Tipologias e composto mercadológico de empresas de sementes de trigo e soja do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acosta,Adão
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Barros,Antônio C. S. A, Peske,Silmar T
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Sementes (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222002000100012
Resumo: O marketing em sementes utiliza os mesmos conceitos aplicados a outros setores do agronegócio, em que tem sido largamente trabalhado o composto mercadológico (produto, preço, distribuição e promoção). Entretanto, poucos estudos têm sido realizados considerando as peculiaridades das empresas de sementes. Para preencher essa lacuna, foi realizado estudo com o objetivo de identificar o perfil das empresas e caracterizar seu composto mercadológico, tendo como centro das análises o desempenho das empresas de sementes. Este estudo, a partir de dados primários, procurou entender o funcionamento interno das empresas de sementes, a partir dos componentes do marketing mix. Neste estudo foram empregadas técnicas de análise multivariada. Para identificar tipologias, foi realizada análise de componentes principais para posterior correspondência com as variáveis do marketing mix das empresas. O estudo ampliou dicotomia tradicional no Rio Grande do Sul, entre empresas particulares e cooperativas, permitindo construir quatro tipologias distintas. Embora pudessem ter sido construídas as tipologias, essas raramente se mostraram diferenciáveis nas análises que investigaram seu marketing mix, indicando que as características gerais do setor podem ter sido mais relevantes do que as tipologias em particular.
id ABTS-1_7542a3a501ea138e2e2f1558b6a9196d
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-31222002000100012
network_acronym_str ABTS-1
network_name_str Revista Brasileira de Sementes (Online)
repository_id_str
spelling Tipologias e composto mercadológico de empresas de sementes de trigo e soja do Rio Grande do Sulempresas de sementestipologiascomposto mercadológicoO marketing em sementes utiliza os mesmos conceitos aplicados a outros setores do agronegócio, em que tem sido largamente trabalhado o composto mercadológico (produto, preço, distribuição e promoção). Entretanto, poucos estudos têm sido realizados considerando as peculiaridades das empresas de sementes. Para preencher essa lacuna, foi realizado estudo com o objetivo de identificar o perfil das empresas e caracterizar seu composto mercadológico, tendo como centro das análises o desempenho das empresas de sementes. Este estudo, a partir de dados primários, procurou entender o funcionamento interno das empresas de sementes, a partir dos componentes do marketing mix. Neste estudo foram empregadas técnicas de análise multivariada. Para identificar tipologias, foi realizada análise de componentes principais para posterior correspondência com as variáveis do marketing mix das empresas. O estudo ampliou dicotomia tradicional no Rio Grande do Sul, entre empresas particulares e cooperativas, permitindo construir quatro tipologias distintas. Embora pudessem ter sido construídas as tipologias, essas raramente se mostraram diferenciáveis nas análises que investigaram seu marketing mix, indicando que as características gerais do setor podem ter sido mais relevantes do que as tipologias em particular.Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222002000100012Revista Brasileira de Sementes v.24 n.1 2002reponame:Revista Brasileira de Sementes (Online)instname:Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)instacron:ABTS10.1590/S0101-31222002000100012info:eu-repo/semantics/openAccessAcosta,AdãoBarros,Antônio C. S. APeske,Silmar Tpor2011-04-20T00:00:00Zoai:scielo:S0101-31222002000100012Revistahttp://www.abrates.org.br/portal/revista/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||abrates@abrates.org.br1806-99750101-3122opendoar:2011-04-20T00:00Revista Brasileira de Sementes (Online) - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)false
dc.title.none.fl_str_mv Tipologias e composto mercadológico de empresas de sementes de trigo e soja do Rio Grande do Sul
title Tipologias e composto mercadológico de empresas de sementes de trigo e soja do Rio Grande do Sul
spellingShingle Tipologias e composto mercadológico de empresas de sementes de trigo e soja do Rio Grande do Sul
Acosta,Adão
empresas de sementes
tipologias
composto mercadológico
title_short Tipologias e composto mercadológico de empresas de sementes de trigo e soja do Rio Grande do Sul
title_full Tipologias e composto mercadológico de empresas de sementes de trigo e soja do Rio Grande do Sul
title_fullStr Tipologias e composto mercadológico de empresas de sementes de trigo e soja do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Tipologias e composto mercadológico de empresas de sementes de trigo e soja do Rio Grande do Sul
title_sort Tipologias e composto mercadológico de empresas de sementes de trigo e soja do Rio Grande do Sul
author Acosta,Adão
author_facet Acosta,Adão
Barros,Antônio C. S. A
Peske,Silmar T
author_role author
author2 Barros,Antônio C. S. A
Peske,Silmar T
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Acosta,Adão
Barros,Antônio C. S. A
Peske,Silmar T
dc.subject.por.fl_str_mv empresas de sementes
tipologias
composto mercadológico
topic empresas de sementes
tipologias
composto mercadológico
description O marketing em sementes utiliza os mesmos conceitos aplicados a outros setores do agronegócio, em que tem sido largamente trabalhado o composto mercadológico (produto, preço, distribuição e promoção). Entretanto, poucos estudos têm sido realizados considerando as peculiaridades das empresas de sementes. Para preencher essa lacuna, foi realizado estudo com o objetivo de identificar o perfil das empresas e caracterizar seu composto mercadológico, tendo como centro das análises o desempenho das empresas de sementes. Este estudo, a partir de dados primários, procurou entender o funcionamento interno das empresas de sementes, a partir dos componentes do marketing mix. Neste estudo foram empregadas técnicas de análise multivariada. Para identificar tipologias, foi realizada análise de componentes principais para posterior correspondência com as variáveis do marketing mix das empresas. O estudo ampliou dicotomia tradicional no Rio Grande do Sul, entre empresas particulares e cooperativas, permitindo construir quatro tipologias distintas. Embora pudessem ter sido construídas as tipologias, essas raramente se mostraram diferenciáveis nas análises que investigaram seu marketing mix, indicando que as características gerais do setor podem ter sido mais relevantes do que as tipologias em particular.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222002000100012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222002000100012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-31222002000100012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Sementes v.24 n.1 2002
reponame:Revista Brasileira de Sementes (Online)
instname:Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)
instacron:ABTS
instname_str Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)
instacron_str ABTS
institution ABTS
reponame_str Revista Brasileira de Sementes (Online)
collection Revista Brasileira de Sementes (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Sementes (Online) - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)
repository.mail.fl_str_mv ||abrates@abrates.org.br
_version_ 1754820946383863808