Márcia |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana,Fabiana Ribeiro Nakatani,Adélia Yaeko Kyosen Freitas,Raquel Aparecida Marra da Madeira Souza,Adenícia Custódia Silva Bachion,Maria Márcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Integralidade Graduação em Enfermagem Estratégias de ensino |
topic |
Integralidade Graduação em Enfermagem Estratégias de ensino |
description |
A integralidade tem sido defendida como o eixo condutor dos processos de mudanças na formação do enfermeiro. Inserido nesta problemática, realizou-se um estudo descritivo-exploratório, objetivando analisar as concepções de integralidade do cuidado presentes nos discursos dos docentes e as estratégias utilizadas para a apreensão da integralidade pelos discentes. A pesquisa envolveu três instituições de ensino superior (IES). Os dados foram coletados por meio de entrevistas com docentes e análise documental de planos de ensino. O material foi submetido à análise de conteúdo segundo Bardin¹. Emergiram três categorias: Integralidade do cuidado - do singular ao global; Integralidade do cuidado - os caminhos para o SUS e Integralidade do cuidado - estratégias para a ensinagem. Revelam-se sentidos do cuidado ao ser humano na sua realidade social, com as especificidades e subjetividades; idéia de redes de cuidado e sociais nas práticas de cuidado; estratégias para a ensinagem do cuidado incorporando o aprender a aprender, fazer, ser e viver junto. Esperamos que os resultados possam contribuir para a reflexão dos docentes acerca dos sentidos da integralidade do cuidado, assim como reorientar o processo de formação, potencializando os recursos humanos e estratégias já utilizadas, rumo à construção da integralidade. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000700077 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000700077 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-81232010000700077 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva v.15 suppl.1 2010 reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online) instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) instacron:ABRASCO |
instname_str |
Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
instacron_str |
ABRASCO |
institution |
ABRASCO |
reponame_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
collection |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br |
_version_ |
1754213029616025600 |