Tipologias e composto mercadológico de empresas de sementes de trigo e soja do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Sementes (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222002000100012 |
Resumo: | O marketing em sementes utiliza os mesmos conceitos aplicados a outros setores do agronegócio, em que tem sido largamente trabalhado o composto mercadológico (produto, preço, distribuição e promoção). Entretanto, poucos estudos têm sido realizados considerando as peculiaridades das empresas de sementes. Para preencher essa lacuna, foi realizado estudo com o objetivo de identificar o perfil das empresas e caracterizar seu composto mercadológico, tendo como centro das análises o desempenho das empresas de sementes. Este estudo, a partir de dados primários, procurou entender o funcionamento interno das empresas de sementes, a partir dos componentes do marketing mix. Neste estudo foram empregadas técnicas de análise multivariada. Para identificar tipologias, foi realizada análise de componentes principais para posterior correspondência com as variáveis do marketing mix das empresas. O estudo ampliou dicotomia tradicional no Rio Grande do Sul, entre empresas particulares e cooperativas, permitindo construir quatro tipologias distintas. Embora pudessem ter sido construídas as tipologias, essas raramente se mostraram diferenciáveis nas análises que investigaram seu marketing mix, indicando que as características gerais do setor podem ter sido mais relevantes do que as tipologias em particular. |
id |
ABTS-1_7542a3a501ea138e2e2f1558b6a9196d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-31222002000100012 |
network_acronym_str |
ABTS-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Sementes (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tipologias e composto mercadológico de empresas de sementes de trigo e soja do Rio Grande do Sulempresas de sementestipologiascomposto mercadológicoO marketing em sementes utiliza os mesmos conceitos aplicados a outros setores do agronegócio, em que tem sido largamente trabalhado o composto mercadológico (produto, preço, distribuição e promoção). Entretanto, poucos estudos têm sido realizados considerando as peculiaridades das empresas de sementes. Para preencher essa lacuna, foi realizado estudo com o objetivo de identificar o perfil das empresas e caracterizar seu composto mercadológico, tendo como centro das análises o desempenho das empresas de sementes. Este estudo, a partir de dados primários, procurou entender o funcionamento interno das empresas de sementes, a partir dos componentes do marketing mix. Neste estudo foram empregadas técnicas de análise multivariada. Para identificar tipologias, foi realizada análise de componentes principais para posterior correspondência com as variáveis do marketing mix das empresas. O estudo ampliou dicotomia tradicional no Rio Grande do Sul, entre empresas particulares e cooperativas, permitindo construir quatro tipologias distintas. Embora pudessem ter sido construídas as tipologias, essas raramente se mostraram diferenciáveis nas análises que investigaram seu marketing mix, indicando que as características gerais do setor podem ter sido mais relevantes do que as tipologias em particular.Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222002000100012Revista Brasileira de Sementes v.24 n.1 2002reponame:Revista Brasileira de Sementes (Online)instname:Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)instacron:ABTS10.1590/S0101-31222002000100012info:eu-repo/semantics/openAccessAcosta,AdãoBarros,Antônio C. S. APeske,Silmar Tpor2011-04-20T00:00:00Zoai:scielo:S0101-31222002000100012Revistahttp://www.abrates.org.br/portal/revista/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||abrates@abrates.org.br1806-99750101-3122opendoar:2011-04-20T00:00Revista Brasileira de Sementes (Online) - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tipologias e composto mercadológico de empresas de sementes de trigo e soja do Rio Grande do Sul |
title |
Tipologias e composto mercadológico de empresas de sementes de trigo e soja do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Tipologias e composto mercadológico de empresas de sementes de trigo e soja do Rio Grande do Sul Acosta,Adão empresas de sementes tipologias composto mercadológico |
title_short |
Tipologias e composto mercadológico de empresas de sementes de trigo e soja do Rio Grande do Sul |
title_full |
Tipologias e composto mercadológico de empresas de sementes de trigo e soja do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Tipologias e composto mercadológico de empresas de sementes de trigo e soja do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Tipologias e composto mercadológico de empresas de sementes de trigo e soja do Rio Grande do Sul |
title_sort |
Tipologias e composto mercadológico de empresas de sementes de trigo e soja do Rio Grande do Sul |
author |
Acosta,Adão |
author_facet |
Acosta,Adão Barros,Antônio C. S. A Peske,Silmar T |
author_role |
author |
author2 |
Barros,Antônio C. S. A Peske,Silmar T |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Acosta,Adão Barros,Antônio C. S. A Peske,Silmar T |
dc.subject.por.fl_str_mv |
empresas de sementes tipologias composto mercadológico |
topic |
empresas de sementes tipologias composto mercadológico |
description |
O marketing em sementes utiliza os mesmos conceitos aplicados a outros setores do agronegócio, em que tem sido largamente trabalhado o composto mercadológico (produto, preço, distribuição e promoção). Entretanto, poucos estudos têm sido realizados considerando as peculiaridades das empresas de sementes. Para preencher essa lacuna, foi realizado estudo com o objetivo de identificar o perfil das empresas e caracterizar seu composto mercadológico, tendo como centro das análises o desempenho das empresas de sementes. Este estudo, a partir de dados primários, procurou entender o funcionamento interno das empresas de sementes, a partir dos componentes do marketing mix. Neste estudo foram empregadas técnicas de análise multivariada. Para identificar tipologias, foi realizada análise de componentes principais para posterior correspondência com as variáveis do marketing mix das empresas. O estudo ampliou dicotomia tradicional no Rio Grande do Sul, entre empresas particulares e cooperativas, permitindo construir quatro tipologias distintas. Embora pudessem ter sido construídas as tipologias, essas raramente se mostraram diferenciáveis nas análises que investigaram seu marketing mix, indicando que as características gerais do setor podem ter sido mais relevantes do que as tipologias em particular. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222002000100012 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222002000100012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-31222002000100012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Sementes v.24 n.1 2002 reponame:Revista Brasileira de Sementes (Online) instname:Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES) instacron:ABTS |
instname_str |
Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES) |
instacron_str |
ABTS |
institution |
ABTS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Sementes (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Sementes (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Sementes (Online) - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||abrates@abrates.org.br |
_version_ |
1754820946383863808 |