Cuidado integral: significados para docentes e discentes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, Rosiane Filipin
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Backes, Dirce Stein, Ilha, Silomar, Siqueira, Hedi Crecencia Heckler de, Martins, Fernanda Demutti Pimpão, Zamberlan, Claudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/18866
Resumo: Objetivo: compreender o significado de cuidado integral para docentes e discentes de enfermagem. Métodos: pesquisa qualitativa, realizada com sete docentes e seis discentes do curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior. Os dados foram coletados, por meio da técnica de Grupo Focal e submetidos à análise de conteúdo, na modalidade temática. Para esse artigo utilizou-se o construto cuidado integral, baseado em autores que discorrem com propriedade sobre a temática Resultados: os discentes percebem o cuidado integral como a interação subjetiva consigo e com o outro respeitando a singularidade humana por meio de uma construção gradual a fim de atender às necessidades aparentes e não aparentes. Conclusão: docentes e discentes referiram que o cuidado integral depende de uma rede de ações e precisa ser instigado desde a formação acadêmica.
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