Cuidado integral: significados para docentes e discentes de enfermagem
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/18866 |
Resumo: | Objetivo: compreender o significado de cuidado integral para docentes e discentes de enfermagem. Métodos: pesquisa qualitativa, realizada com sete docentes e seis discentes do curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior. Os dados foram coletados, por meio da técnica de Grupo Focal e submetidos à análise de conteúdo, na modalidade temática. Para esse artigo utilizou-se o construto cuidado integral, baseado em autores que discorrem com propriedade sobre a temática Resultados: os discentes percebem o cuidado integral como a interação subjetiva consigo e com o outro respeitando a singularidade humana por meio de uma construção gradual a fim de atender às necessidades aparentes e não aparentes. Conclusão: docentes e discentes referiram que o cuidado integral depende de uma rede de ações e precisa ser instigado desde a formação acadêmica. |
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Cuidado integral: significados para docentes e discentes de enfermagemAssistência Integral à SaúdeCuidados de EnfermagemEnfermagemCuidado IntegralObjetivo: compreender o significado de cuidado integral para docentes e discentes de enfermagem. Métodos: pesquisa qualitativa, realizada com sete docentes e seis discentes do curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior. Os dados foram coletados, por meio da técnica de Grupo Focal e submetidos à análise de conteúdo, na modalidade temática. Para esse artigo utilizou-se o construto cuidado integral, baseado em autores que discorrem com propriedade sobre a temática Resultados: os discentes percebem o cuidado integral como a interação subjetiva consigo e com o outro respeitando a singularidade humana por meio de uma construção gradual a fim de atender às necessidades aparentes e não aparentes. Conclusão: docentes e discentes referiram que o cuidado integral depende de uma rede de ações e precisa ser instigado desde a formação acadêmica.Universidade Federal do Ceará2017-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/18866Rev Rene; Vol 18 No 1 (2017); 43-50Rev Rene; v. 18 n. 1 (2017); 43-502175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/18866/29599Copyright (c) 2017 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRangel, Rosiane FilipinBackes, Dirce SteinIlha, SilomarSiqueira, Hedi Crecencia Heckler deMartins, Fernanda Demutti PimpãoZamberlan, Claudia2018-10-08T19:56:23Zoai:periodicos.ufc:article/18866Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2018-10-08T19:56:23Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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