Concepções de docentes de enfermagem sobre integralidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, Rosiane Filipin
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Backes, Dirce Stein, Pimpão, Fernanda Demutti, Costenaro, Regina Gema Santini, Martins, Elenice Spagnolo Rodrigues, Diefenbach, Grassele Denardini Facin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3969
Resumo: Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, cujo objetivo é compreender o que os docentes de enfermagem entendem por integralidade. Os sujeitos do estudo foram sete docentes do curso de Enfermagem de uma instituição privada de ensino superior localizada na Região Central do Rio Grande do Sul. A coleta de dados baseou-se na técnica de grupo focal, para o tratamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo na modalidade temática, da qual se obteve o seguinte grande tema: Construção de integralidade, seguido do sub-tema: Processo contínuo e dinâmico de construção e desconstrução. A partir dos resultados obtidos, foi possível considerar que a integralidade é um tema em construção, dinâmico, flexível, passível de novas reformulações, com base em vivências e construções dos próprios sujeitos. Conclui-se que a discussão sobre integralidade envolve a complexidade do ser e fazer, visto que é um processo em construção. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2012000300004
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