Concepções de docentes de enfermagem sobre integralidade
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3969 |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, cujo objetivo é compreender o que os docentes de enfermagem entendem por integralidade. Os sujeitos do estudo foram sete docentes do curso de Enfermagem de uma instituição privada de ensino superior localizada na Região Central do Rio Grande do Sul. A coleta de dados baseou-se na técnica de grupo focal, para o tratamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo na modalidade temática, da qual se obteve o seguinte grande tema: Construção de integralidade, seguido do sub-tema: Processo contínuo e dinâmico de construção e desconstrução. A partir dos resultados obtidos, foi possível considerar que a integralidade é um tema em construção, dinâmico, flexível, passível de novas reformulações, com base em vivências e construções dos próprios sujeitos. Conclui-se que a discussão sobre integralidade envolve a complexidade do ser e fazer, visto que é um processo em construção. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2012000300004 |
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Concepções de docentes de enfermagem sobre integralidadeDocentes de EnfermagemPesquisa em EnfermagemAssistência Integral à SaúdeAssistência à Saúde.Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, cujo objetivo é compreender o que os docentes de enfermagem entendem por integralidade. Os sujeitos do estudo foram sete docentes do curso de Enfermagem de uma instituição privada de ensino superior localizada na Região Central do Rio Grande do Sul. A coleta de dados baseou-se na técnica de grupo focal, para o tratamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo na modalidade temática, da qual se obteve o seguinte grande tema: Construção de integralidade, seguido do sub-tema: Processo contínuo e dinâmico de construção e desconstrução. A partir dos resultados obtidos, foi possível considerar que a integralidade é um tema em construção, dinâmico, flexível, passível de novas reformulações, com base em vivências e construções dos próprios sujeitos. Conclui-se que a discussão sobre integralidade envolve a complexidade do ser e fazer, visto que é um processo em construção. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2012000300004Universidade Federal do Ceará2012-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3969Rev Rene; Vol. 13 No. 3 (2012)Rev Rene; v. 13 n. 3 (2012)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3969/3136Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRangel, Rosiane FilipinBackes, Dirce SteinPimpão, Fernanda DemuttiCostenaro, Regina Gema SantiniMartins, Elenice Spagnolo RodriguesDiefenbach, Grassele Denardini Facin2023-02-09T16:34:47Zoai:periodicos.ufc:article/3969Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-02-09T16:34:47Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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