Uma abordagem diferenciada no ensino de algoritmos através da utilização de uma lousa digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
Texto Completo: | http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/29 |
Resumo: | O ensino de algoritmos e programação de computadores costuma apresentar altos índices de reprovação em função dos altos níveis de abstração necessários, e à complexidade apresentada no desenvolvimento das bases conceituais destas disciplinas. Este artigo apresenta uma estratégia de ensino diferenciada para o ensino de disciplinas de algoritmos. Esta estratégia tem como objetivo facilitar o estabelecimento de relações entre os conhecimentos que os estudantes vão desenvolvendo no decorrer da disciplina com os novos conhecimentos necessários para a conclusão exitosa da mesma tendo a lousa digital como elemento responsável pelo estabelecimento destas relações. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisa-ação com a aplicação de um instrumento de coleta de dados com questões abertas no final do semestre letivo para verificar os resultados obtidos a partir da aplicação desta estratégia. Após a análise dos questionários, pode-se constatar a eficiência da estratégia proposta em decorrência dos resultados obtidos através da análise das respostas ao questionário aplicado. Foi identificado pelos estudantes, em 100% das respostas, que a estratégia proposta foi agente facilitador no processo de aprendizagem. E a utilização da lousa digital como recurso de promoção desta estratégia foi identificada por mais de 92% dos estudantes também como elemento facilitador deste processo. |
id |
AESPI-1_308c18a41f6bc0d37e1cc68cc2706ba9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/29 |
network_acronym_str |
AESPI-1 |
network_name_str |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
spelling |
Uma abordagem diferenciada no ensino de algoritmos através da utilização de uma lousa digitalO ensino de algoritmos e programação de computadores costuma apresentar altos índices de reprovação em função dos altos níveis de abstração necessários, e à complexidade apresentada no desenvolvimento das bases conceituais destas disciplinas. Este artigo apresenta uma estratégia de ensino diferenciada para o ensino de disciplinas de algoritmos. Esta estratégia tem como objetivo facilitar o estabelecimento de relações entre os conhecimentos que os estudantes vão desenvolvendo no decorrer da disciplina com os novos conhecimentos necessários para a conclusão exitosa da mesma tendo a lousa digital como elemento responsável pelo estabelecimento destas relações. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisa-ação com a aplicação de um instrumento de coleta de dados com questões abertas no final do semestre letivo para verificar os resultados obtidos a partir da aplicação desta estratégia. Após a análise dos questionários, pode-se constatar a eficiência da estratégia proposta em decorrência dos resultados obtidos através da análise das respostas ao questionário aplicado. Foi identificado pelos estudantes, em 100% das respostas, que a estratégia proposta foi agente facilitador no processo de aprendizagem. E a utilização da lousa digital como recurso de promoção desta estratégia foi identificada por mais de 92% dos estudantes também como elemento facilitador deste processo.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualPriesnitz Filho, WalterAbegg, IlseSimonetto, Eugenio de Oliveira2012-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/2910.7198/geintec.v2i2.29Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 2, n. 2 (2012); 129-1372237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/29/89http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/downloadSuppFile/29/2info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:03:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/29Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:34.285Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma abordagem diferenciada no ensino de algoritmos através da utilização de uma lousa digital |
title |
Uma abordagem diferenciada no ensino de algoritmos através da utilização de uma lousa digital |
spellingShingle |
Uma abordagem diferenciada no ensino de algoritmos através da utilização de uma lousa digital Priesnitz Filho, Walter |
title_short |
Uma abordagem diferenciada no ensino de algoritmos através da utilização de uma lousa digital |
title_full |
Uma abordagem diferenciada no ensino de algoritmos através da utilização de uma lousa digital |
title_fullStr |
Uma abordagem diferenciada no ensino de algoritmos através da utilização de uma lousa digital |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem diferenciada no ensino de algoritmos através da utilização de uma lousa digital |
title_sort |
Uma abordagem diferenciada no ensino de algoritmos através da utilização de uma lousa digital |
author |
Priesnitz Filho, Walter |
author_facet |
Priesnitz Filho, Walter Abegg, Ilse Simonetto, Eugenio de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Abegg, Ilse Simonetto, Eugenio de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Priesnitz Filho, Walter Abegg, Ilse Simonetto, Eugenio de Oliveira |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
O ensino de algoritmos e programação de computadores costuma apresentar altos índices de reprovação em função dos altos níveis de abstração necessários, e à complexidade apresentada no desenvolvimento das bases conceituais destas disciplinas. Este artigo apresenta uma estratégia de ensino diferenciada para o ensino de disciplinas de algoritmos. Esta estratégia tem como objetivo facilitar o estabelecimento de relações entre os conhecimentos que os estudantes vão desenvolvendo no decorrer da disciplina com os novos conhecimentos necessários para a conclusão exitosa da mesma tendo a lousa digital como elemento responsável pelo estabelecimento destas relações. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisa-ação com a aplicação de um instrumento de coleta de dados com questões abertas no final do semestre letivo para verificar os resultados obtidos a partir da aplicação desta estratégia. Após a análise dos questionários, pode-se constatar a eficiência da estratégia proposta em decorrência dos resultados obtidos através da análise das respostas ao questionário aplicado. Foi identificado pelos estudantes, em 100% das respostas, que a estratégia proposta foi agente facilitador no processo de aprendizagem. E a utilização da lousa digital como recurso de promoção desta estratégia foi identificada por mais de 92% dos estudantes também como elemento facilitador deste processo. |
description |
O ensino de algoritmos e programação de computadores costuma apresentar altos índices de reprovação em função dos altos níveis de abstração necessários, e à complexidade apresentada no desenvolvimento das bases conceituais destas disciplinas. Este artigo apresenta uma estratégia de ensino diferenciada para o ensino de disciplinas de algoritmos. Esta estratégia tem como objetivo facilitar o estabelecimento de relações entre os conhecimentos que os estudantes vão desenvolvendo no decorrer da disciplina com os novos conhecimentos necessários para a conclusão exitosa da mesma tendo a lousa digital como elemento responsável pelo estabelecimento destas relações. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisa-ação com a aplicação de um instrumento de coleta de dados com questões abertas no final do semestre letivo para verificar os resultados obtidos a partir da aplicação desta estratégia. Após a análise dos questionários, pode-se constatar a eficiência da estratégia proposta em decorrência dos resultados obtidos através da análise das respostas ao questionário aplicado. Foi identificado pelos estudantes, em 100% das respostas, que a estratégia proposta foi agente facilitador no processo de aprendizagem. E a utilização da lousa digital como recurso de promoção desta estratégia foi identificada por mais de 92% dos estudantes também como elemento facilitador deste processo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion NÃO ESTÁ ATIVA |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/29 10.7198/geintec.v2i2.29 |
url |
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/29 |
identifier_str_mv |
10.7198/geintec.v2i2.29 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/29/89 http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/downloadSuppFile/29/2 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual |
publisher.none.fl_str_mv |
API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 2, n. 2 (2012); 129-137 2237-0722 reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI) instacron:AESPI |
reponame_str |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
collection |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
instname_str |
Ensino Superior do Piauí (AESPI) |
instacron_str |
AESPI |
institution |
AESPI |
repository.name.fl_str_mv |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1674121144123260928 |