Estudo da cinética de secagem da pimenta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro Pagani, Alessandra almeida
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Santos, Joao Antonio Belmino, Silva, Gabriel Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/69
Resumo: O objetivo desse trabalho foi otimizar as condições de secagem da pimenta malagueta cultivada no Estado de Sergipe. Os modelos matemáticos empregados para se ajustar os dados experimentais de cinética de secagem, foram propostos pelas equações de Lewis, Brooker, Fick e dos Resíduos. As amostras foram submetidas à secagem em temperaturas de 50, 60, 70, 80, 90 e100oC por período de 60 minutos. Dentre os modelos aplicados observa-se que os melhores ajustes dos dados experimentais foram para as equações de Fick e dos Resíduos, que forneceram resultados para os coeficientes de determinação superiores a 99% para as temperaturas estudadas. Desta forma, pode-se concluir que tanto os frutos, bem como as sementes podem ser uma alternativa viável para a produção de novos produtos, melhorando o desempenho econômico das indústrias beneficiadoras.Palavras-chave: pimenta, otimização, secagem.
id AESPI-1_0850d5f0dd6da480bccc4cf9f5ba4764
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/69
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Estudo da cinética de secagem da pimentaO objetivo desse trabalho foi otimizar as condições de secagem da pimenta malagueta cultivada no Estado de Sergipe. Os modelos matemáticos empregados para se ajustar os dados experimentais de cinética de secagem, foram propostos pelas equações de Lewis, Brooker, Fick e dos Resíduos. As amostras foram submetidas à secagem em temperaturas de 50, 60, 70, 80, 90 e100oC por período de 60 minutos. Dentre os modelos aplicados observa-se que os melhores ajustes dos dados experimentais foram para as equações de Fick e dos Resíduos, que forneceram resultados para os coeficientes de determinação superiores a 99% para as temperaturas estudadas. Desta forma, pode-se concluir que tanto os frutos, bem como as sementes podem ser uma alternativa viável para a produção de novos produtos, melhorando o desempenho econômico das indústrias beneficiadoras.Palavras-chave: pimenta, otimização, secagem.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualCastro Pagani, Alessandra almeidaSantos, Joao Antonio BelminoSilva, Gabriel Francisco2012-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/6910.7198/geintec.v2i5.69Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 2, n. 5 (2012); 465-4712237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/69/141info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:03:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/69Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:39.637Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da cinética de secagem da pimenta
title Estudo da cinética de secagem da pimenta
spellingShingle Estudo da cinética de secagem da pimenta
Castro Pagani, Alessandra almeida
title_short Estudo da cinética de secagem da pimenta
title_full Estudo da cinética de secagem da pimenta
title_fullStr Estudo da cinética de secagem da pimenta
title_full_unstemmed Estudo da cinética de secagem da pimenta
title_sort Estudo da cinética de secagem da pimenta
author Castro Pagani, Alessandra almeida
author_facet Castro Pagani, Alessandra almeida
Santos, Joao Antonio Belmino
Silva, Gabriel Francisco
author_role author
author2 Santos, Joao Antonio Belmino
Silva, Gabriel Francisco
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro Pagani, Alessandra almeida
Santos, Joao Antonio Belmino
Silva, Gabriel Francisco
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo desse trabalho foi otimizar as condições de secagem da pimenta malagueta cultivada no Estado de Sergipe. Os modelos matemáticos empregados para se ajustar os dados experimentais de cinética de secagem, foram propostos pelas equações de Lewis, Brooker, Fick e dos Resíduos. As amostras foram submetidas à secagem em temperaturas de 50, 60, 70, 80, 90 e100oC por período de 60 minutos. Dentre os modelos aplicados observa-se que os melhores ajustes dos dados experimentais foram para as equações de Fick e dos Resíduos, que forneceram resultados para os coeficientes de determinação superiores a 99% para as temperaturas estudadas. Desta forma, pode-se concluir que tanto os frutos, bem como as sementes podem ser uma alternativa viável para a produção de novos produtos, melhorando o desempenho econômico das indústrias beneficiadoras.Palavras-chave: pimenta, otimização, secagem.
description O objetivo desse trabalho foi otimizar as condições de secagem da pimenta malagueta cultivada no Estado de Sergipe. Os modelos matemáticos empregados para se ajustar os dados experimentais de cinética de secagem, foram propostos pelas equações de Lewis, Brooker, Fick e dos Resíduos. As amostras foram submetidas à secagem em temperaturas de 50, 60, 70, 80, 90 e100oC por período de 60 minutos. Dentre os modelos aplicados observa-se que os melhores ajustes dos dados experimentais foram para as equações de Fick e dos Resíduos, que forneceram resultados para os coeficientes de determinação superiores a 99% para as temperaturas estudadas. Desta forma, pode-se concluir que tanto os frutos, bem como as sementes podem ser uma alternativa viável para a produção de novos produtos, melhorando o desempenho econômico das indústrias beneficiadoras.Palavras-chave: pimenta, otimização, secagem.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
NÃO ESTÁ ATIVA
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/69
10.7198/geintec.v2i5.69
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/69
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v2i5.69
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/69/141
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 2, n. 5 (2012); 465-471
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121144397987840